PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Voluntário do Ponto de Cultura receberá comenda artística durante lançamento de CD


Maestro Antonio Maurício será homenageado

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar programou para o dia 16 de setembro lançamento do CD “Mostra Sesc de Música Paraibana” onde constam músicas dos compositores itabaianenses Orlando Otávio e Fábio Mozart. O evento contará com a participação de músicos locais, a exemplo dos cantores Wagner Lins e Lucas Oliveira, maestro Luiz Carlos Otávio, percussionista Marcílio, violonista João Fumaça e o grupo regional “Ganzá de Ouro”.

A feijoada de lançamento do CD homenageará um músico de Itabaiana que dedica seu tempo para o trabalho educativo na escola de música do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Em reconhecimento ao seu contínuo apoio às atividades artísticas e culturais do Ponto, o maestro Antonio Maurício receberá a Comenda Mérito Cultural Zé da Luz, da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba.

Sobre a entrega da Comenda Mérito Cultural e Artístico para o maestro Antonio Maurício, o coordenador do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, Fábio Mozart, aproveitou para reforçar a importância de pessoas como os maestros Zezé e Antonio Maurício no auxílio em manter viva a “chama” da boa música na terra de Sivuca, garantindo a formação e difusão das artes. "O maestro Antonio vem do Recife todos os finais de semana, por sua conta, apenas para ensinar música no Ponto de Cultura. Esse gesto de apoio ao nosso trabalho que tem sido dado por esse músico itabaianense  merece nosso reconhecimento”, relata.

A programação é toda aberta ao público mediante ingresso que dará direito a um CD da “Mostra Sesc de Música Paraibana”. Tudo visando a manutenção das atividades do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, entidade não governamental sem fins lucrativos que sobrevive apenas da contribuição da comunidade. “O evento é plural e suprapartidário”, avisa o compositor e poeta Orlando Otávio, ele mesmo encarregado de cozinhar a feijoada.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sesc lança CD com músicas de compositores itabaianenses

O Sesc Paraíba acaba de lançar o CD “Mostra Sesc de Música Paraibana 2011”, projeto destinado a incentivar a composição, a produção musical e a pesquisa em música no Estado, promovendo o intercâmbio cultural, intensificando o movimento musical e assim descobrindo e valorizando novos talentos a partir da difusão de suas produções. O novo CD contém músicas de Fábio Mozart (foto), Orlando Otávio, Henrique Ornelas e dos filhos do compositor Adeildo Vieira, Uaná e Rudá Vieira, todos de origem itabaianense.


O forró continua como coluna vertebral da obra de Orlando Otávio, cuja composição “Quatro ícones nordestinos” foi selecionada para o CD do Sesc. Na mesma vertente, Orlando colocou melodia na letra de Fábio Mozart para a música “Toada de Terreiro”. Para a terceira edição do festival regional do Sesc, Fábio Mozart inscreveu o samba rock “Curto e grosso”, dentro da diversidade que caracteriza o trabalho do poeta itabaianense. A música tem forte acento de hip hop e fala das lutas do povo das periferias para tocar projetos de comunicação radiofônica, as chamadas rádios livres e comunitárias, com a participação da banda “Puro Charme”.


O álbum do Sesc contendo as composições dos artistas itabaianenses será lançado em setembro no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana, provavelmente com a participação de Henrique Ornelas, Uaná e Rudá Vieira. 


O Serviço Social do Comércio da Paraíba já está inscrevendo para a Mostra Sesc de Música Paraibana de 2012, evento que já se configura como um dos principais espaços de divulgação da música local. Os cadastros são gratuitos e podem ser realizados até o próximo dia 24 de agosto. As fichas de inscrição, disponíveis no site 
www.sescpb.com.br, devem ser entregues no Setor de Cultura das unidades de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira. Não serão aceitas inscrições enviadas por fax, internet ou Correios.


www.tribunadovaleonline.blogspot.com

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Maçonaria segue exemplo do Ponto de Cultura e reúne candidatos a prefeito de Itabaiana


Da esquerda para a direita: Reitor João Batista, Dr. Lúcio, Antonio Carlos e Fábio Rodrigues

A Loja Maçônica Duque de Caxias nº 14, de Itabaiana, convocou ontem (16 de agosto) os três candidatos a prefeito de Itabaiana para encontro que tratou da educação no Município. O evento contou com palestra do professor João Batista de Oliveira Silva, Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba sobre educação profissionalizante e a implantação do IFPB na cidade.

A Loja Maçônica elaborou carta compromisso que foi assinada pelos três candidatos, assegurando total suporte para o funcionamento do Instituto. Ao final da Sessão, os candidatos louvaram a iniciativa dos maçons. “Foi uma importante contribuição que a maçonaria proporcionou aos itabaianenses. É desta maneira que praticamos a democracia e procuramos despertar o espírito cívico e patriótico”, disse o médico Lúcio Flávio, candidato pelo PMN.

A iniciativa da Maçonaria é mais uma da sociedade organizada no sentido de discutir com os candidatos os temas de maior relevância, depois do encontro promovido pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar no dia 26 de julho, onde se tratou de políticas públicas para a cultura no município com a presença de Antonio Carlos Melo Júnior, Lúcio Flávio e Fábio Rodrigues, candidatos a prefeito, ocasião em que também foi apresentada carta compromisso. “Essas iniciativas da sociedade organizadas são inéditas em Itabaiana e elevam o nível da campanha política”, disse o venerável Mestre Maçom José Renato.

