PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 12 de dezembro de 2020

Atriz Das Dores Neta faz mulher do povo em programa de rádio alternativo

A atriz Das Dores Neta (foto), de Itabaiana, faz dona Bucycleide, personagem caricata no programa “Rádio Barata no Ar”, produzido pela Rádio Web DiarioPB de Bayeux (PB) e retransmitido por seis rádios comunitárias no Brasil, além de pós rádio pelo aplicativo Radiotube. Das Dores aceitou convite do diretor e apresentador do programa, radialista Fábio Mozart (foto).

“Já trabalhei com Fábio Mozart em espetáculos de teatro e em programas de rádio, além de ter feito com ele o filme ‘Feminino plural’, e o considero meu grande mestre. Fazer este programa é mais um desafio e ao mesmo tempo um prazer, mesmo porque o projeto é uma coisa diferente que se faz no rádio paraibano, misturando humor e crítica social”, analisa Das Dores Neta.

Para Sérgio Ricardo Santos, um dos produtores do programa, a “Rádio Barata no Ar” tem tudo a ver com esse momento de pandemia e quarentena. “A ideia nasceu com Fábio Mozart tentando levantar seu próprio astral, desenvolvendo alegria e descontração para ajudar na curtição do momento de isolamento social, e acabou agradando aos ouvintes. Transformar nossos piores problemas em piada é uma forma de enfrentar esse momento em que vivemos, e isso acabou transformando a Barata no programa de maior público em nossa grade”, informa ele.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Juripiranga é uma das cidades certificadas com Selo Unicef por garantias aos direitos de crianças e adolescentes

 


Trinta cidades da Paraíba foram certificadas com Selo Unicef por garantias aos direitos de crianças e adolescentes, em evento virtual realizado nesta terça-feira (8). Entre elas, a cidade de Juripiranga, no agreste paraibano. Segundo a organização, estes municípios tiveram mudanças significativas nos índices de educação, reduzindo em dois ou mais anos o atraso escolar; de saúde, aumentando o acesso adequado de gestantes ao pré-natal; e de proteção às crianças, com aumento no registro civil de crianças com até 1 ano.

Mais de 400 municípios de 18 estados do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira receberam o selo Unicef durante a cerimônia desta terça-feira.

Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea. 

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

ITABAIANA

Edital de fomento à cultura premia casal de atores em mostra teatral homenageando Roberto Palhano

 

A Prefeitura de Itabaiana, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), lançou editais referentes ao inciso III da Lei Aldir Blanc, que prevê apoio ao setor cultural como medida de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Entre esses editais, está o Prêmio Roberto Palhano que distribui recursos para atividades ligadas às artes cênicas. Um dos projetos premiados tem como protagonistas Das Dores Neta e Carlos Oliveira, do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, que apresentaram espetáculo abordando cenas e canções da dramaturgia do grupo teatral que atua há mais de quarenta anos na cidade. “Foi uma homenagem principalmente a Fábio Mozart, autor da maioria dos textos encenados pelo Geti, com uma reverência especial a Roberto Palhano, um dos fundadores do grupo, companheiro que nos deixou neste ano de 2020”, afirmou Das Dores Neta.

O Prêmio Roberto Palhano também contemplou os artistas Edglês e Fred Borges, ambos também do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, que na “live” do projeto apresentaram o espetáculo “O acendedor de versos”, sobre o poeta Zé da Luz.

De acordo com Socorro Almeida, Secretária de Cultura do município, os editais são voltados às linguagens e expressões da música, teatro, cultura tradicional, dança, cultura urbana periférica, religiões de raiz africana e artesanato. “Fizemos um levantamento completo e cadastramos os artistas locais para futuras ações coletivas”, informou.

 

 

 

 

 

 


quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Folheto sobre líder revolucionário ganha Prêmio Zé da Luz de Cordel em edital da Secult/Itabaiana

 

O folheto “Chico Veneno, o homem que intoxicou a burguesia”, do cordelista Fábio Mozart, ganhou o Prêmio Zé da Luz de Literatura de Cordel da Secretaria de Cultura de Itabaiana (PB). O edital foi lançado em outubro de 2020 e publicou os projetos escolhidos no início de dezembro. Além de Fábio Mozart, o cordelista Orlando Otávio também foi contemplado com o Prêmio Zé da Luz. O próprio edital levou o nome de Chico Veneno, selecionando e premiando propostas de atividades artísticas em diversos setores, em atendimento ao disposto na Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020).

“A cultura poética popular nordestina e a escrita ideológica ganham mais um registro na Paraíba, com o lançamento do folheto “Chico Veneno, o homem que intoxicou a burguesia”. Minha escrita cordelesca tem, de certa forma, um compromisso com a descrição das lutas populares em minha terra, como na versificação da vida de Biu Pacatuba, “um herói do povo paraibano”, líder camponês de Sapé, obra ganhadora do Prêmio Patativa do Assaré do Ministério da Cultura. No cordel “Chico Veneno, o homem que intoxicou a burguesia” se faz presente o discurso ideológico como ingrediente natural, numa perspectiva histórica, denunciando as mazelas do regime autoritário de 64 e os caminhos de Francisco Almeida na arte, no jornalismo e no combate político”, disse Fábio Mozart.

Para Socorro Almeida, Secretária de Cultura de Itabaiana, a escolha pelo nome deste edital, justifica-se pela atuação e militância de Chico Veneno, em prol da cultura do munícipio. “Durante oa anos de chumbo da ditadura civil-militar, ele se destacou na imprensa local, por meio do Jornal “Evolução” o qual combatia os abusos cometidos neste período, e foi um cineasta pioneiro com filmes de conteúdo social”, afirmou Socorro.

 

 

sábado, 28 de novembro de 2020

IPHAEP embarga obra irregular na cidade de Itabaiana



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), com apoio da Diretoria de Patrimônio de Itabaiana e a Polícia Militar, realizaram nesta sexta-feira (27), uma fiscalização no patrimônio histórico do município, para apurar denúncia de demolição de um imóvel no Centro sem autorização do órgão. O proprietário foi notificado e a obra embargada. Além disso, outras intervenções identificadas pela equipe técnica, também foram vistoriadas e autuadas.

Em 2017, várias ruas de Itabaiana foram cadastradas/tombadas pelo órgão, sendo assim, toda e qualquer intervenção, deverá ser submetida à análise do IPHAEP antes da execução.

Para o diretor do Patrimônio de Itabaiana, José Paulo, a população precisa se conscientizar da importância da preservação da história da cidade, pois, representa a memória e a identidade do município, bem como orienta os proprietários da área protegida a procurarem a diretoria antes de qualquer intervenção nos imóveis, a fim de que recebam as instruções corretas e evitem problemas com o IPHAEP.


Paraiba Debate

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Prefeito de Ingá ainda não forneceu dados para prestação de contas ao TSE de doações para a campanha

 

O prefeito de Ingá, Robério Burity, não prestou contas dos valores recebidos em doação para sua campanha, conforme o site do Tribunal Superior Eleitora. O patrimônio de Robério, candidato à reeleição pelo PDT, é de R$ 262.687,77. Dos candidatos em disputa em ingá, é o único que possui diploma de curso superior.

Edilson Rodrigues, candidato pelo PP, recebeu até agora 47 mil reais em doação, declarando ter patrimônio de 250 mil, referente a duas casas em Ingá. Ele é comerciante e tem o ensino médio completo.

O outro candidato, Júnior Drzinho, é do PROS e fez coligação com o PT, PSDB e PV, com o nome de “O futuro chegou e é agora”. Ele é policial militar e declarou até o momento a quantia de R$ 2.200 em doações para a campanha.

domingo, 8 de novembro de 2020

Candidatos no vale do Paraíba doam para a própria campanha valores acima do patrimônio declarado

 

 Pelo menos 84 candidatos na Paraíba registraram doações para a própria campanha em valor superior ao patrimônio declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do total, 81 declaram não ter qualquer patrimônio, apesar de terem colocado dinheiro na própria campanha. Entre esses, está p candidato a vereador Josinaldo (Cidadania) de Itabaiana, Janaína Mendes (PDT) de São Miguel de Taipu e Chiquinho (PDT), candidato em Mogeiro.

As doações não são consideradas ilegais, mas levantam indícios de supostas irregularidades nas declarações de patrimônio dos candidatos.


A professora da PUC Minas Virtual e assessora jurídica no TSE. Lara Ferreira lembra ainda que a resolução 23.609 de 2019 do TSE exige dos candidatos uma “relação atual de bens” – ou seja, a relação de bens existentes no momento do registro de candidaturas.


“A rigor, se ela tem dinheiro na poupança ou em investimentos, ela deveria ter relacionado esses recursos financeiros também no momento do registro de candidatura”, diz a professora. Ela lembra, porém, que o candidato pode “ter tido uma compreensão inadequada da norma” ou pode ter feito um empréstimo para colocar dinheiro na própria campanha, e que não necessariamente se trata de algo ilícito.

“Mas será um elemento que, com certeza, chamará a atenção na prestação de contas e que levantará questionamentos por parte da Justiça Eleitoral”, destaca.

 

(Com G1)

 

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Bebé de Natércio e Fábio Mozart lançam música em sete rádios comunitárias

 


Beto Cajá, Bebé de Natércio e Fábio Mozart, parceiros musicais

O compositor Bebé de Natércio e o poeta e radialista Fábio Mozart lançam nessa quarta-feira (04), às 19h, no programa “Rádio Barata no Ar”, a canção “Soneto para a filha recém-nascida”. O programa é produzido pela rádio web DiarioPB e retransmitido pelas rádios comunitárias Esplanada, de Brasília (90.1 MHZ), Rádio Comunitária Noroeste de Goiânia (87.9 MHZ), Rádio Comunitária Ji-Paraná de Rondônia, rádio web Zumbi e Cuiá de João Pessoa e rádio Ganga de Maceió, Alagoas.

Um dos mais criativos artistas paraibanos, Bebé de Natércio musicou o poeta de Fábio Mozart, interpretado por Berg Costa, com arranjo de Maximilien Robespierre Mozart. O poeta Fábio Mozart tem trabalhos musicados por Arnaud Neto, Orlando Otávio, Hugo Tavares (in memoriam), Beto Cajá e Luiz Carlos Otávio. A música “Toada de terreiro”, de Fábio Mozart e Orlando Otávio, está entre as selecionadas para a coletânea Music From Paraíba, edição de 2016, lançada em Santiago de Compostela, na Espanha.

Berg Costa é um jovem talento paraibano, que tem se destacado como intérprete e compositor, com destaque para seu single, “Sangue ou Lama”, disponível no Youtube e em plataformas de streaming.

 

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Edital de cultura de Itabaiana homenageia ator e radialista Roberto Palhano

 


Roberto Palhano (segundo da direita para a esquerda) com artistas itabaianenses

A Prefeitura de Itabaiana, através da Secretaria de Cultura, lançou nesta quinta-feira (29) o Edital Chico Veneno, em atendimento à Lei Aldir Blanc de emergência cultural, destinado a selecionar propostas de atividades artísticas e culturais. O edital tem o nome do jornalista e ativista cultural itabaianense Francisco de Almeida, o Chico Veneno, fundador do jornal Evolução e produtor do cinema paraibano nos anos 70.

O Prêmio destinado ao teatro tem o nome de Roberto Palhano, ator e radialista, morto em 4 de outubro último, em João Pessoa. Além do teatro, o edital contempla bandas marciais, audiovisual (Prêmio Vladimir Carvalho), Prêmio Poeta Zé da Luz (literatura), cultura popular, patrimônio imaterial e outros setores.

O edital de credenciamento tem prazo de cinco dias para inscrições, a partir do dia 29 de outubro. Leia o Edital:

https://itabaiana.pb.gov.br/site/wp-content/uploads/2020/10/Ediatl-Chico-Veneno.pdf

 

 

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Artistas de Itabaiana se classificam para o III Festival de Música da Paraíba



Os compositores itabaianenses Orlando Otávio e Antonio Carlos de Araújo estão entre os classificados para o III Festival de Música da Paraíba, que este ano homenageia o mestre Sivuca, que faria 90 anos. Ao todo foram classificadas 30 canções e outras dez ficaram na suplência através de uma curadoria independente realizada por profissionais da área musical.

Orlando Otávio classificou a música “Um rock pé de serra” e Antonio Carlos de Araújo teve seu trabalho “Itabaiana” também selecionado entre as 140 músicas inscritas de todas as regiões do Estado. O festival oferece premiação de R$ 20 mil reais.

O festival irá acontece entre 20 e 22 de novembro, cujas eliminatórias e finalíssima, deverão acontecer na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no interior da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. No espaço serão permitidas apenas as presenças dos músicos, dos concorrentes, da equipe de produção e do corpo de jurados.

Os objetivos gerais do Festival são incentivar a criação musical e revelar talentos; promover intercâmbio cultural entre artistas da capital e dos demais municípios paraibanos proporcionando o fortalecimento da cultura musical paraibana- importante elemento de identidade de um povo. Ao mesmo tempo, o Festival tem importante papel educativo e de fomento à cultura quando permite à população conhecer a diversidade e a criatividade da música paraibana. Nesta edição de 2020, a personalidade musical homenageada será Severino Dias de Oliveira, o Mestre Sivuca.

 

domingo, 18 de outubro de 2020

Ator e radialista Osvaldo Travassos entra para o “ninho da barata” na Rádio DiarioPB


Osvaldo Travassos com o livro “A Voz de Itabaiana e outras vozes”, de Fábio Mozart


“O Conselho Supremo da Barata resolve convidar o ator Osvaldo Travassos pra diversificar seu vidão na quarentena, fazendo o papel de Ameba, um canalha brasileiro, na Rádio Barata”, comunicou o radialista Fábio Mozart, âncora do programa “Rádio Barata no Ar”, programa de gracejo produzido pela rádio web DiarioPB e retransmitido por uma cadeia de rádios comunitárias e portais da internet. Travassos aceitou o convite e fará parte do cast da Barata, personificando o Ameba.

Osvaldo Travassos Sarinho é ator, radialista e diretor teatral. Nascido em João Pessoa, Paraíba, é ator e diretor teatral desde 1971. Aposentado na TV UFPB, também trabalhou como iluminador no Teatro Lima Penante, programador musical, produtor e apresentador nas rádios Tabajara FM e AM, WSCOM Online, Correio AM e Rádio Universitária FM. Exerceu a função de redator e produtor de guias eleitorais em várias campanhas políticas.

O veterano ator Osvaldo Travassos tem uma expressão que repete sempre: “Que vidão! Pra uns, pra outros não!” Em 1997, Osvaldo trabalhou no Coletivo Dramático de Mari, onde realizou uma oficina de preparação de ator. “Seu jeito animado e vibrante cativou os rapazes e moças do Codrama, e a partir dali passei a ser fã desse artista, sendo uma grande honra para nós trabalhar com ele nesse projeto de rádio alternativo”, disse Fábio Mozart.

 

Salgado de São Félix é o único município da região do vale do Paraíba a receber bandeira verde

 


Salgado de São Félix, na região de Itabaiana é o único município a receber bandeira verde, na 10ª Avaliação do Novo Normal. Segundo os critérios da Secretaria Estadual de Saúde contido no Plano Novo Normal do Estado da Paraíba, 26 municípios alcançaram a condição da bandeira verde na 10ª Avaliação com validade a partir de 19 de outubro de 2020, o que permite maior flexibilização nas atividades econômicas e sociais.

Dentre os 26 municípios classificados, se encontra o município de Salgado de São Félix, sendo o único pertencente a 12ª Região de Saúde. Os demais continuam na bandeira amarela, inclusive Ingá, Itatuba, Riachão do Bacamarte, Juarez Távora, Mogeiro e Itabaiana.

