PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Mogeiro comemora aniversário de emancipação




A cidade de Mogeiro está comemorando hoje, 12 de dezembro, 51 anos de emancipação política e administrativa. A passagem da data histórica será marcada por diversas atividades sociais e culturais. “O povo de Mogeiro é maravilhoso e a cidade é muito acolhedora. Parabenizo os mogeirenses pelo transcurso dos 51 anos de emancipação deste município, dizendo que em 2013 continuaremos nosso caminho em busca do progresso”, disse o prefeito Antonio Ferreira.
A região onde se situa o município era primitivamente habitada pelos índios Cariris. O primeiro registro de posse foi requerido em 11 de maio de 1758, por Manoel Pereira de Carvalho ao então Governador da Província, José Henrique de Carvalho, que recebeu uma porção de terras situadas em Taipu, entre o rio Paraíba e o riacho Mogeiro, onde foi iniciada a colonização. Em 1856, através da Lei Provincial n° 210, foi criado o termo "Mongeiro de Baixo" (atribuído à Fazenda São João hoje conhecida como Mogeiro de Baixo), pertencente a Ingá. Em 1874, pela Lei Provincial n° 569, foi criado o termo "Mogeiro de Cima" (atribuído a um povoado que surgira próximo a Mogeiro de Baixo), e que pela Lei Provincial n° 512, de 5 de julho do mesmo ano, o tornou na Freguesia de Nossa Senhora das Dores.
José Silveira, ex-prefeito, é lembrado como a maior personalidade política do Município.  Antonio Ferreira, o prefeito atual, é o 13º administrador de Mogeiro desde 1962, quando assumiu seu primeiro gestor, Diomendes Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário