PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 31 de março de 2015

ITABAIANA

Vereadores aprovam projeto que concede Comenda Sivuca para Adeildo Vieira


Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Itabaiana realizada em 2015, no mês de março, os vereadores aprovaram em única discussão, e por unanimidade dos presentes, Decreto Legislativo que dispõe sobre a concessão da Comenda Sivuca ao cantor e compositor itabaianense Adeildo Vieira, radicado em João Pessoa, “em reconhecimento ao seu trabalho artístico no cenário musical da Paraíba”.
O Decreto foi sancionado pelo vereador Presidente da mesa, Wellington Chaves, que espera confirmar com o homenageado data e hora para a entrega da Comenda.
“A Comenda é uma homenagem ao grande maestro de Itabaiana, Severino Dias de Oliveira, mestre Sivuca, um dos mais importantes músicos do século vinte no Brasil”, disse Chaves.


domingo, 29 de março de 2015

Ponto de Cultura mostra cinema paraibano nesta terça-feira

mostra

O Cineclube Vladimir Carvalho, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, realizará sessão da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, exibindo o filme “Sophia”, do cineasta paraibano Kennel Rogis, nesta terça-feira, dia 31 de março, às 20 horas, na sede do Ponto, na rua Coronel Firmino Rodrigues, 107.

A 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul tem parceria com a ONG “Pro dia nascer feliz”, da cidade de Santa Rita e é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura. Trata-se de um projeto que tem como objetivo ajudar a difundir ainda mais obras que problematizam e abordam a questão dos Direitos Humanos de diversas formas. As exibições foram programadas entre janeiro e março de 2015, e são de responsabilidade das instituições que se inscreveram para receber o material do Democratizando. Cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, entre outros, são os espaços que estão abrigando esta ramificação da 9ª Mostra.

A exibição do filme em Itabaiana contará com a presença do realizador audiovisual João Paulo Lima, da cidade de Juripiranga, para um bate-papo sobre o filme Sophia e sobre o cinema paraibano de forma geral. Complementando a programação da noite, serão exibidos os curta-metragens “Ilha”, do diretor Ismael Moura, de Cuité, e o curta “Candeeiro, do diretor Adriano Roberto, de São José dos Ramos. A entrada é franca.

ITABAIANA

Verba da merenda escolar pode ser suspensa por inadimplência da Prefeitura

No último dia 19 de março, chegou na Prefeitura de Itabaiana uma cobrança do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) referente às contas de 2003, que poderá implicar em suspensão dos repasses dos recursos destinados à merenda escolar em 2015. Naquele ano, o gestor não prestou contas, deixando de encaminhar os dados pelo portal eletrônico. O prefeito atual, Antonio Carlos, terá poucos dias para tentar rever os dados de 12 anos atrás e cumprir a determinação do FNDE, ou ficará sem os recursos do governo federal para a alimentação escolar enquanto não regularizar a situação.

Os conselheiros da alimentação escolar, responsáveis pela análise inicial das contas, devem emitir seu parecer, aprovando ou não as contas, também por meio do sistema. Esse parecer também deixou de ser enviado ao FNDE, que analisa as informações.

O Ministério da Educação adverte que, conforme a Súmula n° 230, do Tribunal de Contas da União, os prefeitos que assumiram mandato devem apresentar as contas referentes aos recursos federais recebidos por seu antecessor, quando este não o tiver feito ou, na impossibilidade de fazê-lo, adotar as medidas legais visando ao resguardo do patrimônio público com a instauração da competente Tomada de Contas Especial, sob pena de co-responsabilidade.



sábado, 28 de março de 2015

Secult disponibiliza prédio em Itabaiana para funcionamento do Ponto de Cultura

Lau Siqueira e Clévia Paz no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

Baseada no município de Itabaiana, a Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba é uma ONG dedicada à difusão e produção cultural, mantenedora do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, considerado referência no movimento pontista paraibano que terá, finalmente, sede própria, graças ao Governo do Estado da Paraíba que, através da Secretaria de Cultura, está disponibilizando um prédio que pertenceu a uma indústria de moagem e que agora é patrimônio público.

