PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Poeta e professor sertanejo fala sobre cultura popular no programa “Alô comunidade”


O poeta cordelista e professor Francisco Diniz é o convidado deste sábado (29) no programa “Alô comunidade”, produção da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Coletivo de Jornalistas Novos Rumos, parceria da Rádio Zumbi e Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110 KHZ)
Cordelista sertanejo, Francisco Diniz é autor de mais de 60 folhetos. Professor de Educação Física do município de Santa Rita, ele desenvolve um trabalho de resgate e valorização da cultura do cordel desde 2000. Por meio de palestras e oficinas, o professor e cordelista ensina como produzir um texto observando a rima, a métrica e as estrofes em sextilha, décima e quadra. Com esse trabalho os textos são disponibilizados em diferentes espaços públicos.
O “Alô comunidade” é retransmitido e reprisado por uma rede de mais de 15 rádios comunitárias e livres, blogs e portais da internet e rádio wen Ganga de Maceió, além do portal DiarioPB. O programa tem início às 11 horas com apresentação de Fábio Mozart e Beto Palhano, apoio de Gilson Souto e Marcos Jr.


domingo, 23 de fevereiro de 2020

Disputa política dá o tom do carnaval em Itabaiana

Prefeito Lúcio Costa e o vice-prefeito Sinval no bloco "Brejinho Folia" em 2017, antes do "racha"


Este dia 22, sábado de carnaval em Itabaiana, teve como destaque o choque político entre o prefeito Lúcio Costa e um setor da oposição. A Polícia Militar impediu a circulação dos carros de som de um bloco liderado pelo vereador Baia e pelo pré candidato a prefeito José Sinval, gerando protestos por parte dos seus aliados que culparam o prefeito pela interdição. Por sua vez, a Prefeitura local rebateu a denúncia, esclarecendo que quem fez a queixa contra os carros de som foi a cidadã Gilvana Gomes, conhecida por Mocinha de Cyllfarne, a qual acionou a Sudema e o Ministério Público pelo “uso de veículo com som em volume ou frequência não autorizados pelo CONTRAN”, o que se constitui infração grave.

O bloco Brejinho Folia, do vereador Jânio Santana, o Baia, é o carro chefe da oposição na cidade durante o carnaval. No ano passado, o vereador do PT do B, que também é vocalista da banda Pagode Pinga Pura, parou seu trio elétrico durante o desfile e fez discurso criticando o prefeito pela falta de incentivo aos blocos. Outro bloco, As Virgens, fez imediatamente o contrapondo, defendendo o prefeito através do seu trio elétrico. A disputa política em pleno carnaval já é, portanto, marca da folia itabaianense.  



sábado, 22 de fevereiro de 2020

Poeta pernambucano debate rumos do cordel em programa radiofônico neste sábado (22)



O poeta, contista, ator e fotógrafo Marco Di Aurélio é o entrevistado deste sábado (22) do programa “Alô comunidade”, às 11 horas, na Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110 KHZ).

O cordelista Marco di Aurélio nasceu na cidade de Bodocó, alto sertão pernambucano. O artista inclui em seu currículo uma vasta experiência profissional que o conduz pelas artes plásticas, cinema, fotografia, palcos, contos e, sobretudo pela poética.
O programa, comandado pelo radialista Fábio Mozart, é produzido pela Rádio Zumbi, Coletivo de Jornalistas Novos Rumos e Academia de Cordel do Vale do Paraíba, retransmitido por uma rede de rádios livres e comunitárias e portais da internet.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Agenor Otávio é escolhido para Rei do Carnaval em Itabaiana



O poeta Agenor Otávio, 72 anos, será o Rei do Carnaval de Itabaiana no Ano Sivuca, ele que é primo do mestre e figura popular na cidade. Em 22 de fevereiro, às 19 horas, Agenor será coroado e abrirá o carnaval tradição do município. Agenor é sócio correspondente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Socorro Almeida, que é Secretária de Cultura e coordenadora da organização do carnaval, é sobrinha de Agenor Otávio e disse que a coroação do Rei é mais uma novidade do “Carnaval mestre Sivuca”. A Musa do Carnaval será a Miss Itabaiana 2019.

Tudo indica que essa rechonchuda figura carnavalesca, o Rei Momo, tenha sido inspirada em um personagem da Antiguidade clássica. Na mitologia grega, Momo era o deus do sarcasmo e do delírio. Usando um gorro com guizos e segurando em uma mão uma máscara e na outra uma boneca, ele vivia rindo e tirando sarro dos outros deuses.



terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Itabaiana sedia oficina para o Festival de Audiovisual da Paraíba nesta sexta-feira (21)


A Articuladora Cultural da 12ª Região, Clévia Paz, anunciou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, vai promover seis oficinas de capitação para o Edital da Chamada Pública “Festivais de Audiovisual da Paraíba 2020/2021”. A ação tem o objetivo de fortalecer a divulgação do certame e capacitar os agentes culturais. Em Itabaiana, a oficina será realizada na sexta-feira, 21 de fevereiro, das 8h às 12h, na Câmara Municipal.
As oficinas, que são abertas ao público e não exigem inscrição prévia, serão realizadas entre os dias 18 e 21 de fevereiro, nos municípios de João Pessoa, Remígio, Sumé, Sousa, Patos e Itabaiana.
A proposta do Governo é realizar 16 festivais, classificados em duas categorias: municípios que têm histórico recente na realização de festivais de audiovisual e novos municípios com vocação cinematográfica (que tenham sido palco de obra importante do cinema paraibano).


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Juripiranga e Itabaiana terão recursos para festivais de audiovisuais



Os municípios de Juripiranga e Itabaiana, no agreste paraibano, estão contemplados na chamada pública para patrocínio de festivais de cinema que foi publicado no Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira (13) e as inscrições dos interessados poderão ser feitas até as 23h59 do dia 13 de março. Os festivais serão realizados no período de 13 de abril deste ano até 13 de abril de 2021.
A proposta do Governo é realizar 16 festivais, classificados em duas categorias: municípios que têm histórico recente na realização de festivais de audiovisual, a exemplo de Juripiranga, e municípios com vocação cinematográfica iguais a Itabaiana, terra de Vladimir Carvalho, um dos maiores documentaristas do Brasil.
A realização dos Festivais de Cinema no interior do Estado será em parceria com a Companhia Paraibana de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). 
As propostas serão avaliadas levadas em conta os seguintes critérios: mérito do projeto, viabilidade da execução, fomento ao processo educativo-formativo e democratização do acesso. 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

IPHAN planeja I Encontro de salvaguarda da Literatura de Cordel na Paraíba


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, dando continuidade ao processo de salvaguarda da Literatura de Cordel, está planejando para este ano de 2020 o I Encontro de Salvaguarda da Literatura de Cordel na Paraíba, com a intenção de estabelecer diretrizes e um plano de ação para orientar as políticas públicas voltadas para este patrimônio cultural brasileiro no estado. Para que esse encontro seja construído coletivamente, serão realizadas algumas reuniões locais com detentores (poetas, xilogravadores, pesquisadores, instituições, etc), começando por João Pessoa, conforme informação da antropóloga Nina Vicente Lannes, da Divisão Técnica do Iphan na Paraíba.

No dia 18 de fevereiro, as 09h, será realizada a primeira reunião prévia na Fundação Casa de José Américo. A Academia de Cordel do Vale do Paraíba participará desta reunião e planeja a realização desses encontros em outras cidades onde residam membros atuantes da instituição.


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

ITABAIANA


Vereador instrumentaliza Câmara para dar visibilidade a setores da Igreja Católica

O vereador Cláudio Neto, de Itabaiana, apresentou requerimento solicitando sessão solene em homenagem ao Dia Municipal da Renovação Carismática Católica, instituída por Lei Municipal. A sessão seria realizada nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro.

A ação faz parte da estratégia de realçar a presença da Igreja Católica no parlamento local e em outros espaços públicos, diante da influência que vem tendo o neopentecostalismo na política brasileira.

Em dezembro de 2007, a então prefeita Eurídice Moreira, evangélica, instituiu por lei o Dia Municipal da Evangelização, cuja data, 20 de março, seria feriado no município.

A “guerra santa” entre católicos e protestantes na inserção de movimentos religiosos no espaço público coloca em perigo o caráter eminentemente laico dessas instituições como os parlamentos, segundo o cientista político Carlos Eduardo Procópio. Por outro lado, essas posições fazem parte de movimentos legítimos da sociedade que devem estar representados no parlamento e no próprio governo, conforme argumentam defensores desse tipo de intervenção religiosa no espaço público.


terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Artista visual de origem itabaianense falece em João Pessoa


