PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 26 de julho de 2020

Morre ex-presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz


Vítima do COVID-19, faleceu o professor Eronides Cunha, 66 anos, no final da manhã deste domingo (26), no Hospital Metropolitano em João Pessoa. O corpo do professor Eronides Cunha será sepultado nesta segunda-feira no município de Sapé.
Eronides Ferreira da Cunha era natural de Campina Grande, filho de Egídio Vital da Cunha e Lindalva Ferreira da Cunha. Na década de 90 foi professor no antigo Colégio Municipal de Mari, hoje Escola Estadual José Paulo de França, tendo sido ainda diretor da Escola Municipal Epitácio Dantas. Foi vereador na cidade e Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, entidade baseada em Itabaiana e que teve atuação em Mari nos anos 80/90, liderada pelo jornalista Fábio Mozart. 


quinta-feira, 23 de julho de 2020

Poetisa ingressa no mundo da política e recebe louvor em cordel



A poetisa Cristine Nobre, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, apresenta-se como pré-candidata a vereadora na cidade de Pirpirituba, no brejo da Paraíba, e virou tema de folheto do seu confrade Fábio Mozart, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. “A poesia não muda o mundo, mas pelo menos o mundo interior de cada pessoa ela muda, e essas expressões de amizade dos meus amigos quando eu ingresso nessa nova missão na seara política, muito me sensibiliza”, afirmou Cristine Nobre.
Cristine é odontóloga e trabalha na zona rural de Pirpirituba, realizando assistência dentária para pessoas especiais através do Sistema Único de Saúde no programa Brasil Sorridente, criado em 2004 pelo Presidente Lula, que disponibiliza tratamento dentário de graça para as populações vulneráveis. Historicamente, o acesso da população ao cirurgião dentista era privilégio da parcela mais rica da sociedade.
Fábio Mozart é autor de mais de cinquenta folhetos versando sobre os mais variados assuntos. Para ele, “os poetas quando entram na política levam seus ideais e sonhos de um mundo melhor, com sua sensibilidade para mudar a correlação de forças entre o poder e as populações oprimidas”. Mozart representa, segundo ele, a quase totalidade dos cordelistas da Academia que torcem pelo sucesso de Cristine Nobre e de todos os “companheiros e companheiras que se lançam no jogo da política com os melhores propósitos e com o dever da esperança em dias melhores”, finaliza.
Cordel publicado na plataforma Recanto das Letras: https://www.recantodasletras.com.br/cordel/7011015


segunda-feira, 20 de julho de 2020

Corpo de adolescente de 15 anos é encontrado durante operação realizada em Itabaiana



O corpo de um adolescente foi encontrado na manhã deste domingo (19), em operação conjunta das forças policiais em Itabaiana. A Polícia acredita que o corpo seja de Manoel Júnior da Silva, de 15 anos, conhecido como “Latinha”, que estava desaparecido desde o dia 30 de junho. 
A equipe de policiais civis, militares e bombeiros utilizou cães farejadores do Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Paraíba após coletar informações de que o corpo estaria na Mata do Brejinho, enterrado, em Itabaiana.
Um homem foi preso e um adolescente foi levado à Delegacia para ser ouvido na presença do Conselho Tutelar pela suspeita de terem participado do crime de homicídio. Com o homem foi apreendida uma arma, drogas e dinheiro trocado que seria utilizado na comercialização da droga.  “Essa arma, inclusive, pode ser a mesma que o suspeito utilizou para a prática de outro homicídio, mas isso ainda vamos confirmar com a realização da perícia”, disse o delegado Aneilton Castro, Delegado Seccional da 9ª DSPC de Itabaiana.

ClickPB


quinta-feira, 16 de julho de 2020

COVID-19 mata prefeito de Ingá do Bacamarte



Nas primeiras horas desta quinta-feira (15), o blog de Vavá da Luz anunciou o falecimento de Manoel Batista Chaves Filho, o Manoel da Lenha, prefeito de Ingá. Ele estava internado na Clínica Santa Clara desde 5 de julho, acometido de COVID 19. Devido a algumas comorbidades, a doença se agravou, resultando no óbito.

Não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento, no entanto, a recomendação do Governo do Estado, é que seja um procedimento rápido e sem a presença de muitas pessoas.