A notícia foi dada pelo próprio Secretário de Cultura, poeta Lau Siqueira, o qual se empenhou pessoalmente para resolver as pendências burocráticas junto à Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP. Para o Presidente da Sociedade Amigos da Rainha, jornalista Fábio Mozart, o espaço físico será um avanço para Itabaiana. “A segunda etapa de nossa luta será a construção de um Centro Cultural na área, para atender às necessidades das entidades e movimentos culturais do Município e até de cidades vizinhas”, disse ele.

Os militantes do movimento cultural estarão reunidos neste final de semana para a ocupação de um dos espaços do prédio que se encontra abandonado. “O trabalho do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar sensibilizou o Secretário Lau Siqueira, que cedeu o uso desse imóvel pertencente ao Estado para ser a sede da instituição, e nós temos o dever de sermos dignos de tal atitude, lutando para transformar o espaço em um lugar decente para os produtores culturais da cidade”, afirmou Jacy Mendes, coordenadora de literatura do Ponto, que agradeceu também o empenho de Clevia Paz, Articuladora Cultural da Região. 

Para Lau Siqueira, resta aos artistas de Itabaiana ocupar o espaço e produzir. “Se eu conseguir colocar a cultura no pacto social, faremos um projeto básico para recuperação dos prédios que fazem parte da área do antigo moinho, que pertence ao Estado. Por enquanto, esperamos que a Prefeitura local disponibilize algum tipo de apoio para que o Ponto de Cultura possa desenvolver suas atividades no edifício que ainda tem condições de ocupação”, afirmou Lau. “A Secretaria de Cultura do Estado continuará fazendo o que estiver ao nosso alcance”, finalizou. 

sexta-feira, 27 de março de 2015

Prefeito de Itabaiana vai a Brasília pedir estrada para Timbaúba

Júnior Pacheco, Marinaldo Rosendo e Antonio Carlos em Brasília

O prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos (PMDB), visitou o gabinete do Deputado Federal Marinaldo Rosendo, de Timbaúba, juntamente com o vereador Júnior Pacheco (PSB), nesta última quarta-feira (25), em Brasília, ocasião em que discutiram a pauta que diz respeito a projeto para melhoramento da estrada que liga Timbaúba a Campina Grande, na Paraíba, o que iria beneficiar o acesso a Itabaiana.

Na mesma data, Antonio Carlos e seu acompanhante visitaram o Senador paraibano Raimundo Lira (PMDB). Na ocasião, eles conversaram sobre uma ampla agenda em favor dos dois municípios. Lira se comprometeu em articular, junto ao governo federal, convênios para as cidades paraibanas, incluindo Itabaiana.
Raimundo Lira lembrou que, nas audiências que tem mantido – em Brasília ou na Paraíba – com gestores municipais, tem ouvido a todos e recebido pleitos dos mais diversos, em favor dos paraibanos. Entre os pedidos, os mais unânimes tratam de medidas para sanar a falta de recursos hídricos no estado e a melhoria da malha viária paraibana.



quarta-feira, 25 de março de 2015


TCE multa prefeituras de Juripiranga e São Miguel de Taipu por não publicarem prestação de contas na internet

A falta de cumprimento à Lei de Acesso à Informação levou à 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado a decidir pela aplicação de multas a mais 10 prefeitos municipais, que deixaram de publicar, em tempo real, pelo menos uma das exigências de conteúdo mínimo de informações sobre receita e despesa que devem ser divulgadas na internet. O colegiado, reunido em sessão ordinária nesta terça-feira(24), à unanimidade, decidiu ainda conceder prazos de 60 dias para regularização dos sites e pelo encaminhamento de representações às controladorias da União, do Estado e à Procuradoria Geral de Justiça, bem como pela anexação dos autos às respectivas prestações de contas do exercício de 2014.

Entre os prefeitos multados, consta o de Juripiranga, com R$ 933,60 de multa, e São Miguel de Taipu, que deverá pagar R$ 1.436,32. Em todas as decisões cabem recursos.

Conforme determinado pela LC 131, todos os entes deverão divulgar, quanto à despesa, todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado. No que diz respeito à receita, o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários. 




PILAR

Professora premiada por trabalho educacional recebe demissão pelo WhatsApp

Elena Alexsandra recebeu prêmio da Secretaria de Educação do Estado

Repercute nas redes sociais a demissão da professora Elena Alexsandra, mandada embora dos quadros da Secretaria de Educação do Estado via WhatSapp, conforme a própria informou. Prestadora de serviço na função há 13 anos, licenciada em História, a professora lamentou que seu contrato tenha sido cancelado “por motivos políticos”. Ela lecionava na Escola Estadual Maria Alves de Brito, no povoado de Jacaré, município de Pilar.

A professora demitida teve seu projeto “Mestres da Educação” publicado no livro “Boas ideias transformam a educação”, edição 2012, editado pela Secretaria de Educação do Estado. “Saliente-se que o projeto foi realmente trabalhado em sala de aula com seus alunos, e surgiu da prática e da inteligência dessa professora”, disse Telma Lopes, também professora em Itabaiana.

Luciene de Melo, outra professora demitida, lamentou o episódio da colega de Pilar, externando sua decepção. “Não serão as perseguições que farão com que a gente deixe de lutar por uma sociedade realmente democrática, onde o mérito pessoal seja levado em conta e não os interesses políticos”. Contratada há 12 anos, Luciene é professora de Ciência, graduada em Biologia e especialista em Educação Ambiental. “Fui falar com a Gerente da 12ª Regional de Ensino, ela me aconselhou a procurar os políticos que mandaram me demitir. Como vou fazer isso se não conheço nenhum político? O único conhecimento que tenho são meus estudos”, lamentou ela.



terça-feira, 24 de março de 2015



 Pilar e Itabaiana demitem assessor de gestão cultural

As prefeituras de Pilar e Itabaiana demitiram o poeta Antonio Costta (foto) do setor de literatura de ambas as cidades, comunicou ontem (23) o próprio Costta nas redes sociais. Ele trabalhava na organização de concursos de poesia nos dois municípios. “Comunico aos pilarenses que, infelizmente, não estarei mais na coordenação do 2º Concurso de Poesia Poeta José Augusto de Brito. E aos itabaianenses, quero dizer que acredito na boa intenção do Secretário de Cultura, Luciano Marinho, para abraçar nossa ideia de realizar o 1º Concurso de Poesia Poeta Zé da Luz, em comemoração ao cinquentenário da morte do maior poeta dessa região e um dos maiores da poesia nordestina”, disse ele.
Os prefeitos das cidades alegaram a crise econômica que os municípios estão enfrentando para fazer cortes de pessoal. Em Itabaiana, 623 contratados foram demitidos pelo prefeito Antonio Carlos, atendendo orientação do Tribunal de Contas, segundo esclareceu fonte oficial.
O poeta Costta assessorava os setores de cultura de Pilar e Itabaiana nas diversas etapas de realizações de projetos. “Sem ressentimento, prosseguirei minha jornada literária tentando enaltecer as minhas terras (Pilar e Itabaiana) com minha humilde poesia. E, na medida do possível, incentivando também os novos talentos poéticos da nossa região”, finalizou.



segunda-feira, 23 de março de 2015

Juripiranga é um dos seis municípios paraibanos que não devem precatório


O município de Juripiranga é um dos seis que não possuem pendências com precatórios, segundo levantamento realizado junto ao Tribunal de Justiça, do Trabalho e Justiça Federal. Os demais são Alagoa Nova, Belém do Brejo do Cruz, Damião, Picuí e São Domingos de Pombal. Os demais 217 municípios paraibanos possuem pelo menos uma pendência com pagamento de precatório, com dívida de cerca de 307 milhões de reais.

No vale do Paraíba, as demais cidades devem precatórios, segundo os tribunais. Em Itabaiana, a Prefeitura deve 25 precatórios, sendo superada por Pilar que deve 26. São Miguel de Taipu tem 19 pendências e Salgado de São Félix, por exemplo, deve 12 precatórios.

Precatório é uma espécie de requisição de pagamento de determinada quantia a que a Fazenda Pública foi condenada em processo judicial, para valores totais acima de 60 salários mínimos por beneficiário. 
Após ser julgada definitivamente procedente, não cabendo mais recursos, a ação entra na fase de execução. 


As prefeituras paraibanas que não cumprirem com o que foi acordado para o pagamento de precatórios, podem ter as contas sequestradas pela Justiça. Segundo o Juiz responsável pela Gerência de Precatórios do TJPB, Eduardo José de Carvalho, os municípios devem manter o compromisso no pagamento das dívidas. “Nós entendemos as dificuldades por que passa todo o país, mas os pagamentos já foram acordados em um regime especial de 15 anos”, revelou.

sábado, 21 de março de 2015

Salgado promove palestra sobre criação de tilápia e horta orgânica

A UFPB e Projeto Cooperar realizaram palestra sobre criação de peixes e produção integrada de hortas orgânicas em Salgado de São Félix, na última quarta-feira (18) no Telecentro, com apoio da Prefeitura local.

De acordo com a pesquisadora Mônica Moura, a demanda dos consumidores por peixes criados com critérios de aqüicultura orgânica forçará o setor a produzir para o nicho. Porém, a cadeia enfrenta dificuldades para implementar a produção orgânica e necessita de intervenção do poder público, avalia a pesquisadora. A ideia é desenvolver projetos para criação semi-orgânica de peixes com intuito de chegar a uma produção 100% livre de insumos químicos, fertilizantes e pesticidas por meio de produção de alimentos na mesma área dos tanques.

Os produtos orgânicos alcançam valores até 15% maiores com relação ao produto tradicional e o mercado mundial para o segmento cresce, em média, 20% ao ano.
 
Para que o peixe seja considerado orgânico, precisa ser alimentado por plânctons, organismos que vivem nas águas e outros alimentos produzidos com matéria-prima orgânica – as unidades de produção também não devem impactar o ambiente. “É preciso um incentivo com políticas públicas para que a cadeia se consolide”, disse um dos palestrantes.

Luiz Couto cobra ao MEC liberação de recursos para implantação de campus do IFPB em Itabaiana

O deputado federal Luiz Couto (PT) esteve reunido em audiência no Ministério da Educação (MEC), com o ministro interino, Luiz Cláudio Costa, que assume a pasta após a saída de Cid Gomes. Na pauta, Couto tratou da liberação de recursos para os Campi do IFPB em implantação nos municípios de Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Itaporanga e Santa Rita, além dos Campi avançados de Areia, Cabedelo, Mangabeira, Pedras de Fogo, Soledade e o Centro de Referência de Santa Luzia-PB.

Na oportunidade, Luiz Couto agradeceu ao Ministro por ter atendido ao seu pedido e já ter liberado os códigos de vagas para contratação dos professores e técnicos administrativos, aprovados em concurso público, que deverão compor os quadros de pessoal dos Campi acima mencionados. Ainda assim, não deixou de cobrar também a expansão da rede estadual de educação profissional e a liberação de recursos para Aquisição de Ônibus Escolares do programa Caminho da Escola e para Construção de Creches, em diversos municípios, no Estado da Paraíba.
O parlamentar petista cobrou ainda a liberação de emendas individuais de sua autoria à LOA 2014 objetivando a Construção da Nova Sede do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, Implantação do Curso de Engenharia Civil no Campus da UFCG em Pombal e a Construção de uma Quadra Esportiva no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) no Campus da Universidade Federal da Paraíba, em Bananeiras-PB.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Ativista cultural de Itabaiana recebe Prêmio Ceci Melo de participação social