Morreu nesta terça-feira (11) o artista plástico Unhandeijara Lisboa. Ele era escultor, xilogravador, fotógrafo e fundador e atual presidente do Clube da Gravura da Paraíba. Familiares confirmaram que o velório do importante artista ocorre na Central de Velórios Rosa de Saron, em Jaguaribe. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em João Pessoa, Unhandeijara Lisboa era ligado à cidade de Itabaiana, terra de sua mãe e avós. O mestre gravurista era muito amigo do também itabaianense Valdimir Carvalho e do agitador cultural Francisco Almeida, o Chico Veneno, este último já falecido.
A jornalista Socorro Almeida, Secretária de Cultura de Itabaiana, lamentou o desaparecimento de Unhandeijara a quem reputa como “gênio da gravura”. “Com ele desaparece boa parte da memória cultural de Itabaiana”, disse ela.
O radialista Fábio Mozart, da Rádio Zumbi e Rádio Tabajara, entrevistou Unhandeijara há alguns anos. Ouça a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=s7porSBNfjU&fbclid=IwAR1fXZcaSFb49afwXcfHiaD5NPeVo4nc6h0ePbTM95PTTNHqn8cTk_beDzg

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

“Alô comunidade” entrevista mais uma candidata à Academia de Cordel neste sábado (8)

O programa “Alô comunidade”, da Rádio Zumbi, Coletivo de Jornalistas Novos Rumos e Academia de Cordel do Vale do Paraíba, vai ouvir outra candidata a uma cadeira na Academia em eleição que será realizada no dia 7 de março. Desta feita será a poetisa Annecy Venâncio (foto). A entrevista com a candidata será neste sábado, dia 8 de fevereiro, às 11 horas, pela Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110 KHZ) ou pela net: https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/arquivos-html/index_am.html

O comunicador Fábio Mozart conduzirá a entrevista, com Beto Palhano e apoio técnico de Maurício Mesquita. Para Mozart, o programa busca fortalecer seu papel como veículos de informação da realidade cultural e social da Paraíba, notadamente dos movimentos que não têm penetração na mídia tradicional.
Na Rádio Web Zumbi, o programa será reprisado diariamente às 11 horas na semana seguinte. O material também estará disponível no Youtube e outros canais de Pod Cast, além do hotsite do jornal Tribuna do Vale e da própria rádio.



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Rádio Cidade de Pilar é a primeira a ser fechada no Governo Bolsonaro na Paraíba



A Rádio Comunitária Cidade, de Pilar FM, de Pilar (PB), foi fechada por agentes da Agências Nacional de Telecomunicações nesta terça-feira (4). A Rádio Cidade, apesar de ter uma solicitação de autorização para funcionar tramitando no Ministério das Comunicações desde 2017, ainda funcionava sem a documentação necessária por morosidade do Ministério. Para o radialista Beto Palhano, esta realidade em que vivem as rádios comunitárias do Brasil é culpa do Ministério das Comunicações que não cumpre os prazos previstos para dar as autorizações que as emissoras precisam para funcionar.
À reportagem da Rádio Zumbi, o líder comunitário Wilton Pontual informou que os agentes não apresentaram mandado judicial e apreenderam o transmissor e a mesa de som do estúdio da rádio. O coordenador da emissora, Trajano, não estava presente no momento da apreensão. "A revolta é grande na cidade", disse Pontual, o qual acredita que o fechamento foi devido a uma denúncia anônima.

Esta é a primeira ação da Anatel contra rádios comunitárias no Governo Bolsonaro na Paraíba. O "modus operandi" continua o mesmo: apreensões de equipamentos sem mandado judicial e sem direito à defesa das pessoas envolvida. Lideranças políticas de Pilar, a exemplo de Wilton Pontual, estão acionando políticos e entidades para reverter a situação.



domingo, 2 de fevereiro de 2020

Bloco da Igreja Católica abre carnaval gospel em Itabaiana


O Bloco Dons, organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana, desfilou neste sábado (01) no centro da cidade ao som de canções religiosas em rimo de frevo, reunindo cerca de mil fiéis.
“Não somos um bloco de rua, somos um bloco de adoradores de Deus”, registram os responsáveis nas redes sociais. O bloco é composto por jovens católicos e Regional do Agreste I. O bloco desfilou dançando e cantando frevo, sambas e marchinhas carnavalescas com letras gospel.
O carnaval gospel é assumido por diversas denominações evangélicas e agora pela Igreja Católica para atrair jovens, principalmente, e evangelizar. Não se bebe álcool e não há canções com ritmos afros, considerados atrelados ao candomblé e umbanda, religiões consideradas “afrontosas aos cristãos”. Para esses carnavalescos, o “carnaval mundano” é pecaminoso, mas “viver a alegria em Deus merece comemoração na rua”. “O mal do Carnaval não está na festa em si, mas no modo como muitos encaram estes dias. Além do mais, o Carnaval já se tornou uma festa folclórica, ou seja, já faz parte da vida cultural do nosso País”, garante o padre Evaldo Cézar de Souza.