PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 16 de dezembro de 2012

Em Itabaiana, terra de Sivuca, antiga estação ferroviária se transforma em hotel




A cidade de Itabaiana, terra onde nasceu o genial Sivuca, dispõe de uma boa opção na área de hotelaria. A antiga estação ferroviária, inaugurada em 5 de janeiro de 1901, com a chegada do primeiro trem, foi revitalizada e hoje abriga o Hotel Estação Velha, inaugurado em 17 de setembro de 2011. São 12 apartamentos. Os turistas dispõem ainda de internet wi-fi, sistemas de câmeras para maior segurança. Até março de 2013 o hotel terá 25 apartamentos.

O prédio histórico está localizado à rua Severino de Araújo Guarita, nº16, centro de Itabaiana, no Vale do Baixo Paraíba, ao lado da igreja matriz da cidade.

O idealizador e proprietário do hotel, Oscar  Maroja Filho, é um dos filhos da terra que luta pela preservação da memória da cidade. Ele revela que nos anos 1960, 1970 Itabaiana realizava a maior feira de gado do Nordeste. A vaquejada da cidade era uma das mais tradicionais da região. A estação ferroviária, os trens, foram um marco na época em que a cidade era uma das mais prósperas do Estado. No passado, o candidato a presidente da República, Epitácio Pessoa, chegou à cidade, de trem. Ali também desembarcaram muitas outras autoridades.


Conta Oscar que o prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). Em frente ao hotel os hóspedes podem contemplar a beleza arquitetônica de um casarão antigo, também tombado.

Itabaiana está localizada no Agreste paraibano distante 80,4 km de João Pessoa, capital paraibana. O município foi emancipado em 26 de março de 1890. Tem uma população de cerca de 25 mil habitantes. A cidade possui uma bela igreja. Sua tradicional feira inspirou o mestre Sivuca a compor a música Feira de Mangaio.

Mais informações sobre o Hotel Estação Velha no blog hotelestacaovelha.blogspto.com. Telefone: 83 3281 2519.

Em Bananeiras – Na cidade de Bananeiras, a estação ferroviária também foi preservada na sua arquitetura original. Há alguns anos os turistas dispõem do Hotel Pousada da Estação. Telefone 83 3367 1339, e-mail pousadadaestação@yahoo.com.br. Bananeiras fica no Brejo paraibano distante 141,4 km de João Pessoa.  

Outras estações ferroviárias, ainda não demolidas, deveriam ser transformadas em casas de cultura, hotéis, pousadas, um ganho para a população local, com geração de emprego e renda, além de mais opções para turistas. Em Nova Cruz, município do Rio Grande do Norte, a antiga estação ferroviária, que tem primeiro andar, é sede da Secretaria de Cultura. 



Josélio Carneiro, com fotos de José Lins Nascimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário