PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Artesã itabaianense se inspira na pandemia do coronavírus e homenageia trabalhadores da saúde

 

A artesã Isabel Mendes, dona Bezinha, representa em Itabaiana um dos mais ricos patrimônios culturais do país. Mestra no artesanato de bonecas de pano, dona Bezinha trabalha desde os nove anos de idade, vendendo seus produtos em feiras e exposições. As bonecas de dona Bezinha são criadas a partir da realidade da artista, com personagens do seu dia-a-dia.

Os produtos autorais de dona Bezinha têm novos personagens: médicos e enfermeiros que estão na linha de frente do combate ao Covid 19. “Uma homenagem a esses profissionais que estão arriscando suas vidas para salvar outras pessoas”, disse ela.

Durante a pandemia, o segmento do artesanato também passa por grandes dificuldades, enfrentando o isolamento social e a crise econômica. Os artistas que sobrevivem dessa atividade sofrem com a suspensão das oportunidades de renda, gerando vulnerabilidade. A Prefeitura de Itabaiana promoveu edital de ajuda para os artistas, incluindo artesãos da cidade, através da Lei Aldir Blanc, no final de 2020. Artesãos locais estão sugerindo à Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, implantação de uma plataforma que sirva de vitrine do artesanato, portal exclusivo para exposição e venda de produtos artesanais produzidos na cidade. O objetivo da iniciativa seria promover, principalmente, os artesãos prejudicados pela pandemia do Covid-19, divulgando a produção das peças artesanais e conectando comprador e fornecedor.




 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Ingá é campeã em gastos com combustível na região de Itabaiana em 2020



A prefeitura de Ingá, município paraibano localizado na Região Metropolitana de Itabaiana, estado da Paraíba, gastou a quantia de R$ 1.100.298,20 em 2020 na compra de combustíveis, segundo dados do Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

Além de Ingá, 11 municípios paraibanos tiveram mais de R$ 1 milhão em gastos com combustíveis em 2020.  Gastos elevados e suspeitos com combustível pelas prefeituras estão sendo apurados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

No caso de Ingá, cuja população é de 18 mil habitantes, o consumo de combustível no ano passado foi a metade de Campina Grande, com 400 mil habitantes.

Fontes da Prefeitura de Ingá informam que, apesar de ter sido um ano atípico, em 2020 os tratores continuaram trabalhando na produção agrícola e a frota de ônibus escolares, vans e carros pequenos que transportam moradores para atendimentos diversos em outros centros não paralisou suas atividades.

 

sábado, 20 de fevereiro de 2021

“Alô comunidade” entrevista Fábio Mozart neste sábado na Rádio Tabajara


O programa “Alô comunidade” ouvirá o depoimento do jornalista e radialista Fábio Mozart na edição deste sábado, 20, às 11h na Rádio Tabajara da Paraíba AM. Mozart dialoga com a apresentadora Stela Maris Mariano sobre rádio comunitária, poesia, música e as consequências da crise sanitária para a sociedade. 

O programa tem apresentação de Marcos Fernandes e Bento Júnior, com produção de Dalmo Oliveira e Marcos Veloso. “Alô comunidade” leva conteúdos jornalísticos comunitários veiculados por diversas emissoras populares.

https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-am

 

 

 

 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Academia de cordel anuncia projetos culturais para 2021

 


Os membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba estiveram reunidos em assembleia geral virtual neste sábado, 30, quando aprovaram a renovação do cargo de Presidente do poeta Marconi Araújo, tendo como secretário Kydelmir Dantas e tesoureiro Thiago Alves. Na mesma ocasião, foi aprovada a manutenção do nome do poeta Oliveira de Panelas como Presidente Honorário e os poetas Paulo Filho, do Ceará, e Daudeth Bandeira admitidos como sócios correspondentes.

Durante a assembleia, foi anunciado que a Academia está construindo parcerias com setores oficiais de cultura na Paraíba para desenvolvimento de projetos na área, a exemplo do “Educa cordel”, para ser realizado nas escolas públicas através de oficinas e fortalecimento de talentos entre os jovens estudantes, que culminará no Festival Infanto-Juvenil de Literatura de Cordel. “Cordel na praça” é outro projeto da Academia, que está sendo preparado e será apresentado aos setores oficiais de cultura de João Pessoa, Itabaiana, Pocinhos, Itatuba, Guarabira e outros municípios.

A Academia de Cordel está buscando colaboração com a Fundação Casa de José Américo para realizar um projeto de editoração de folhetos com os poetas acadêmicos. “Nossa intenção em 2021 é conquistar um espaço físico para o funcionamento da Academia de Cordel do Vale do Paraíba em Itabaiana e uma subsede em João Pessoa”, adiantou Marconi Araújo.