PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Orlando Otávio destaca apoio ao esporte e incentivo ao fazer cultural como meta para vereador

 


O poeta e compositor Orlando Otávio, de Itabaiana, destacou a busca de investimentos em cultura e incentivo à prática esportiva na cidade como objetivos principais do seu mandato, se for eleito vereador. Ele falou sobre o tema na primeira entrevista da série que o portal Tribuna do Vale estruturou com candidatos a vereador de todos os partidos. Orlando concorre pelo Partido dos Trabalhadores com o número 13.123.

O candidato Orlando Otávio ressaltou o esforço da atual gestão de Lúcio em manter os serviços e expandir o incentivo ao esporte, mesmo durante a crise, com queda da economia. “Nós temos uma geração de atletas de bom nível, mas precisamos de uma lei de incentivo ao esporte e à cultura, e isso eu pretendo debater e encaminhar na Câmara. Meu sonho é ter uma equipe de futebol profissional em Itabaiana que possa disputar o campeonato da segunda divisão”, disse Orlando.

Além disso, Orlando Otávio destacou a importância do setor de artesanato na cidade de Itabaiana. “Eu quero ser o representante do esporte amador da cidade na Câmara Municipal, e dos fazedores de cultura, dos artesãos e das populações periféricas, destacando Campo Grande que é meu reduto e onde está a raiz da família, onde nasceu Sivuca, meu primo legítimo e maior músico que a Paraíba produziu”, destacou Orlando.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Artista itabaianense é recordista em músicas gravadas, segundo ECAD

O maestro, cantor e compositor Carlos Santorelli, itabaianense radicado em São Paulo, é o artista nacional com o maior número de músicas gravadas, conforme pesquisa realizada no site do Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (ECAD), e nas plataformas digitais onde se encontram registradas suas obras. São mais de 2.500 canções gravadas como intérprete e mais de 2.000 obras gravadas como compositor. Sua obra transita entre o erudito e o popular, compondo desde uma peça para orquestra sinfônica até uma canção popular. 

No seu repertório erudito encontram-se pelas para violão clássico, piano, flauta e oboé, além de obras sacras, poemas sinfônicos e concertos para grande orquestra. No universo popular, Carlos Santorelli transita por vários gêneros musicais, desde samba, frevo, reggae, valsa, hinos e música afro, carimbo e até cantigas de roda infantis.

Carlos Santorelli teve músicas gravadas por inúmeros artistas, tais como Agnaldo Rayol, Perla, Wanderley Cardoso, Almir Rogério, Marcos Roberto, Waldik Soriano, Cláudia Barroso, Alcymar Monteiro, Juliano Rivas e muitos outros. “Sou um músico sem preconceito”, define Santorelli. Um dos seus gostos é compor hinos para clubes de futebol. “Já criei muitos, incluindo o hino do Vila Nova de Itabaiana, meu time de coração”, disse ele.

Formado em violão clássico pelo tradicional Conservatório Villa Lobos, de São Paulo, graduado em música pela Faculdade Paulista de Arte e pós-graduado em regência pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, além de maestro, Carlos Santorelli é advogado e professor universitário. Possui ainda mestrado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento, de São Paulo.

Carlos Santorelli tem biografia publicada no livro “Artistas de Itabaiana”, de Fábio Mozart. “Acompanho o trabalho de Fábio Mozart, um conterrâneo amigo, de quem guardo um exemplar desse livro autografado por ele, e é um dos meus elementos de coleção mais valiosos”, garante Carlos.

Ouça aqui o Hino do Vila Nova de Itabaiana, composto por Carlos Santorelli:

https://www.youtube.com/watch?v=Q5UEOdpDmeg&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2RkGESq87PsQfNyjQbI6U9mPG1sGJv-0oBJ8MoiIoj3DCdvJa4HlPTLQE

 


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Itabaiana, Juripiranga e Pilar já receberam recursos da “Lei Aldir Blanc” para a cultura

Municípios de Itabaiana, Juripiranga e Pilar, no vale do Paraíba, já receberam os recursos para encaminhar as ações da Lei Aldir Blanc, o socorro financeiro criado pelo Governo Federal para atender o setor cultural durante a pandemia. Estes municípios devem elaborar plano de ação, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura.

Os editais devem contemplar premiação de indivíduos e grupos, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido; e a premiação de propostas de manutenção ou de retomada de atividades de espaços, grupos e iniciativas; além de 2 editais para a contratação de apresentações, performances e atividades formativas para a internet.

