PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Escritora itabaianense tem trabalho escolhido para coletânea do Sebo Cultural



A artista plástica e escritora itabaianense Jandira Lucena está na coletânea “Outros olhares na literatura paraibana”, que será lançado no dia 14 de dezembro, na Livraria Sebo Cultural, com o trabalho “Sensações”, onde foca a poesia de Violeta Formiga, poeta paraibana assassinada na década de 80 em João Pessoa. Este é o segundo texto de Jandira a constar na Coletânea do Sebo Cultural. O primeiro foi publicado na 1ª edição do concurso, em 2011.

A proposta do concurso foi no sentido das pessoas fazerem  comentários de livros de autores paraibanos. Os melhores trabalhos fariam parte da Antologia que está sendo lançada, com entrega de prêmios aos vencedores onde acontecerá leitura dramática dirigida por Nelson Alexandre e show do músico Ditelles Araújo, com a participação de Gracinha Telles.

Entre outros participantes da coletânea, estão relacionados nomes conhecidos do mundo intelectual da Paraíba, como o crítico Hildeberto Barbosa Filho, professor Ivaldo Gomes, professora Neide Medeiros e o poeta Quelyno Sousa que escreveu sobre o livro “Chica Barrosa – a rainha negra do repente”, de Irani Ribeiro.

Sobre seu trabalho, escolhido para constar na Coletânea do Sebo Cultural, Jandira Lucena disse que debruçou-se sobre a poesia de Violeta Formiga, reveladora da condição feminina nas décadas 1970/1980 na Paraíba, vivenciando os dramas da violência física e psicológica imposta à mulher, num período em que a sociedade tinha uma visão ainda mais machista que hoje. “Ela exterioriza seus sentimentos, denuncia suas angústias, suas dores sufocadas, a violência sofrida e o enorme desejo de liberdade”, define Jandira.


Jandira Correia de Lucena é graduada em Letras e em Educação Artística (Artes Plásticas) pela UFPB, especialista em Língua Portuguesa/Lingüística e professora de Inglês. Ela está preparando a edição do seu primeiro livro, a ser lançado em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário