PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 22 de março de 2023

Academia de Letras promove sarau em Solânea

 


A Academia Solanense de Letras promoverá um encontro literário no Binário Café, em Solânea, a partir das 19 horas, em 14 de abril próximo. O evento foi batizado como “Roda de conversa”, dentro do projeto Sexta das Artes, e terá declamações e feira de livros usados, um momento de escambo literário, além de intervenções musicais. O cordelista Fábio Mozart fará lançamento do seu novo folheto, “Romance do pato misterioso”.

Durante todo encontro, um microfone estará disponível ao público, que poderá recitar poesias, contos, fazer performances ou mesmo cantar. O objetivo, segundo os organizadores do coletivo, é fazer a poesia e as artes em geral circular em diferentes espaços, da periferia ao ambiente do bar. “A ideia foi importada dos saraus que acontecem em outras cidades, e a proposta é realizar tais intervenções mensalmente”, disse um dos organizadores.

terça-feira, 21 de março de 2023

Ministro da Justiça Flávio Dino faz notícia-crime contra Deputado Cabo Gilberto



O ministro da Justiça, Flavio Dino, enviou hoje documento ao ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito 4.781, afirmando ter sido alvo de crime em virtude do “cometimento de ilícitos penais”  por parte dos deputados federais Eduardo Bolsonaro, Carlos Jordy, Paulo Bilynsky, Otoni Moura Júnior, Cabo Gilberto e dos senadores Flavio Bolsonaro e Marcos do Val.

Dino denuncia na notícia-crime que teve o nome envolvido em fakenews por ter, no exercício do cargo de Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, participado, no dia 13 de março, de evento no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

No documento, elenca uma série de postagens, de autoria dos parlamentares citados, que insinuam o possível envolvimento do Ministro de Estado da Justiça com organizações criminosas que atuam no complexo da Maré, no RJ.

Dino relata que foi alvo das insinuações por ter participado do lançamento do Boletim “Direito à segurança pública na Maré”, publicação que a Redes da Maré faz anualmente desde 2016 e que apresenta a sistematização dos dados sobre os impactos da violência armada na região, composta por 16 localidades e com população de cerca de 140 mil pessoas.

A Redes da Maré é uma organização da sociedade civil que nasceu a partir da mobilização comunitária e atua para articular soluções para os problemas da população local. A partir do referido Boletim, a entidade objetivava expor urgências de intervenção do Estado na Comunidade, bem como sugerir e reivindicar políticas públicas.


(Correio Brasiliense, matéria assinada por Samanta Sallum)

quarta-feira, 15 de março de 2023

Poeta Neto Ferreira protesta contra “descaso” da gestão em Livramento com relação à cultura

 


O poeta e historiador Neto Ferreira deu entrevista no dia 11 de março na Rádio Tabajara da Paraíba AM, no programa “Alô comunidade”, quando lamentou a falta de atenção do prefeito de Livramento (PB), Ernandes Barbosa, o Nananda (PL), que não vem tratando a cultura com o devido respeito, segundo Ferreira. “Não temos apoio, fomento e valorização do artista local por parte do atual prefeito Nananda. Continuamos sem ter nenhum apoio, como aconteceu no governo de Carmelita, a gente esperava mudanças, mas a cultura segue entregue às traças”, afirmou Neto Ferreira. Segundo ele, “não há política pública nem diálogo com a classe artística e a Prefeitura sequer prestigia os eventos raramente promovidos por projetos particulares”.

 

O poeta lembrou que a cidade espera receber cerca de R$ 150 mil das leis de fomento cultural, mas “corre o risco de perder esses recursos por falta de planejamento e diálogo com a sociedade civil”. A cidade já viveu momentos brilhantes no setor cultural, como o projeto Quarta Cultural, realizada pela Secretaria de Educação em conjunto com as escolas há alguns anos, onde eram feitas diversas apresentações culturais pelos próprios alunos das escolas, como danças de rua, mostra de poesia e cantores regionais.