PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 6 de dezembro de 2025

Jornal elege personalidades e destaques do ano na Paraíba

 

Escritora Maria Aparecida Cardoso

O jornal Tribuna do Vale divulga lista dos destaques de 2025, em reconhecimento às figuras públicas, artistas, empresas e comunicadores considerados de relevância, reconhecendo a excelência em setores específicos como a área cultural e política.

Como mídia de destaque do ano, a rádio online e portal DiarioPB foi eleita como homenagem ao empreendedorismo comunicacional na criação de negócios inovadores, através de uma comunicação focada em inovação e construção de marca.

 

DESTAQUES DO ANO

 

Melhor podcast do ano: Rádio Barata no Ar.

Melhor jogador de futebol do ano: Kaike (Picuiense) ganhou o "Gol Arretado" do Campeonato Paraibano 2025, eleito por votação popular.

Melhor colunista do ano: Rubens Nóbrega.

Escritor revelação: Flaviano Batista, de Itabaiana.

Escritora revelação: Maria Aparecida Cardoso, de São João do Rio do Peixe (PB)

Melhor Secretário de Cultura do ano: Evanio Teixeira, de Pilar.

Melhor Secretário de Turismo do ano: Vavá da Luz, de Ingá.

Melhor produtor radialista cultural: Hosmá Passos, de Piancó.

Melhor rádio institucional: Rádio Câmara de João Pessoa.

Melhor grêmio artístico literário: Academia Solanense de Letras.

Agitadora cultural do ano: Ana Almeida, de Sapé.

Melhor ator: Chicco Mello, de Solânea.

Melhor gestor cultural do ano: Bira Delgado

Melhor locutor de rádio: Batista de Andrade, de Bananeiras.

Melhor comediante: Romye Schneider 

Destaque artes plásticas: Júnior Pintyarte

 

domingo, 30 de novembro de 2025

Fábio Mozart recebe votos de aplausos da Câmara Municipal de João Pessoa

 

Fábio Mozart com o voto de aplausos, ladeado pelo gravurista Leonardo Leal (à esquerda) e Sérgio Ricardo Santos, da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou votos de aplausos ao escritor e jornalista Fábio Mozart, reconhecendo sua contribuição para a cultura e a comunicação na Paraíba, notadamente como poeta cordelista. A iniciativa partiu do vereador Marcos Henriques, destacando ainda com a homenagem os poetas que participaram da Festa Literária do Extremo Oriental – Flor, em outubro passado.

A iniciativa ressaltou a trajetória do homenageado como autor de livros, cronista e incentivador de projetos culturais voltados à valorização da memória popular.

Durante a votação, o vereador Marcos Henriques enalteceu o papel dos poetas populares na difusão da literatura e na promoção de debates sobre cidadania e identidade nordestina.

O jornalista e radialista Fábio Mozart é conhecido por sua atuação em mídias alternativas e por trabalhos que unem crítica social e humor, além de sua participação em movimentos culturais da capital.

O voto de aplausos representa uma forma simbólica de reconhecimento público,

 

Thiago Alves é eleito para a Academia Paraibana de Poesia

 

Thiago Alves ao lado de Francisca Vânia, Fábio Mozart e Sérgio Ricardo Santos, da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz

O poeta, artista plástico e professor Thiago Alves foi eleito neste domingo (29) como o mais novo integrante da Academia Paraibana de Poesias. Ele ocupará a cadeira cujo patrono é o poeta popular Romano de Mãe D´água

O novo "imortal" nasceu em Itabaiana, já publicou diversos livros e faz parte da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, em cujo estande no Festival Literário Internacional da Paraíba foi recepcionado pela poetisa Francisca Vânia, Presidente da Academia Paraibana de Poesia. “É com muita satisfação que recebemos este confrade, reconhecendo seu  trabalho e a dedicação em favor da cultura”, disse Francisca Vânia.

Na oportunidade, Francisca Vânia lançou seu livro “Poemas para Anayde Beiriz”, poetisa, professora e intelectual paraibana, reconhecida como símbolo de resistência feminina e liberdade intelectual. O programa “Alô comunidade”, da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, gravou entrevista com a escritora Vânia.

 

 

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Cordelistas são homenageados com votos de aplausos em João Pessoa

 


Cordelistas recebem diploma de Honra ao Mérito Cultural e Moção de Aplausos do vereador Marcos Henriques, em solenidade realizada no dia 18 de novembro, no Sindicato dos Bancários em João Pessoa. A homenagem foi proposição do vereador Marcos Henriques, reconhecendo a importância dos artistas da palavra na preservação da memória e na renovação da tradição do cordel, e como forma de agradecer as presenças dos homenageados na 1ª FLOR – Festa Literária do Extremo Oriental, ocorrido em João Pessoa de 23 a 26 de outubro de 2025, ocupando o Centro Histórico da cidade.

Estiveram presentes os cordelistas Bento Júnior, Arnaldo Melo, Chico Mulungu, Oliveira de Panelas, Thiago Alves, Merlanio Maia e Robson Jampa, além do cantor Adeildo Vieira e outras personalidades da cena cultural pessoense.