De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado nesta quarta-feira, a cidade de Ingá tinha 603 casos confirmados de Covid-19 e três mortes registradas.


Declaração de clínica comprova que posse do vice prefeito de Ingá seria ilegal


Uma declaração da Clínica Santa Clara informa que a internação do prefeito Manoel da Lenha naquele hospital se deu no dia 05 de julho às 00:30 h. Segundo a assessoria do prefeito, o prazo de 15 dias vai até o dia 20 de julho, próxima segunda-feira (20), baseado na Lei Orgânica do Município, e que a suposta posse antecipada seria um ato ilegal com consequências jurídicas.

O vice-prefeito Robério Burity tomou posse em reunião tumultuada com aglomeração e polícia na porta da Câmara, nesta quarta-feira (14). A mesa diretora é composta pelo presidente Alcides, secretariado pelos vereadores Murilo e Alex do Social.

Ingá Cidadão


quarta-feira, 15 de julho de 2020

Documentário sobre teatro de Itabaiana tem apoio do DiarioPB e Sociedade Zé da Luz


Nova produção movimenta o audiovisual da Paraíba. Trata-se do documentário “A lista de Irene”, que narra a trajetória do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, conjunto cênico fundado em 1976 na terra de Vladimir Carvalho e que marcou a vida cultural da cidade. O projeto tem apoio da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e do portal DiarioPB, com direção de Marcos Veloso, roteiro de Fábio Mozart e música de Jacinto Araújo, membro do grupo, já falecido.

O grupo teatral foi objeto de pesquisa do doutor em teatro Romualdo Palhano, autor do livro “Da União Dramática ao GETI, o teatro na terra de Zé da Luz”, onde detalha os posicionamentos estético-políticos das pessoas que faziam parte do movimento cultural que deu origem ao grupo.

No documentário, os atores Sander Lee, Beto Palhano, Palmira Palhano, Das Dores Neta, Edglês Gonçalves, Fred Borges, Normando Reis, Zé Ramos e outros depõem a respeito de suas participações no grupo e a importância do GETI na vida cultural de Itabaiana nos anos 70/80. O roteiro segue as indicações da caderneta de anotações da professora Irene Marinheiro Jerônimo, secretária do grupo e fundadora, juntamente com seu esposo, professor Zenito Oliveira. “No ano em que o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana atinge 44 anos ainda em atividade, nosso propósito é preservar a voz dos que o construíram, deixando a marca de suas memórias”, disse Fábio Mozart, diretor e autor da maioria dos espetáculos montados pelo coletivo cênico. O lançamento do documentário “A lista de Irene” está programado para setembro de 2020 em Itabaiana.




domingo, 12 de julho de 2020

Rádios comunitárias do extremo norte e planalto central aderem ao projeto da Rádio Barata




“A rádio Barata no Ar oferece doses diárias de cinismo e humor no trato com a nossa realidade. Consumir com moderação”. Com essa abertura, o radialista Fábio Mozart (foto) destampa a panela do programa que é produzido pela Rádio Web DiarioPB e retransmitido pelas rádios Zumbi e Cuiá de João Pessoa, Rádio Ganga de Maceió, Rádio Esplanada FM de Brasília e agora com a adesão das rádios comunitárias Ji-Paraná, de Rondônia, e Rádio Noroeste, de Goiânia. O diretor da Rádio Esplanada, José Soter, disse que Mozart é uma referência no movimento de rádios livres e comunitárias do Brasil e “muito enrique nossas radcom os conteúdos produzidos por ele”.

O programa tem edição de Sérgio Ricardo Santos, da Rádio DiarioPB, e participação do poeta Bento Júnior. Vai ao ar diariamente às 10 horas, com reprise às 19 horas. https://www.radio.diariopb.com.br/

Para Sérgio Ricardo, o programa Rádio Barata no Ar tem tido boa aceitação do público ouvinte. “Fábio Mozart comenta os diversos assuntos do cotidiano com bastante risibilidade, às vezes ácida”, define ele. Mozart participa ainda do programa “Multimistura” da Rádio Zumbi, com os radialistas Dalmo Oliveira, Beto Palhano e Marcos Veloso, ancorando ainda o programa “Alô comunidade” na Rádio Tabajara, emissora oficial do Estado da Paraíba.


terça-feira, 7 de julho de 2020

Academia de Cordel conquista lugar no Conselho de Cultura de Itabaiana


Orlando Otávio com a ativista cultural Clévia Paz. Os dois foram eleitos para o Conselho de Cultura. 


O cordelista Orlando Otávio foi eleito membro efetivo do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabaiana, eleito através de pleito virtual na última sexta-feira (03). Orlando representará a Academia de Cordel do Vale do Paraíba no colegiado. Com ele foram eleitos 12 artistas e produtores culturais da cidade. Um fato curioso: a mais votada, Renaly de Almeida, foi confundida com a poeta Renaly Oliveira, também membro da Academia e que não participou do processo eleitoral. Sua homônima obteve 1.026 votos. Entre os eleitos, está relacionada a ativista cultural Clévia Paz, da Associação Memória Viva e ligada à Secretaria Estadual de Cultura.

Orlando Otávio produz cordel e é autor de diversas músicas, tendo concorrido em festivais na Paraíba. O Conselho Municipal de Políticas Culturais é um órgão colegiado do Sistema Municipal de Cultura, tendo como finalidade contribuir na formulação da política cultural no município, seguindo os parâmetros da Lei Orgânica da Cultura (Lei 12.365/11). O primeiro presidente do Conselho de Cultura de Itabaiana foi o jornalista e escritor Fábio Mozart.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Prefeito de Ingá testa positivo para COVID-19


O prefeito de Ingá, Manoel da Lenha, comunicou na página oficial da Prefeitura neste domingo, 5 de julho, que testou positivo para o COVID-19 e, “devido à idade e as comorbidades de que é portador, que aumentam os riscos de agravamento do quadro, decidiu ficar interno sob orientação médica”. A nota acrescenta que o prefeito encontra-se passando bem e pede as orações dos ingaenses para sua plena recuperação.

MORTALIDADE

No vale do Paraíba, o município de Ingá é o que apresenta maior mortalidade devido ao coronavírus, com registro de 418 casos confirmados e sete óbitos. Juripiranga vem em seguida com cinco óbitos. Itabaiana relaciona quatro e Pilar registrou até agora dois mortos. Mogeiro e São Miguel de Taipu registraram um falecimento, São José dos Ramos não tem registro de óbitos, enquanto Salgado de São Félix tem dois óbitos anotados.



domingo, 5 de julho de 2020

Pilar inaugura Centro de Enfrentamento à Covid-19 nesta segunda-feira


Nesta segunda-feira (6), às 18 horas, a Prefeitura de Pilar inaugura de forma virtual o Centro de Enfrentamento à Covid-19, equipamento destinado a oferecer assistência à saúde da população, que vem sendo reforçada por meio de uma série de medidas. Conforme fonte oficial da Prefeitura, em virtude do atual cenário epidemiológico, composto pelos crescentes casos confirmados de infecção por coronavírus e por outros quadros virais, incluindo as arboviroses, os atendimentos municipais serão estrategicamente expandidos.

Os Centros de Atendimento são estruturas auxiliares, que servem para identificação precoce dos casos, com atendimento adequado das pessoas com síndrome gripal (SG) e Covid-19, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os Centros de Atendimento podem identificar e tratar os casos com sintomas leves de coronavírus. Estes estabelecimentos possibilitam que os demais serviços oferecidos nas unidades de saúde da Atenção Primária, como cuidados com a saúde da criança, consultas de pré-natal, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, sejam mantidos e retornem à rotina habitual.

Os equipamentos estão disponíveis para todos os municípios brasileiros que solicitarem credenciamento. Estas unidades atuam como ponto de referência da Atenção Primária à Saúde (APS) e buscam também conter a transmissibilidade do coronavírus, ao reduzir a ida de pessoas com sintomas leves aos serviços de urgências ou hospitais, além de deixar a procura das unidades de saúde para manutenção e retorno do atendimento de rotina.

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Mogeiro mantém abertas inscrições para concurso público com 72 vagas


Até a data de 7 de agosto encontram-se abertas as inscrições de candidatos para concurso público para provimento de 72 vagas no quadro de servidores da gestão municipal. Os cargos são para os níveis fundamental, médio e superior de escolaridade, com salários que variam de R$ 1.045,00 a até R$ 6,9 mil.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da organizadora do concurso, ou presencialmente na sede da prefeitura, no horário das 9h às 13h, até 7 de agosto. As taxas de inscrição custam R$ 75 para cargos de nível fundamental, R$ 85 para cargos de nível médio e técnico e R$ 115 para cargos de nível superior. As provas estão previstas para acontecer no dia 13 de setembro.

Cada candidato poderá inscrever-se para mais de um cargo previsto no concurso, desde que seja compatível o horário de provas, sendo as provas dos cargos de nível fundamental e médio em horários distintos dos cargos de nível superior.
Os candidatos aprovados serão contratos sob o Regime Jurídico de Trabalho do Servidor Estatutário, conforme a respectiva denominação, pré-requisitos, carga horária e salário base inicial especificados no edital, e de acordo com a Legislação Específica.
Ascom

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Assembleia e FAMUP lamentam morte da ex-prefeita de Itabaiana



O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo Paraibano, vem a público lamentar o falecimento da ex-deputada e ex-prefeita de Itabaiana, Eurídice Moreira, ocorrido nesta quarta-feira (1º), em João Pessoa, em decorrência do novo coronavírus.

Dona Dida, como era conhecida a ex-deputada, estava internada em um hospital particular da Capital há cerca de 50 dias.
Ela era professora e natural de Maceió (AL). Foi prefeita de Itabaiana por dois mandatos e deputada estadual por um mandato.
O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, expressou solidariedade à família de Dona Dina e a todos os que lhe acompanharam ao longo da vida.
“É uma grande perda para a Paraíba e Itabaiana. Nossos sinceros sentimentos à família, aos amigos e as pessoas próximas. Que Deus console o coração de todos neste momento de dor”, declarou o presidente da ALPB.

FAMUP

Famup lamenta morte da ex-prefeita de Itabaiana Dona Dida aos 82 anos
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) lamentou, nesta quarta-feira (1º), a morte da ex-deputada estadual e ex-prefeita do município de Itabaiana, Eurídice Moreira, mais conhecida como Dona Dida, aos 82 anos. Ela foi internada em um hospital de João Pessoa por conta de problemas respiratórios, em decorrência do coronavírus, chegando a permanecer na unidade hospitalar por cerca de 50 dias.
“Lamentamos a morte dessa mulher forte que contribuiu diretamente para o municipalismo na Paraíba quando foi prefeita e também deputada. Sua vida pública foi pautada pela defesa da população e o desenvolvimento da sua região polarizada pelo município de Itabaiana. A Paraíba perde um grande quadro político. Deixamos o nosso mais profundo pesar à família e aos amigos de Dona Dida”, destacou George Coelho, presidente da Famup.
Dona Dida era professora e natural de Maceió (AL). Chegou a ser prefeita de Itabaiana por dois mandatos e também ocupou uma das 36 cadeiras da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) por um mandato.
PB Agora


Sarau com cordéis de Fábio Mozart é habilitado no Edital CulturaPB na Web



O projeto Sarau Virtual, proposto pela atriz Das Dores Neta, de Itabaiana, está habilitado em avaliação preliminar do Edital da Secretaria Estadual de Cultura denominado “Cultura/PB na Web”, que classificará projetos destinados a proporcionar cultura, arte, entretenimento e atividades formativas para a população que se encontra em isolamento social e beneficiar artistas de diversas áreas afetados pela pandemia. Cada proposta selecionada terá direito a um cachê de R$ 1,2 mil, totalizando um investimento de R$ 180 mil. As propostas culturais em formato digital serão divulgadas em plataformas e tecnologias disponíveis on-line a partir do dia 14 de julho e uma das exigências do edital é que seu conteúdo seja de classificação etária indicativa livre. 

O projeto Sarau Virtual tem a participação do músico Carlos e da atriz Das Dores Neta, com cantigas e declamações, tendo como base a produção em literatura de cordel de Fábio Mozart. Os artistas são membros do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana que neste ano comemora 44 anos de atividades. Para marcar a efeméride, será lançado o documentário “A lista de Irene”, contando a trajetória do grupo.

Outro ator do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, Fred Borges, também teve seu projeto habilitado. Trata-se de “Zé da Luz apaixonado”, com declamações dos trabalhos do poeta itabaianense.