Pelo texto da Lei, os Estados terão 120 dias para executar ações de atendimento ao setor cultural e aplicar todos os recursos. O dinheiro que não for gasto em ações voltará ao Governo Federal, deixando de beneficiar parte dessa comunidade.

Por isso, os gestores têm chamado a atenção de artistas e trabalhadores da cultura em geral para o cadastramento à renda direta e, a partir da publicação, para se inscreverem nos editais com suas propostas.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Professor itabaianense pode ser indicado por Bolsonaro para Reitor da UFPB

 

O psicólogo Valdiney Gouveia, de origem itabaianense, é o nome que um grupo de conservadores está levando ao Presidente Bolsonaro para ser indicado Reitor da Universidade Federal da Paraíba, mesmo estando em terceiro lugar na lista tríplice votada pela comunidade acadêmica. A argumentação do grupo para defender o menos votado é que as duas outras candidaturas estariam atreladas a partidos políticos de esquerda.

Valdiney Veloso Gouveia também é bacharel em Direito, com Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Madri, Espanha.

Na consulta promovida pela UFPB, a Chapa 2, encabeçada por Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, foi eleita com 48,44% dos votos. A Chapa 1, dos professores Isaac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi, teve 46,21%; e a Chapa 3, dos professores Valdiney e Liana Albuquerque, registrou 5,35%.

O Presidente tem o poder de indicar qualquer nome da lista, sem ouvir ninguém. “Isso levará a que o indicado tenha enormes dificuldades para liderar a comunidade acadêmica, ao ser escolhido sem que a vontade dos seus pares e dos estudantes tenha sido contemplada”, disse um professor da UFPB.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

ITABAIANA

 Ensino fundamental registra crescimento histórico no Ideb


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na terça-feira (15) pelo Ministério da Educação, mostra o município de Itabaiana passando de 3.5 para 4.3 no Fundamental I e de 2.0 para 3.4 no Fundamental II. De 2015 para 2019,o ensino fundamental público teve crescimento de 70%.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos, a aprovação escolar e o aprendizado em português e matemática.

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. O prefeito Lúcio Costa disse que o resultado é fruto de um trabalho de equipe e o esforço dos alunos, além do envolvimento de pais na educação dos filhos.

Em 2016, Itabaiana teve o pior Ideb do ensino fundamental público da Paraíba. Segundo a avaliação, Itabaiana chegou ao índice 2 no ensino fundamental 2 da rede municipal, que vai do quinto ao nono ano, ficando longe da meta projetada, de 4,2, e sendo o pior desempenho nas duas redes e nos dois níveis fundamentais de ensino. Em relação à avaliação de 2013, o índice baixou 0,5.

 

 

 

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

PT acusa pré-candidatos de cooptação da militância em Itabaiana

 


Antonio Fernando (de branco) é pré-candidato a prefeito de Itabaiana pelo PT. Ronildo Bezerra é Presidente da legenda (à esquerda)


O Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Itabaiana, Ronildo Bezerra, lamentou que parte dos pré-candidatos a vereador pela legenda estejam sendo atraídos por outros pré-candidatos a prefeito. “Vem gerando desconforto entre os petistas o processo de cooptação sistemática dos nossos militantes por parte dos pré-candidatos José Sinval e Dema Azevedo”, afirmou Ronildo, em entrevista exclusiva para a Tribuna do Vale e DiarioPB. Segundo ele, Dema e Sinval, além do prefeito Lúcio Flávio, estão interferindo em algumas das pré-candidaturas a vereador, fazendo com que alguns desistam do projeto petista e passem a apoiar outros nomes que não o de Antonio Fernando, candidato do PT a prefeito nas eleições de novembro. Conforme Ronildo, a conversão dos petistas se dá através de promessas de emprego e recursos para campanha. “O Dema Azevedo levou três dos nossos pré-candidatos, inclusive disponibilizando um terreno em propriedade sua para que ele plante verduras, e o Sinval levou quatro com promessas de empregos futuros”, denunciou o petista. Dos vinte e dois pré-candidatos a vereador, o partido só dispõe de dez. Os demais foram apoiar outras candidaturas. O próprio prefeito Lúcio Flávio, ainda conforme Ronildo, manobrou para que um pré-candidato de Maracaípe desistisse e apoiasse a candidatura à reeleição da vereadora Fanta, da base de apoio do prefeito na Câmara, e cooptou outro candidato da comunidade Jucuri, que ganhou emprego na Prefeitura.

Ronildo revelou que o PT se reuniu com Sinval, Dema Azevedo e Lúcio Flávio, em debate sobre as eleições e possíveis alianças. “A convite deles, discutimos a realidade política e o quadro atual no município, ocasião em que recebemos chamamento de todos esses agrupamentos políticos para compor a base de apoio nas eleições”. Ele afirmou que o candidato Dema Azevedo, do MDB, ofereceu a vaga de vice na chapa, tendo o prefeito ofertado uma secretaria e Sinval garantiu que o PT teria duas secretarias, caso ele fosse eleito. “A decisão partidária foi de candidatura própria para construir um PT forte em Itabaiana e temos posição fechada sobre esse tema”, garantiu Ronildo.

O PT realizará reunião nesta quinta-feira (10) para avaliar o momento de tensão em que vive o partido em Itabaiana. Para ele, não será admitido que nenhum militante petista esteja em outras campanhas, abandonando a candidatura do partido. Sobre rumores de que o pré-candidato do Partido, Antonio Fernando, esteja propenso a desistir do projeto, Ronildo admitiu que ele está sob forte pressão, inclusive familiar. “O momento requer uma reflexão profunda sobre nossa postura nestas eleições, mas acreditamos que o companheiro Antonio Fernando honrará sua decisão de representar o Partido dos Trabalhadores em Itabaiana, mesmo porque apostamos tudo nele, diante de sua posição determinada”, finalizou.

 

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Eleitor bolsonarista é disputado por três pré-candidatos em Itabaiana

 


                                 Dema Azevedo (à direita) com Nilvan Ferreira, ambos do MDB


Ao menos três postulantes ao cargo de prefeito de Itabaiana, no agreste da Paraíba, procuram se credenciar como representantes da direita que consagrou o Presidente Bolsonaro. Eles sonham repetir o fenômeno da eleição de um deputado do baixo clero a Presidente da República nas eleições de 2018. O Presidente Bolsonaro está sem partido e não pretende se envolver nas eleições municipais deste ano, mas muitos candidatos tentam herdar seus votos e se apresentam como legítimos representantes do bolsonarismo.

Em Itabaiana, o MDB apresenta o nome do empresário Dema Azevedo, com discurso liberal conservador próximo ao ideário bolsonarista, como ele mesmo afirma. Para se firmar como candidato, Dema assumiu a liderança do MDB com apoio do cacique senador José Maranhão, o qual também está afinadíssimo com o Presidente. Para consolidar sua marca de político da direita de Bolsonaro, Dema postou fotos com o comunicador Nilvan Ferreira, pré-candidato a prefeito da capital João Pessoa pelo MDB, o nome mais conhecido da base de Bolsonaro na Paraíba.

Expurgado do MDB de Itabaiana, o ex-prefeito Antonio Carlos Júnior tem problemas na Justiça e está impossibilitado de disputar a eleição. Ele apresenta seu pai, Toinho Rodrigues, como candidato pelo antigo partido de Jair Bolsonaro, o PSL, tentando obter os votos dos emedebistas itabaianenses e dos bolsonaristas. Só que Toinho Rodrigues não esperava que Bolsonaro fosse sair do PSL e agora está depreciando a sigla. Na semana passada, ele confidenciou a parlamentares aliados:

--- Não votem em ninguém da esquerda, nem do PSL.

Filiado ao PROS, Partido Republicano da Ordem Social, o pré-candidato José Sinval Neto votou em Bolsonaro e seu partido faz parte do “Centrão”, grupo de legendas que dão sustentação ao Presidente Bolsonaro. Sinval também enfrenta problemas com a chamada Lei da Ficha Limpa, que estabelece condições de inelegibilidade.

Na verdade, o Presidente Jair Bolsonaro não quer se envolver nas disputas municipais para não causar racha na aliança nacional, tampouco ser responsabilizado diante de eventual fracasso dos seus apoiadores. Por trás da estratégia do Presidente, há também uma tentativa de Bolsonaro se distanciar das urnas para evitar ser julgado por sua postura no enfrentamento da pandemia, cujos efeitos eleitorais certamente terão peso.

Na cidade de Itabaiana, o MDB não tem nenhum histórico de vinculação ideológica com a direita, mas neste ano de 2020 poderá ser beneficiado por um apoio, ainda que distante e modesto, do Presidente Bolsonaro. O MDB de Itabaiana lutou contra a ditadura e no passado ofereceu líderes de centro esquerda populistas como José Silveira, Hugo Saraiva, José Pedro, Edmilson Batista e Arnaud Costa. Na cidade, o comentário é que o MDB atualmente ainda é um bom partido, mas o candidato é ruim. De urna.