PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 26 de agosto de 2023

Jornalista Josélio Carneiro concede entrevista ao Alô Comunidade

 


No programa Alô Comunidade deste sábado (26), o jornalista e radialista Josélio Carneiro bate um papo com Fábio Mozart e Bento Júnior, falando de sua vida como profissional da comunicação e seu interesse na conservação do patrimônio histórico ferroviário da Paraíba.

 

O Alô Comunidade é uma parceria da Rádio Zumbi e Rádio Tabajara da Paraíba AM, com reprise no pós rádio através de diversas emissoras comunitárias e rádios a cabo. O programa tem início às 11 horas, sempre destacando temas relevantes para a população, abordando temas como cultura, cidadania e educação. Para ouvir na internet:

https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-am

 

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Biblioteca Arnaud Costa promove feira de troca de livros no Coletivo Anumará


Neste sábado, 26, a Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, promove uma feira de troca de livros, na sede do Coletivo Anumará, no segundo andar do Shopping Sul em João Pessoa, a partir das 16 horas. Para participar, basta levar os livros usados e selecionar, entre os títulos disponíveis, aquele que desejar fazer a troca. O evento acontece até às 20h durante a Feira de Cordel, promovido por um grupo de poetas cordelistas da Paraíba.

A atividade é aberta a todos os interessados, que deverão levar livros que estejam em bom estado e escolher exemplares dentre os que serão oferecidos. “Não recebemos dicionários, enciclopédias, obras didáticas ou técnicas, fotocópias, livros em espiral ou em más condições e revistas”, explica Fábio Mozart, da Sociedade Zé da Luz.

O projeto distribui livros em pontos de troca em Itabaiana, Mari, Bananeiras, Solânea e João Pessoa.  Um dos objetivos é justamente despertar o gosto pela leitura e pelas artes em geral e disseminar informações nas diversas áreas do conhecimento para contribuir na promoção de desenvolvimento humano, cultural e a inclusão social da comunidade.

O Espaço Anumará está localizado no primeiro andar do Shopping Sul, cuja proposta é promover atividades artísticas, literárias e ambientais. O projeto é conduzido pelo Coletivo Anumará, que reúne artistas, escritores e ambientalistas, majoritariamente do Bairro dos Bancários.

  

domingo, 20 de agosto de 2023

Zé da Luz adere ao movimento de defesa da memória ferroviária na Paraíba

 

Estação de Itabaiana

A Associação Cultural Poeta Zé das Luz, de Itabaiana, se une ao movimento de defesa da memória ferroviária na Paraíba, composto por historiadores, jornalistas, ex-ferroviários e agentes culturais ligados principalmente à área de turismo nas cidades por onde passavam os trilhos da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. Um dos diretores da Zé das Luz, Fábio Mozart, é ferroviário aposentado e um dos que defendem a preservação da memória ferroviária no Estado, fazendo parte dos que assinam petição para levar este debate à Assembleia Legislativa da Paraíba. O grupo busca montar planilha com os dados das estações no Estado, as que foram recuperadas, qual a finalidade que foi dada aos prédios das estações, quais estão em ruínas e as que foram totalmente demolidas.  

Em Itabaiana, a Associação Zé da Luz e Academia de Cordel do Vale do Paraíba, sediadas na cidade, já conversaram com o prefeito, Lúcio Flávio Costa, sobre a revitalização do pátio ferroviário do Triangulo, uma das cinco estações triangulares que já existiram no Brasil. Na ocasião, há cerca de sete anos, o prefeito acenou para um projeto do Município que transformaria o ambiente ferroviário em um centro cultural, dependendo de verbas federais. “Estamos agendando outra reunião com o prefeito, dessa vez acompanhados de Cleofas, do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba, para retomar a conversa sobre o projeto e buscar parceria para lançamento do livro Nos Trilhos da Memória – pare, olhe, escute, do jornalista, escritor e policial penal, Josélio Carneiro de Araújo, abordando a temática ferrovia e o resgate de sua memória. O livro abre o debate para políticos e atores ativistas da sociedade civil, objetivando a recuperação e ocupação cultural de antigas estações de trem abandonadas, prédios em ruínas em várias cidades a exemplo de Guarabira, Patos, Sousa, Soledade, Alagoa Grande, Ingá e Itabaiana. Dezenas de fotografias históricas ilustram a obra impressa na Letras e Versos, editora do Rio de Janeiro.

sábado, 19 de agosto de 2023

Instalação da Academia de Letras movimenta cenário cultural de Bananeiras


Nesta sexta-feira (18) ocorreu a solenidade de instalação da Academia Bananeirense de Letras e Artes, com posse e apresentação dos membros fundadores que receberam a outorga simbólica da imortalidade acadêmica, sob a presidência do teatrólogo Joilson Custódio. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Bananeiras, com a presença de Ramalho Leite, Presidente da Academia de Letras da Paraíba, Wolhfagon Costa, Presidente da Academia de Letras de Solânea e Ana Maria Almeida, que preside a Academia Sapeense de Letras, Artes e Ciências, além do Presidente da Câmara, vereador Marcelo Bezerra, ex-prefeita Marta Ramalho, Secretário de Cultura de Mari, Manuel Batista, entre outros convidados. 

Durante seu discurso, o Presidente da Academia Bananeirense de Letras e Artes, Joilson Custódio, enalteceu a intenção da entidade no sentido de valorizar não só a cultura erudita como as manifestações artísticas do povo, contribuindo com o acesso e a democratização dos saberes, além da preservação da cultura regional.

Na ocasião, o cordelista Fábio Mozart lançou o folheto ABC da Academia Bananeirense de Letras e Artes e tomou posse na Cadeira nº 2, cujo patrono é o cordelista bananeirense João Melquíades Ferreira. Foram diplomados ainda Maria Mércia Muniz, radialista Mauro Gomes, escritor Manoel Luiz Silva, historiadora Raquel Rocha, produtor cultural Joilson Custódio, forrozeiro Severino Gomes (Tuíca), professora Terezinha Campos, historiador Ramalho Leite, músico Oseas Almeida Neto, brincante Marluce Soares, escritor Antonio Carlos Pereira, pesquisadora Desiane Maiara, músico Rogério Ribeiro, agente cultural Alberto Jorge Souto e a professora Ana Maria Almeida.

 

 

,