Informação
é discutida entre CBTU e prefeituras, mas projeto depende de autorização dos
Ministérios das Cidades e dos Transportes.
As
cidades de Mari, Cruz do Espírito Santo, Itabaiana e Guarabira estão entre as
que podem ter ramais do sistema ferroviário metropolitano já instalado na
Grande João Pessoa. A informação foi confirmada ao pelo
superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Wladme Macedo.
Durante
reunião com o prefeito de Mari, Marcos Martins, Macedo afirmou que a CBTU tem
interesse em esticar as linhas, mas esse procedimento depende do governo
federal. Segundo o superintendente, as prefeituras estão de olho nos ramais da
Transnordestina na Paraíba, já descartados pelo governo federal, e que alcançam
várias cidades do estado, inclusive as quatro mencionadas acima. Também houve
encontros e discussões com outros prefeitos do Brejo e da Grande João Pessoa.
Wladme
explicou que os prefeitos interessados em ampliar o sistema de trens devem
fazer solicitações formais aos ministérios das Cidades e dos Transportes. Só
depois desse procedimento burocrático vencido e com as devidas autorizações, é
que a CBTU poderá agir.
“A
Companhia não tem autonomia para decidir sobre a utilização das linhas da
Transnordestina na Paraíba. O caso cabe ao governo federal, por meio dos dois
ministérios, mas a CBTU tem interesse na ideia e orientou os prefeitos que
procurem Cidades e Transportes para que seja resolvido. Estando autorizado, a
CBTU tem todas as competências para seguir em frente com a ampliação das linhas
da região metropolitana”, explicou Wladme.
Hipótese
de funcionamento
Wladme
Macedo adiantou como poderia ser o funcionamento do sistema ampliado de trens
para outras cidades da Grande João Pessoa, como Cruz do Espírito Santo, e
municípios próximos, como Itabaiana.
A ideia
inicial contemplaria uma estação de integração em Santa Rita que permitiria
baldeação para os outros municípios.
Caso o
sistema novo de VLTs não fosse suficiente para chegar até esses locais, já com
as oito composições, os trens antigos seriam reformados, ganhariam
ar-condicionado e as linhas também passariam por reformas.
Fonte : Portal Correio
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