O IFPB é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, contemplando os aspectos humanísticos nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica. A implantação do Campus do IFPB em Itabaiana irá beneficiar os jovens carentes que não têm condições de sair do município, mas que precisam se qualificar. O candidato a prefeito pelo PSD e ex-secretário de educação do Município, Fábio Rodrigues, afirmou que a implantação de uma instituição federal de ensino superior irá atender às necessidades de profissionalização dos estudantes itabaianenses.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Autor itabaianense lança novo livro em São Paulo


 O poeta André Ricardo Aguiar (foto) lança seu novo livro de poesias, “A Idade das Chuvas”, nesta quinta-feira (16) em São Paulo, pela Editora Patuá. O lançamento paulista será realizado dia 16/08 Às 19h na Mercearia São Pedro - Rua Rodésia, 34 - Pinheiros. A entrada é gratuita e o livro estará à venda por R$ 28,00 (dinheiro ou cheque).

André Ricardo Aguiar, autor do livro A idade das chuvas, nasceu em Itabaiana, Paraíba, em 1969. Publicou, entre outros, os livros de poemas A Flor em Construção (Editora Ideia, 1992) e Alvenaria (Editora Universitária/UFPB, 1997). Também é autor de diversos livros infantis e de crônicas. Participou de revistas, suplementos e antologias, como Correio das Artes, Jornal Rascunho, Poesia Sempre, Ficções (Portugal) e em revistas eletrônicas como Zunái, Cronópios, Blecaute e Musa Rara. Além de eventos literários como Itaú Cultural (SP) e a Flibo (Boqueirão-PB). É membro-fundador do Clube do Conto da Paraíba e coordenador de projetos de incentivo à leitura.

André Ricardo Aguiar é filho de Geraldo Aguiar, editor do jornal literário “Itabaiana Hoje”

sábado, 4 de agosto de 2012

Candidato supostamente analfabeto pode ter registro indeferido em São José dos Ramos


São José dos Ramos
A Coligação Avança São José, através de sua assessoria jurídica, no dia de ontem (sexta-feira) impetrou uma denúncia junto à Justiça Eleitoral em desfavor do candidato a vereador Valdemir Francisco da Costa (Demir), que teve seu registro de candidatura deferido com declaração de escolaridade supostamente falsa.

Conforme a denúncia, o candidato da Coligação Por Amor a Nossa Terra, quando juntou a documentação exigida pela Legislação Eleitoral para concorrer ao cargo de vereador, anexou declaração onde costa que cursou durante o ano de 2010 a 3ª e 4ª série do programa EJA - Educação de Jovens e Adultos naquele município. Segundo a denúncia, durante todo o ano de 2010 o candidato exercia suas funções laborais na Capital do Estado, na construção civil. A denúncia consiste nos fatos narrados e requer do Juiz  da 5ª Zona Eleitoral que submeta o candidato a um teste de escolaridade na presença do Representante do Ministério Público.

De acordo com a legislação eleitoral vigente, o analfabeto é inelegível, muito embora possa votar em respeito ao princípio da cidadania. Caso seja comprovada a denúncia, o candidato terá seu registro de candidatura cassado, uma vez que o analfabetismo é motivo de inelegibilidade para o exercício de qualquer cargo público eletivo, isto é, não pode concorrer a eleição alguma.

A assessoria jurídica da coligação denunciante requereu que fosse o candidato intimado para ser submetido a realizar os testes, e uma vez comprovado a suposta fraude eleitoral, pede que o Juiz oficie o Departamento de Polícia Federal para abertura de inquérito policial.

Com Ascom

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Candidato a vereador em Itabaiana (PB) quer rádio comunitária na Câmara local


Fernandinho Melo
O candidato a vereador Fernandinho Melo (PSDB) está propondo que a futura Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itabaiana aprove Resolução de convênio com a Rádio Comunitária Rainha, que opera na cidade, para transmitir as sessões ordinárias da Câmara, ficando o Poder Legislativo obrigado a fornecer condições necessárias para as transmissões.

Além de defender a aprovação deste projeto, o candidato está propondo  projeto para criação de uma rádio web da Câmara, possibilitando a disponibilização para audição on-line, ou download em formato mp3, de notícias diárias criadas pela Assessoria de Comunicação da Casa. “Inicialmente com um boletim de uma notícia diária, será possível a audição ou download de várias notícias referentes às atividades da Câmara de Vereadores, deixando a população informada sobre os trabalhos legislativos”, esclareceu.

Fernandinho é filho do ex-deputado estadual Fernando Melo, candidato a vice-prefeito na chapa do PSD, que tem como “cabeça” o professor Fábio Rodrigues. Para ele, a transmissão das sessões e o acesso via internet seria um canal de utilidade pública, onde o cidadão também poderia interagir e participar, mandando via texto ou áudio em MP3 o seu depoimento, sua dúvida, crítica ou sugestão. “É uma forma de democratizar o Poder Legislativo e contribuir com a interação da comunidade com seus representantes”, acredita Fernandinho.