Por motivo superior, o cordelista Fábio Mozart não esteve presente ao evento, mas foi lembrado com carinho durante a cerimônia, tendo sua trajetória e contribuição à literatura de cordel destacadas pelos presentes. ”Sua ausência física não diminuiu o reconhecimento de sua importância para o movimento cordelista paraibano, sendo citado em discursos e homenagens espontâneas que reafirmaram seu papel como referência na arte popular paraibana”, disse Thiago Alves, que representou a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz no encontro de poetas.

 

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Estudantes de Itabaiana relembram nomes de pessoas negras da comunidade em projeto de arte


O professor Edriano Silva, da disciplina de artes, realiza na Escola Professor Mendonça, em Itabaiana, o projeto “Por caminhos de resistência”, trazendo o legado do povo negro na região, em alusão ao Dia da Consciência Negra e o resgate da ancestralidade, iniciado no dia primeiro, com término em 20 de novembro.

O projeto destaca nomes de pessoas da comunidade, a exemplo de Luciana Araújo, poetisa, pedagoga e graduanda em Letras na UFPB; Arlinda Cirandeira, primeira mulher cirandeira do estado da Paraíba com seu legado na construção da cultura em nossa cidade, Nevinha do Artesanato e suas panelas de barro, a professora de matemática Tia Ceiça da Escola Professor Mendonça e também a representação de Tia Pretinha, auxiliar de limpeza da escola e moradora da comunidade.

“Trata-se do reconhecimento de Itabaiana como território de resistência negra e visibilização da produção artística afro-brasileira local”, afirmou Edriano.

A data de 20 de novembro homenageia e recorda a luta do herói e líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. Até a sua morte, ele defendeu sua comunidade e lutava pelos direitos de seu povo. Nesta data, têm destaque o resgate da ancestralidade, a libertação do povo negro e as aspirações democráticas étnico-raciais.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Sociedade Zé da Luz participa da Festa Literária do Extremo Oriental – FLOR

 


Os poetas Fábio Mozart e Quelyno Souza participaram  da 1ª Festa Literária do Extremo Oriental (FLOR), promovida pela Confraria Sol das Letras. O evento envolveu literatura, arte, música, cinema e cordel em ações espalhadas pelo Centro Histórico da cidade. No dia 25 de outubro, os dois representantes da Zé da Luz estiveram no Polo do Cordel Zé Limeira, declamando folhetos publicados pela Editora Zé da Luz.

No dia anterior, foram gravados depoimentos de vários artistas presentes, sob o comando técnico de Sérgio Ricardo Santos, produzindo conteúdos para nossas mídias radiofônicas e na internet. Entre as pessoas entrevistadas, estavam o poeta repentista Oliveira de Panelas e a grande dama da cantoria na Paraíba, Maria Soledade.

A FLOR se configura como uma festa pop, com muito lançamento de livros, declamações, poesia, música, debate sobre a importância das editoras para os escritores e como eles vencem as dificuldades para publicar seus livros.


                      Maria Soledade, Oliveira de Panelas e Fábio Mozart

 

domingo, 19 de outubro de 2025

Entidades e comunicadores de Solânea criam rádio, portal e TV Online

 

A Rádio Comunitária Solânea FM, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Solânea e outras entidades da sociedade civil realizaram reunião em 16 de outubro para tratar de projeto de criação do PodSol, um portal destinado a prover informação com qualidade e responsabilidade à sociedade. Na ocasião, começou a se formar um coletivo de cidadãos solanenses que objetiva proporcionar o debate democrático dos temas cotidianos do município contextualizados no cenário nacional. Levar arte, cultura e educação, democratizar a comunicação, com ética e qualidade, ser canal da comunidade são os propósitos do PodSol, disse Wolhgagon Costa, um dos idealizadores do projeto.


O lançamento do PodSol está previsto para novembro vindouro, com apoio da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, entidade que atua em toda Paraíba, incluindo produção de conteúdos com qualidade e responsabilidade à sociedade, caso dos programa “Alô Comunidade”, parceria com a Rádio Comunitária e DiarioPB, e o programa “Estação cultura”, em consórcio com a Academia Solanense de Letras e Academia Bananeirense de Letras e Artes.

“É do nosso interesse participar desse coletivo, dentro da ideia de estabelecer uma rede de comunicação que atue em todos os meios (rádio, televisão e internet), atendendo unicamente aos interesses da sociedade, levando conhecimento, informação e cultura para a população de todas as idades, sem interferência política ou comercial”, afirmou Sérgio Ricardo Santos, Presidente da SCPZL, onde Wolhfagon Costa é Presidente de Honra.

O portal já está registrado como podsol.org.br, tendo na ocasião recebido doação de microfones e mesa de som de Marcos Alanio e Wollhfagon Costa. Participaram da reunião de criação do PodSol os comunicadores Wolhfagon Costa, Marcos Alanio, José Baracho, Jota, Beneilton, Cícero Rocha e Aécio.