PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Sociedade Zé da Luz tem projeto aprovado pela Universidade Estadual


Lançada em 14 de fevereiro, data em que se celebra o Dia Internacional da Doação de Livros, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de divulgar os primeiros projetos que participaram da campanha “Cultive um livro e colha mudança”. A iniciativa é um convite a instituições, grupos, redes, organizações e movimentos sociais que apresentassem propostas de criação e desenvolvimento de espaços coletivos de leitura, crítica e discussão sobre livros. Um dos projetos aprovados é a proposta encaminhada pela Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, em parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, que mantém o projeto Biblioteca Viva, de troca de livros, com estantes na sede da Justiça Federal, em João Pessoa, na Secretaria de Cultura e Turismo de Itabaiana, e em Bananeiras, na Quitanda Cantinho do Vale, além de funcionar também na cidade de Solânea, no Empório da Terra e brevemente na sede da Academia Solanense de Letras. O projeto, que vem sendo mantido há mais de cinco anos através de doações, de acordo com Maria das Dores Soares Martins, proponente e presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, consiste na manutenção de livros para troca, sem formalidades, visando promover acesso democrático ao livro e ao mesmo tempo fomentar e incentivar o gosto pela leitura, através da disseminação de uma rede que possibilite a circulação de obras literárias.

Com essa iniciativa a EDUEPB pretende doar mais de mil livros a comunidades paraibanas que serão contempladas por apresentarem propostas de ações de extensão com vínculos comunitários, projetos de educação popular, coletivos, entre outros exemplos de territórios de cidadania. O diretor da Editora, professor Cidoval Morais, ressaltou que “por meio da doação destes livros a EDUEPB contribuirá para a efetivação do direito à Educação. É tanto um direito humano em si, como um meio indispensável para a realização de outros direitos, fazendo parte de um amplo processo social que tem sua importância maior quando conduzida para o pleno desenvolvimento humano e para as suas potencialidades”, disse.

 

domingo, 10 de abril de 2022

Campanha de incentivo à leitura mobiliza cidade de Mari, com apoio da rádio comunitária

O projeto Biblioteca Viva, da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, implantado na cidade de Mari, na Paraíba, vem tendo participação de muitos leitores que trocam seus livros ou fazem doações para a campanha. A ação tem o apoio da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Rádio Comunitária Araçá. A estante de trocas foi instalada em frente ao estúdio na emissora, na antiga estação ferroviária, escolhido para a mobilização por ser um espaço público bastante frequentado. Na cidade de Bananeiras, o projeto Biblioteca Viva funciona no vestíbulo de entrada do Espaço Cultural Oscar de Castro.

A própria rádio comunitária Araçá divulga o projeto e convoca as pessoas para visitar o ponto de leitura e troca de livros. O professor e radialista João Anderson (foto) é um dos entusiastas desta ação de incentivo à leitura, ele mesmo doador de livros. “Juntei meus livros já lidos e troquei por outros na Biblioteca Viva, e faço questão de espalhar a ideia nas minhas redes sociais porque ler é muito importante para o desenvolvimento das pessoas”, disse ele. Outra doadora, Ana Almeida, também fez questão de escolher exemplares do seu acervo para a estante do projeto, assim como Fábio Cruz, Diretor de Cultura da cidade, que coloca seus livros em uso, ao alcance de qualquer pessoa, no ponto de trocas do projeto.

O coordenador do projeto em Mari é o também radialista Ricardo Alves, sócio correspondente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, entidade que foi primordial para a obtenção do prédio histórico da estação ferroviária para sediar a rádio Araçá.

O radialista Fábio Mozart, coordenador geral do projeto, disse que o objetivo é despertar o gosto pela leitura, valorizando a literatura em suas diferentes formas de expressão e promovendo a cidadania. “Em Mari, tivemos o prazer de receber livros do poeta Edmilson Trindade, entre outros escritores locais, que assim podem divulgar seus trabalhos nesta atividade cultural da Sociedade Zé da Luz e Rádio Araçá”, acrescentou.