A matriz de orientação para retomada das atividades em todo o estado indica os segmentos autorizados a retomar atividades com mudanças no formato de funcionamento, independe de bandeira/fase. O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

Ingá Cidadão

sábado, 10 de outubro de 2020

Entidade cultural lança concurso de cordel sobre poeta itabaianense

 


A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, sediada em Itabaiana, comunica que estão abertas as inscrições para o Concurso de Cordel, aberto a poetas cordelistas de todo o país. O concurso faz parte da programação dos quarenta e três anos de fundação da entidade.

Até o dia 30 de outubro, os concorrentes podem fazer a inscrição do seu folheto com temática sobre a vida e obra do poeta Zé da Luz. O vencedor do concurso terá seu original publicado pela Tipografia Mozart. “Nosso intuito é expandir a literatura de cordel pelo país e valorizar nossos artistas da palavra que se dedicam a este gênero”, explicou a jornalista Nini Soares, Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.

O concurso tem parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, que disponibiliza atuantes poetas cordelistas e estudiosos do gênero para compor a comissão que escolherá o cordel vitorioso.

As obras devem ser enviadas para o e-mail fabiomozart2008@gmail.com até o dia 20 de novembro de 2020. O edital: https://www.academiadecordel.com.br/edital-concurso-ze-da-luz-de-literatura-de-cordel/

 

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Vereador de Itabaiana critica aplicação da Lei Aldir Blanc e é contestado pelo Conselho de Cultura

 


O vereador Baia, de Itabaiana, fez críticas à Secretaria de Cultura de Itabaiana em sessão legislativa no dia 6 de outubro, classificando a Secretária Socorro Almeida de “incompetente”. Segundo o vereador, não estaria havendo transparência no processo de aplicação da Lei Aldir Blanc, para auxiliar com recursos públicos aos artistas locais. A argumentação do vereador foi contestada pelo Conselho de Cultura do Município, cujo presidente, José Paulo, publicou nota afirmando que o projeto está sendo executado “dentro da seriedade, transparência e atendendo aos preceitos legais exigidos”. O colegiado está dando suporte ao preparo da burocracia necessária para a execução dos propósitos da Lei Aldir Blanc, segundo ele.

A Secretária Socorro Almeida explicou que, para poder aplicar os recursos da Lei Aldir Blanc, os municípios precisam de uma autorização legal, e essa autorização só pode ser feita por meio de uma nova legislação, aprovada pela Câmara de Vereadores. “O vereador Baia falou sem conhecimento de causa, no momento mesmo em que a Câmara votava a suplementação orçamentária para encaminhar os procedimentos legais, e eu lamento que um vereador não saiba do que está falando e se ocupe em diminuir as pessoas apenas por picuinhas políticas”, disse Socorro.

A Secretária afirmou ainda que os editais da Lei Aldir Blanc, que viabilizam o desembolso dos recursos para os artistas, estarão no ar na próxima semana. A partir dali, artistas e produtores culturais da cidade terão prazo para inscrever seus projetos. “Trabalhamos incessantemente durante vários dias e noites elaborando os processos para chegar nesses editais. Tenho certeza de que tudo será resolvido da melhor forma possível”, avalia.

 

 

 

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Vereadores de Itabaiana aprovam projetos “com desvios de finalidade”, afirma candidata Rosane Almeida

 

Para a professora Rosane Almeida, candidata a vereadora pelo PROS – Partido Republicano da Ordem Social, os vereadores na atual legislatura em Itabaiana “aprovam projetos com desvios de finalidade e não fiscalizam a Prefeitura”, o que, na sua opinião, desfavorece a imagem dos atuais parlamentares mirins. A declaração foi feita durante entrevista exclusiva para a Tribuna do Vale, compondo a série de depoimentos de candidatos a vereador de todos os partidos. Sobre os vereadores, ela não explicou quais são os desvios de finalidade, mas fez questão de ressaltar que não está generalizando. “Tudo indica que teremos uma forte renovação na Câmara este ano, mesmo porque muitos eleitores estão fazendo a avaliação, se valeu ou não a pena seu voto no pleito anterior”.

Eleita em 2012 pelo Partido Social Democrático, sua principal luta e vitória foi garantir o direito a uma assessoria parlamentar, negado pelo Presidente da Câmara à época. “Entrei com uma ação judicial no Ministério Público que determinou mudança no regimento da Câmara Municipal, e hoje todos os vereadores têm direito a uma assessoria, uma vitória minha que estabeleceu a igualdade para todos os parlamentares do nosso município”, explicou Rosane Almeida. Ela foi autora de vários projetos, como os 40% de insalubridade para os garis municipais, projeto da Taxa do uso de Solo Urbano e a luta pela instalação da unidade do Corpo de Bombeiros em Itabaiana. “Na minha legislatura, de 2013 a 2016, mostrei respeito e seriedade no trato da coisa pública. Denunciei corrupção na Câmara, votei contra o aumento escandaloso da verba de gabinete do Prefeito, onde parte dos recursos era destinada à alimentação na residência oficial do gestor, defendi o servidor público quando tentaram derrubar a resolução que deu direito ao aumento de salários”, lembrou Rosane.

Sobre o prefeito Lúcio Flávio, a candidata Rosane Almeida pontua que uma das fragilidades da atual gestão é na área da educação pública. “Escolas foram destruídas, estudantes universitários sem suporte necessário para seu deslocamento, são fatos que desabonam a administração no campo do ensino”, disse ela.

 

domingo, 4 de outubro de 2020

Acidente de trânsito tira a vida de comunicador da Rádio Zumbi

 

Beto Palhano (esquerda) com o ator Beto Quirino e Fábio Mozart na Rádio Tabajara


O radialista Beto Palhano, de 65 anos, morreu em um acidente de trânsito neste domingo (4), em João Pessoa (PB). Palhano pedalava na BR 230 quando desviou para a alça em direção à Universidade Federal da Paraíba e foi atingido por veículo não identificado. Levado ao Hospital de Traumas, faleceu quando era submetido a cirurgia.

Roberto Palhano nasceu em Cabedelo, mas foi criado em Itabaiana, onde participou ativamente da vida social e cultural da cidade nos anos 70/80. Ele foi um dos fundadores da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana. Ativista do movimento de rádios livres e comunitárias, ancorava o programa “Alô comunidade”, na Rádio Tabajara da Paraíba. Nas rádios Zumbi e Ganga, Beto Palhano atuava em programas jornalísticos alternativos. Morador do Conjunto Ernesto Geisel, em João Pessoa, ele militava nos movimentos sociais do bairro, sendo fundador da Sociedade Cultural Posse Nova República e da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares.

A despedida de Beto Palhano foi no sábado (3) que antecedeu ao seu passamento, no programa “Multimistura”, com os colegas Dalmo Oliveira, Bento Filho, Marcos Fernandes e Fábio Mozart. “Foi meu parça por mais de cinquenta anos e com ele fundei jornais, rádios e partidos políticos”, afirmou Mozart.  

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Documentário sobre grupo teatral de Itabaiana estreia em outubro

 


O documentário ‘A lista de Irene’, dirigido por Marcos Veloso Nascimento, será lançado no dia 15 de outubro na plataforma Youtube, como parte da programação da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, de Itabaiana, para atividades virtuais. “Quando as condições sanitárias permitirem, promoveremos sessão presencial aberta ao público”, disse Nini Soares, Presidente da entidade.

O filme conta a trajetória do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana (Geti), a partir da caderneta de anotações da professora Irene Marinheiro, uma das fundadoras, e depoimentos de integrantes como o roteirista da obra, Fábio Mozart.

Na “Lista de Irene” estão os atores Das Dores Neta, Fred Borges, Edglês Gonçalves, Normando Reis, Palmira Palhano, Romualdo, Beto, Zé Ramos e Zenito Oliveira. A música é de Jacinto Araújo, com arranjo de Maximillien Mozart, câmera de Jacinto Moreno e arte de Sérgio Ricardo Santos.

 

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Orlando Otávio destaca apoio ao esporte e incentivo ao fazer cultural como meta para vereador

 


O poeta e compositor Orlando Otávio, de Itabaiana, destacou a busca de investimentos em cultura e incentivo à prática esportiva na cidade como objetivos principais do seu mandato, se for eleito vereador. Ele falou sobre o tema na primeira entrevista da série que o portal Tribuna do Vale estruturou com candidatos a vereador de todos os partidos. Orlando concorre pelo Partido dos Trabalhadores com o número 13.123.

O candidato Orlando Otávio ressaltou o esforço da atual gestão de Lúcio em manter os serviços e expandir o incentivo ao esporte, mesmo durante a crise, com queda da economia. “Nós temos uma geração de atletas de bom nível, mas precisamos de uma lei de incentivo ao esporte e à cultura, e isso eu pretendo debater e encaminhar na Câmara. Meu sonho é ter uma equipe de futebol profissional em Itabaiana que possa disputar o campeonato da segunda divisão”, disse Orlando.

Além disso, Orlando Otávio destacou a importância do setor de artesanato na cidade de Itabaiana. “Eu quero ser o representante do esporte amador da cidade na Câmara Municipal, e dos fazedores de cultura, dos artesãos e das populações periféricas, destacando Campo Grande que é meu reduto e onde está a raiz da família, onde nasceu Sivuca, meu primo legítimo e maior músico que a Paraíba produziu”, destacou Orlando.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Artista itabaianense é recordista em músicas gravadas, segundo ECAD

O maestro, cantor e compositor Carlos Santorelli, itabaianense radicado em São Paulo, é o artista nacional com o maior número de músicas gravadas, conforme pesquisa realizada no site do Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (ECAD), e nas plataformas digitais onde se encontram registradas suas obras. São mais de 2.500 canções gravadas como intérprete e mais de 2.000 obras gravadas como compositor. Sua obra transita entre o erudito e o popular, compondo desde uma peça para orquestra sinfônica até uma canção popular. 

No seu repertório erudito encontram-se pelas para violão clássico, piano, flauta e oboé, além de obras sacras, poemas sinfônicos e concertos para grande orquestra. No universo popular, Carlos Santorelli transita por vários gêneros musicais, desde samba, frevo, reggae, valsa, hinos e música afro, carimbo e até cantigas de roda infantis.

Carlos Santorelli teve músicas gravadas por inúmeros artistas, tais como Agnaldo Rayol, Perla, Wanderley Cardoso, Almir Rogério, Marcos Roberto, Waldik Soriano, Cláudia Barroso, Alcymar Monteiro, Juliano Rivas e muitos outros. “Sou um músico sem preconceito”, define Santorelli. Um dos seus gostos é compor hinos para clubes de futebol. “Já criei muitos, incluindo o hino do Vila Nova de Itabaiana, meu time de coração”, disse ele.

