PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Zé da Luz apresenta três candidatos para Conselho de Cultura de Itabaiana

 

No dia 25 de setembro será realizada eleição para a composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabaiana. Para esse processo seletivo estão se dispondo a ocupar cadeiras os artistas Orlando Otávio, Clévia Paz e Wagner Lins, representando a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.

Orlando Otávio (foto) é compositor e poeta do cordel brasileiro. Wagner Lins é poeta, ator e trabalha com audiovisual; Clévia Paz atua na articulação cultural da região há mais de 35 anos.

Esses agentes culturais terão a missão de fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas municipais na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paraibana, entre outras ações.

Para Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Sociedade Zé da Luz, os artistas indicados estão aptos a fazer a ponte entre poder público e sociedade civil, “por sermos uma entidade consistente, com quase cinquenta anos de história, que sempre esteve à frente das mobilizações das diversas áreas artístico-culturais e por isso é reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela Câmara de Itabaiana, através da Lei nº 16-A/79, sancionada pelo então prefeito, Dr. Aglair da Silva”, informou Santos.

sábado, 6 de setembro de 2025

Entidade propõe homenagem para articulador cultural do sertão paraibano

 A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, que atua em todo território da Paraíba, aprovou emissão de diploma de honra ao mérito cultural para o poeta e radialista Hosmá Passos, de Piancó, “como forma de valorização da arte e da cultura representada pelo ativista sertanejo, cujo trabalho vem contribuindo para a difusão da cultura popular, notadamente o cordel”, conforme afirmou Fábio Mozart, secretário da entidade e autor da proposição.

Hosmá Passos é poeta, oficineiro, escritor, declamador, locutor de rádio, apresentador e promotor de Festivais de Poetas Repentistas e de Cantorias. Nasceu em Piancó na Paraíba. Também atua como professor de matemática e radialista, tem um livro publicado: “Enquanto Existir Poeta, Há A Raiz da Cultura!”; participou de várias antologias poéticas; é coautor de vários livros de poesia.  Foi idealizador do Dia da Poesia em várias cidades da Paraíba, como Patos, projeto aprovado pela câmara da cidade, que instituiu homenagem ao poeta de Patos, Silvino Pirauá, um dos pioneiros da literatura de cordel, juntamente com Zé Duda e Leandro Gomes de Barros.

“Muito justo esse reconhecimento a uma pessoa que contribui para o desenvolvimento da cultura do Estado”, disse Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Sociedade Zé da Luz e apresentador do programa “Alô comunidade”, radiofônico produzido pela instituição através da Rádio DiarioPB e Rádio Tabajara. O poeta Hosmá Passos foi ouvido no programa, na edição de 6 de setembro.  

A premiação será entregue em Piancó ou Itaporanga, em data ser definida. Hosmá Passos declarou sentir-se muito honrado por receber o diploma e ter sido aceito como sócio da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, que tem como `Presidente de Honra o escritor Wolhfagon Costa, de Solânea.