PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 30 de junho de 2024

Professora da UEPB é reconhecida pelo seu trabalho na salvaguarda do cordel brasileiro

 

A professora e Doutora em Ciência da Informação, Manuela Eugênio Maia, foi reconhecida como uma das pessoas do mundo acadêmico mais empenhadas na difusão e estudo do cordel brasileiro, destacada por sua excepcional contribuição nos temas acervo de cordel, planejamento bibliotecário e metodologia científica. Um dos reconhecimentos é concedido pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba, através do professor e cordelista Thiago Alves, membro fundador da entidade, que produziu o folheto Maria Eugênia Maia, guardiã do cordel, destacando essa respeitada referência no campo acadêmico.

 

Manuela Maia é bibliotecária, mestra em Educação, professora de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, foi palestrante convidada pela Library of Congress, Washington, DC, no Simpósio Internacional de Cordel, nominado Literatura de cordel. Em 2013, por meio do projeto Análise de banco de dados web de acervo de cordel: otimização de sistema a partir das expectativas de usuários, recebeu o prêmio de menção honrosa junto a Emerald/Capes referente ao concurso “Promovendo a disseminação do conhecimento em Ciência da Informação no Brasil”.  

O folheto Maria Eugênia Maia, guardiã do cordel será lançado em 11 de julho no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, durante o sarau Poemas e Cantos da Cidade, com entrada franqueada ao público a partir das 18h30. Será oferecido coquetel ao público presente.

 

 

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Das Dores Neta e Antonio Cariri atuam em peça sobre José Lins do Rego

 


A atriz Das Dores Neta e o músico Antonio Cariri, de Itabaiana, fazem parte do elenco do espetáculo sobre o escritor José Lins do Rego, produzido pela Companhia de Teatro Despertarte. A peça será apresentada nesta segunda-feira (3) em praça pública, em Pilar, como parte da programação da XXIV Semana Cultural José Lins do Rego.

Das Dores Neta tem vários trabalhos no teatro e no cinema. Integra o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana (GETI), que tem mais de 30 anos de existência. Das Dores participou dos espetáculos “A Peleja de Lampião com o Capeta”, “Cantiga de Ninar na Rua”, “ABC de Zé da Luz, O Poeta do Povão”, e do filme “O Anjo e a Serpente”. Em 2010, atuou no vídeo documentário “Feminino Plural”, do cineasta paraibano Rodrigo Brandão. Das Dores Neta fez participação no filme junto com os atores Adriana Felizardo, Normando Reis e Maria Helena Feliciano. O projeto foi produzido pela Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, da cidade de João Pessoa, com apoio da Associação Cultural Poeta Zé da Luz.