Formado em violão clássico pelo tradicional Conservatório Villa Lobos, de São Paulo, graduado em música pela Faculdade Paulista de Arte e pós-graduado em regência pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, além de maestro, Carlos Santorelli é advogado e professor universitário. Possui ainda mestrado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento, de São Paulo.

Carlos Santorelli tem biografia publicada no livro “Artistas de Itabaiana”, de Fábio Mozart. “Acompanho o trabalho de Fábio Mozart, um conterrâneo amigo, de quem guardo um exemplar desse livro autografado por ele, e é um dos meus elementos de coleção mais valiosos”, garante Carlos.

Ouça aqui o Hino do Vila Nova de Itabaiana, composto por Carlos Santorelli:

https://www.youtube.com/watch?v=Q5UEOdpDmeg&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2RkGESq87PsQfNyjQbI6U9mPG1sGJv-0oBJ8MoiIoj3DCdvJa4HlPTLQE

 


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Itabaiana, Juripiranga e Pilar já receberam recursos da “Lei Aldir Blanc” para a cultura

Municípios de Itabaiana, Juripiranga e Pilar, no vale do Paraíba, já receberam os recursos para encaminhar as ações da Lei Aldir Blanc, o socorro financeiro criado pelo Governo Federal para atender o setor cultural durante a pandemia. Estes municípios devem elaborar plano de ação, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura.

Os editais devem contemplar premiação de indivíduos e grupos, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido; e a premiação de propostas de manutenção ou de retomada de atividades de espaços, grupos e iniciativas; além de 2 editais para a contratação de apresentações, performances e atividades formativas para a internet.

Pelo texto da Lei, os Estados terão 120 dias para executar ações de atendimento ao setor cultural e aplicar todos os recursos. O dinheiro que não for gasto em ações voltará ao Governo Federal, deixando de beneficiar parte dessa comunidade.

Por isso, os gestores têm chamado a atenção de artistas e trabalhadores da cultura em geral para o cadastramento à renda direta e, a partir da publicação, para se inscreverem nos editais com suas propostas.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Professor itabaianense pode ser indicado por Bolsonaro para Reitor da UFPB

 

O psicólogo Valdiney Gouveia, de origem itabaianense, é o nome que um grupo de conservadores está levando ao Presidente Bolsonaro para ser indicado Reitor da Universidade Federal da Paraíba, mesmo estando em terceiro lugar na lista tríplice votada pela comunidade acadêmica. A argumentação do grupo para defender o menos votado é que as duas outras candidaturas estariam atreladas a partidos políticos de esquerda.

Valdiney Veloso Gouveia também é bacharel em Direito, com Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Madri, Espanha.

Na consulta promovida pela UFPB, a Chapa 2, encabeçada por Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, foi eleita com 48,44% dos votos. A Chapa 1, dos professores Isaac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi, teve 46,21%; e a Chapa 3, dos professores Valdiney e Liana Albuquerque, registrou 5,35%.

O Presidente tem o poder de indicar qualquer nome da lista, sem ouvir ninguém. “Isso levará a que o indicado tenha enormes dificuldades para liderar a comunidade acadêmica, ao ser escolhido sem que a vontade dos seus pares e dos estudantes tenha sido contemplada”, disse um professor da UFPB.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

ITABAIANA

 Ensino fundamental registra crescimento histórico no Ideb


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na terça-feira (15) pelo Ministério da Educação, mostra o município de Itabaiana passando de 3.5 para 4.3 no Fundamental I e de 2.0 para 3.4 no Fundamental II. De 2015 para 2019,o ensino fundamental público teve crescimento de 70%.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos, a aprovação escolar e o aprendizado em português e matemática.

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. O prefeito Lúcio Costa disse que o resultado é fruto de um trabalho de equipe e o esforço dos alunos, além do envolvimento de pais na educação dos filhos.

Em 2016, Itabaiana teve o pior Ideb do ensino fundamental público da Paraíba. Segundo a avaliação, Itabaiana chegou ao índice 2 no ensino fundamental 2 da rede municipal, que vai do quinto ao nono ano, ficando longe da meta projetada, de 4,2, e sendo o pior desempenho nas duas redes e nos dois níveis fundamentais de ensino. Em relação à avaliação de 2013, o índice baixou 0,5.

 

 

 

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

PT acusa pré-candidatos de cooptação da militância em Itabaiana

 


Antonio Fernando (de branco) é pré-candidato a prefeito de Itabaiana pelo PT. Ronildo Bezerra é Presidente da legenda (à esquerda)


O Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Itabaiana, Ronildo Bezerra, lamentou que parte dos pré-candidatos a vereador pela legenda estejam sendo atraídos por outros pré-candidatos a prefeito. “Vem gerando desconforto entre os petistas o processo de cooptação sistemática dos nossos militantes por parte dos pré-candidatos José Sinval e Dema Azevedo”, afirmou Ronildo, em entrevista exclusiva para a Tribuna do Vale e DiarioPB. Segundo ele, Dema e Sinval, além do prefeito Lúcio Flávio, estão interferindo em algumas das pré-candidaturas a vereador, fazendo com que alguns desistam do projeto petista e passem a apoiar outros nomes que não o de Antonio Fernando, candidato do PT a prefeito nas eleições de novembro. Conforme Ronildo, a conversão dos petistas se dá através de promessas de emprego e recursos para campanha. “O Dema Azevedo levou três dos nossos pré-candidatos, inclusive disponibilizando um terreno em propriedade sua para que ele plante verduras, e o Sinval levou quatro com promessas de empregos futuros”, denunciou o petista. Dos vinte e dois pré-candidatos a vereador, o partido só dispõe de dez. Os demais foram apoiar outras candidaturas. O próprio prefeito Lúcio Flávio, ainda conforme Ronildo, manobrou para que um pré-candidato de Maracaípe desistisse e apoiasse a candidatura à reeleição da vereadora Fanta, da base de apoio do prefeito na Câmara, e cooptou outro candidato da comunidade Jucuri, que ganhou emprego na Prefeitura.

Ronildo revelou que o PT se reuniu com Sinval, Dema Azevedo e Lúcio Flávio, em debate sobre as eleições e possíveis alianças. “A convite deles, discutimos a realidade política e o quadro atual no município, ocasião em que recebemos chamamento de todos esses agrupamentos políticos para compor a base de apoio nas eleições”. Ele afirmou que o candidato Dema Azevedo, do MDB, ofereceu a vaga de vice na chapa, tendo o prefeito ofertado uma secretaria e Sinval garantiu que o PT teria duas secretarias, caso ele fosse eleito. “A decisão partidária foi de candidatura própria para construir um PT forte em Itabaiana e temos posição fechada sobre esse tema”, garantiu Ronildo.

O PT realizará reunião nesta quinta-feira (10) para avaliar o momento de tensão em que vive o partido em Itabaiana. Para ele, não será admitido que nenhum militante petista esteja em outras campanhas, abandonando a candidatura do partido. Sobre rumores de que o pré-candidato do Partido, Antonio Fernando, esteja propenso a desistir do projeto, Ronildo admitiu que ele está sob forte pressão, inclusive familiar. “O momento requer uma reflexão profunda sobre nossa postura nestas eleições, mas acreditamos que o companheiro Antonio Fernando honrará sua decisão de representar o Partido dos Trabalhadores em Itabaiana, mesmo porque apostamos tudo nele, diante de sua posição determinada”, finalizou.

 

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Eleitor bolsonarista é disputado por três pré-candidatos em Itabaiana

 


                                 Dema Azevedo (à direita) com Nilvan Ferreira, ambos do MDB


Ao menos três postulantes ao cargo de prefeito de Itabaiana, no agreste da Paraíba, procuram se credenciar como representantes da direita que consagrou o Presidente Bolsonaro. Eles sonham repetir o fenômeno da eleição de um deputado do baixo clero a Presidente da República nas eleições de 2018. O Presidente Bolsonaro está sem partido e não pretende se envolver nas eleições municipais deste ano, mas muitos candidatos tentam herdar seus votos e se apresentam como legítimos representantes do bolsonarismo.

Em Itabaiana, o MDB apresenta o nome do empresário Dema Azevedo, com discurso liberal conservador próximo ao ideário bolsonarista, como ele mesmo afirma. Para se firmar como candidato, Dema assumiu a liderança do MDB com apoio do cacique senador José Maranhão, o qual também está afinadíssimo com o Presidente. Para consolidar sua marca de político da direita de Bolsonaro, Dema postou fotos com o comunicador Nilvan Ferreira, pré-candidato a prefeito da capital João Pessoa pelo MDB, o nome mais conhecido da base de Bolsonaro na Paraíba.

Expurgado do MDB de Itabaiana, o ex-prefeito Antonio Carlos Júnior tem problemas na Justiça e está impossibilitado de disputar a eleição. Ele apresenta seu pai, Toinho Rodrigues, como candidato pelo antigo partido de Jair Bolsonaro, o PSL, tentando obter os votos dos emedebistas itabaianenses e dos bolsonaristas. Só que Toinho Rodrigues não esperava que Bolsonaro fosse sair do PSL e agora está depreciando a sigla. Na semana passada, ele confidenciou a parlamentares aliados:

--- Não votem em ninguém da esquerda, nem do PSL.

Filiado ao PROS, Partido Republicano da Ordem Social, o pré-candidato José Sinval Neto votou em Bolsonaro e seu partido faz parte do “Centrão”, grupo de legendas que dão sustentação ao Presidente Bolsonaro. Sinval também enfrenta problemas com a chamada Lei da Ficha Limpa, que estabelece condições de inelegibilidade.

Na verdade, o Presidente Jair Bolsonaro não quer se envolver nas disputas municipais para não causar racha na aliança nacional, tampouco ser responsabilizado diante de eventual fracasso dos seus apoiadores. Por trás da estratégia do Presidente, há também uma tentativa de Bolsonaro se distanciar das urnas para evitar ser julgado por sua postura no enfrentamento da pandemia, cujos efeitos eleitorais certamente terão peso.

