PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Primos do mestre Sivuca abrem festa de José Lins do Rego em Pilar

 



O maestro Luiz Carlos Otávio com os músicos Orlando Otávio e Marcílio Otávio estarão em Pilar no dia 01 de junho (sábado), abrindo a Semana José Lins do Rego, com apresentação em praça pública às 16 horas.


José Lins do Rego Cavalcanti nasceu no dia 3 de junho de 1901, no Engenho Corredor em Pilar-PB, faleceu em 12 de setembro de 1957 no Rio de Janeiro-RJ. Filho de João do Rego Cavalcanti e Amélia Lins Cavalcanti, foi criado no engenho Corredor, de propriedade do avô materno.

Reconhecido por sua história de músico engajado em projetos sociais, principalmente pela criação e regência do Coral Voz Ativa, o maestro Luiz Carlos Otávio é radicado em João Pessoa. Orlando Otávio é seu primo e, juntamente com Marcílio Otávio, forma grupo dedicado à música autoral e regional.

domingo, 26 de maio de 2024

Rádios online fazem parceria com entidades para produzir programa “Multimistura”

 


No ano de 2018, surgiu na rádio Zumbi um programa de debates livres, o “Multimistura”, analisando temas atuais com humor e absoluta liberdade. Desativado em 2022, o programa retorna através das Rádio Mutante, Rádio Zumbi e Rádio DiarioPB online e apresenta ao vivo a edição de reestreia nesta segunda-feira (27 ), com quatro dos antigos participantes, Fábio Mozart, Marcos Veloso, Sérgio Ricardo e Dalmo Oliveira. “Homenageamos os companheiros João de Deus e Beto Palhano, que partiram durante o período em que estivemos fora do ar”, disse o âncora e operador de som Veloso, um dos iniciadores do projeto e autor do título. “Multimistura porque lemos os fatos do cotidiano com a lente do anarquismo e bom humor, juntando, embaralhando e confundido tudo com a veia cômica e espirituosa de amigos em uma mesa de bar”, explicou ele.

Na nova versão, que tem como cabeça de rede a Rádio DiarioPB, em cadeia com a Rádio Zumbi e Rádio Mutante, o programa Multimistura volta com apoio da Associação Cultural Zé da Luz e Coletivo de Jornalistas Populares Novos Rumos. As edições estarão disponíveis através de vários formatos nas plataformas de streaming.

DATA: 27 de maio de 2027

HORA: 19 horas, ao vivo

ONDE: https://mutante2023.blogspot.com/

https://www.radiodiariopb.com.br/

https://radiozumbijp.blogspot.com/

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Vídeo do projeto “Caravana do Cordel Brasileiro” entra em processo de edição

 


O multimídia Sérgio Ricardo Santos, da DSCOM Agência de Comunicações, iniciou a edição do vídeo do material colhido para compilação nas cinco cidades visitadas pelo Projeto Caravana do Cordel Brasileiro, coordenado por Fábio Mozart, Claudete Gomes e Merlanio Maia.  

O projeto teve como iniciativa principal a visita a cinco cidades paraibanas, mobilizando artistas locais e realizando saraus, oficinas e palestras sobre literatura de cordel. O vídeo será oficialmente lançado no Youtube no início de junho, uma realização do Núcleo de Comunicação da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, tendo à frente Fábio Mozart e Dalmo Oliveira.  

A trilha sonora do trabalho é a canção “Paraíba minha terra”, letra de Zé da Luz e música de Jacinto Araújo (in memoriam), com adaptação de Max Mozart, da Associação Cultural Poeta Zé da Luz.

 

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Academias de Letras do brejo e agreste promovem encontro em Guarabira

O encontro reunindo as academias de letras de Itabaiana, Guarabira, Sapé, Mamanguape, Bananeiras e Solânea será realizado no dia 8 de junho em Guarabira, tendo como anfitrião o Padre Emiliano Camilo (foto), Presidente da Academia Guarabirense de Letras. A reunião vai abordar e programar ações comuns para difusão cultural na região, em intercâmbio entre as academias.

A proposta é do Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Fábio Mozart, acolhida pelas entidades congêneres. O Padre Emiliano Camilo expressou seu intento de realizar um encontro estadual, envolvendo todas as academias de letras da Paraíba, projeto que conta com o apoio do escritor Ramalho Leite, Presidente da Academia Paraibana de Letras, o que exigirá maior planejamento e recursos, ficando para ser agendado em setembro. “O encontro de Guarabira será um experimento para ações desse tipo em escala maior, quem sabe para ser o embrião de uma futura Federação Paraibana das Academias de Letras”, adiantou Fábio Mozart.

No encontro de Guarabira, as diretorias de cada entidade presente deverão apresentar quadro sobre a atuação em suas respectivas cidades e os problemas enfrentados para cumprir a incumbência de promover a cultura e as artes em suas comunidades. Na pauta, o papel dessas instituições na vida cultural das cidades, a participação da mulher na vida acadêmica e, por fim, celebrar um momento de confraternização e reafirmar o mesmo propósito de construir uma agenda unificada para ações conjuntas no futuro.