Na cidade de Itabaiana, o MDB não tem nenhum histórico de vinculação ideológica com a direita, mas neste ano de 2020 poderá ser beneficiado por um apoio, ainda que distante e modesto, do Presidente Bolsonaro. O MDB de Itabaiana lutou contra a ditadura e no passado ofereceu líderes de centro esquerda populistas como José Silveira, Hugo Saraiva, José Pedro, Edmilson Batista e Arnaud Costa. Na cidade, o comentário é que o MDB atualmente ainda é um bom partido, mas o candidato é ruim. De urna.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Cordelista de Itabaiana lança mais um folheto de gracejo

O cordelista Fábio Mozart, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, entidade da qual foi fundador, acaba de lançar o folheto “O casamento da Barata Preciosa com o besouro embola bosta”, cordel de gracejo com temas da atualidade. “Com este, já são 48 os títulos de cordel do velho Fábio Mozart. Se a quarentena demorar mais um bocadinho, chegarei aos 100”, informou.

Folhetos de gracejo são poemas geralmente de inspiração satírica, alguns beirando as margens da literatura do absurdo, mas sem perder o viés político de denúncia e mostrando a visão popular a respeito de temas atuais. O folheto de Fábio comenta com bom humor as transações políticas do Brasil de hoje e, principalmente, a relação entre o Governo federal e políticos do chamado “Centrão”. O folheto tem capa de Sérgio Ricardo e foi impresso na Tipografia Mozart.

Fábio Mozart é autor de livros de poesia dita culta e de crônicas, além de assinar obras sobre teatro e comunicação popular através das rádios comunitárias. No cordel, ele assina 48 títulos versando sobre os mais variados temas. Foi ganhador do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel, promovido pelo Ministério da Cultura, com o folheto “Biu Pacatuba, um herói do povo paraibano”.

 


quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Candidatos com problemas na Justiça não poderão concorrer sob liminar, diz Presidente do TRE

 

O Desembargador José Ricardo Porto garantiu que o TRE-PB está preparado para evitar candidatos concorrer sub-júdice. "Eu asseguro é que nós estamos com uma estrutura no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba para cumprir todos os prazos. Ninguém irá disputar eleição sob alegação de que pedido de vista de sua candidatura não foi apreciado, que o pedido de impugnação não foi deliberado. Isso aí na nossa ótica, estamos trabalhando para não permitir nesse sentimento", comentou destacando que em muitas situações o candidato recebe impugnação no primeiro e segundo grau e a recomendação é que tomem as providências para evitar situações mais complicadas a frente. 

O desembargador José Ricardo Porto lembrou que dia 26 de setembro é o último dia dos partidos políticos e as coligações apresentar à Justiça Eleitoral, até às 19h. "O requerimento de registro dos candidatos, sendo possível, isso é importante, a transmissão via internet até as 8 horas e segue o calendário de todos", frisou, recomendando que os políticos evitem deixar para a última hora o registro. 

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

CRM-PB interdita eticamente Unidade Mista de Mogeiro por falta de médicos

 

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente a Unidade Mista de Saúde Maria Hermínia da Silveira, em Mogeiro, após fiscalização realizada na manhã desta quarta-feira (19), por constatar falta de médicos prestando atendimento. A unidade conta com médico apenas nas terças-feiras à noite e, nas sextas, sábado e domingo, por 24 horas. Nos demais horários, o atendimento é feito apenas pelo corpo técnico de enfermagem. Com a interdição ética, os médicos ficam impedidos de prestar seus serviços na unidade a partir da zero hora desta quinta-feira (20).

“Estamos enfrentando uma pandemia, uma situação grave e delicada. No entanto, uma unidade de saúde que presta serviços de urgência e emergência precisa ter médico de plantão 24 horas, todos os dias. No momento da fiscalização não havia nenhum médico no local. É um risco para a população e demais profissionais manter uma unidade de saúde aberta desta forma. Assim que o problema da escala médica for resolvido, faremos a desinterdição ética”, explicou o diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa.

Ele ainda acrescentou que a unidade não conta com um diretor técnico nomeado, o que precisa ser feito o mais breve possível, segundo o diretor de Fiscalização. Desde janeiro, o Departamento de Fiscalização do CRM-PB realizou mais de 150 vistorias em unidades de saúde da Paraíba.


segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Celebrando 50 anos de poesia, Fábio Mozart lança livro de versos concisos

 

Como forma de comemorar seus 50 anos de poesia, o poeta e radialista Fábio Mozart lança o livro “Poemas malditos em prosa, verso, gesto e grito”, com cerca de 200 versos curtos. No distante 1970, o autor lançou seu livro artesanal “Lira desvairada” em mimeógrafo. Desde então, vários foram os projetos poéticos compartilhados com o restrito público leitor, sempre sob os auspícios de recursos públicos, que “o poeta não trabalha bem as relações capitalistas e sobrevive de estipêndio coletivo”, explica Mozart.

O último livro, “Laranja romã”, foi produzido com receita do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de João Pessoa. No “Laranja romã”, o jornalista Dalmo Oliveira assim definiu o autor: “Fábio Mozart é uma espécie de poeta marginal hibridado com o repentista popular pós-urbano, clonagem estética de Manoel Xudu com Bukowski.”

Com 78 páginas, o livro “Poemas malditos em prosa, verso, gesto e grito” tem lançamento a partir de agosto e já está à venda exclusivamente com o autor através do seu email (mozartpe@gmail,com) ou na sua conta no Facebook. Custa R$ 10 reais, mais despesas de Correio. “O lançamento deste livrinho comemorativo será na casa de cada amigo que receberá seu exemplar autografado, com o afeto e a gratidão deste poeta meio centenário”, disse Fábio.