A ativista cultural Sueli Joventino, de Itabaiana, é uma das 28 mulheres que receberam o Prêmio Ceci Melo de Participação Social. O Prêmio homenageou as conselheiras e lideranças populares das 14 regiões geadministrativas e aconteceu nesta quarta-feira, 18, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa.
Sueli Joventino é mestra em danças populares que envolvem crianças e adolescentes, além de ter um trabalho reconhecido no âmbito da cultura popular em Itabaiana. Ela é neta do Biu da Rabeca, ícone da música de raiz, já falecido, e foi escolhida para representar a região como liderança social. Eliane Bento da Silva representou a 12ª Região como conselheira.
Indicação de conselheiras e lideranças – Cada região geoadmistrativa apresentou o nome de uma conselheira regional e também de uma liderança feminina. Para isso foram levados em conta os seguintes critérios: perfil histórico de participação social; nunca ter sido premiada anteriormente; atuação positiva em defesa dos interesses coletivos de seu município e região; interação e capacidade de articulação com comunidades, órgãos e serviços de seu município e região; além de contribuição para valorização e visibilidade da cidade.

O edital do 3º Prêmio Ceci Melo de Participação Social foi lançado no mês de fevereiro e os nomes das indicadas foram selecionados e eleitos pelos representantes das próprias regiões, através dos conselheiros do OD Estadual e da comissão julgadora formada por membros das duas secretarias organizadoras.
O Prêmio Ceci Melo de Participação Social foi realizado em parceria com a Fundação Espaço Cultural (Funesc), Jornal A União, o Empreender Paraíba e a Secretaria de Estado da Educação.


Gestores de escolas promovem manifestação na Câmara de Juripiranga




Na sessão ordinária desta quarta-feira, (18), na Câmara Municipal de Juripiranga, um grupo de diretores de escolas municipais realizaram manifestação, com exibição de faixas de protesto contra alguns vereadores de oposição que acusaram o prefeito Paulo Dália de indicar pessoas que não são efetivas no quadro para assumir a gestão das escolas.

O vereador Gilberto Tavares usou da tribuna para esclarecer o fato, negando defender a exoneração dos diretores escolares. O vereador Ademilson Chaves leu todas as faixas conduzidas pelos professores no plenário, apoiando o movimento. Outros vereadores também discursaram, defendendo a prerrogativa do prefeito de nomear as pessoas que sejam capacitadas para os cargos, independente de ser efetivo ou não.  

Falando em nome dos diretores, a professora Inácia pediu para que os vereadores revissem as suas opiniões quanto ao que vinham falando na Tribuna da Câmara, “pois, se aquelas diretoras  e vice-diretoras que foram contratadas pelo Prefeito Paulo Dália e pelo Secretário Interino de Educação, Osmar Anízio, estavam nos seus cargos, devia-se à sua capacidade gestora, com qualificação suficiente para administrar as unidades escolares.”

Blog do Ino Lucas

terça-feira, 17 de março de 2015

Mais uma mulher poeta ingressa na Academia de Cordel

A “poeta”, como gosta de ser chamada Renaly Oliveira, é a mais nova componente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, entidade recém formada em Itabaiana, que agrega cultores da literatura de cordel na Paraíba. Renaly faz parte da coordenação do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

“Com muita alegria, recebo a aprovação de ingresso na Academia de Cordel do Vale do Paraíba, juntando-me às mulheres poetas daquela entidade, agradecendo pelo reconhecimento”, afirmou Renaly.

A solenidade de posse de Renaly Oliveira e outros poetas será no dia 27 de março, na cidade de Ingá, durante a segunda plenária da Academia. Para Sander Lee, Presidente, “é uma grande satisfação receber mais uma mulher poeta em nossa Academia, ainda mais uma pessoa dinâmica e muito inteligente como Renaly Oliveira”, afirmou.

Renaly prepara o lançamento do seu primeiro livro e tem trabalhos publicados na internet. Atualmente, coordena um projeto de difusão cultural, o “Sarau das Almas”, que agrega poetas e artistas em geral para performances públicas em bares e outro ambientes da cidade de Itabaiana.


Vereador de Juripiranga denuncia que alunos da rede pública estão consumindo carne de “sobra de feira”

O vereador Kiko Cabral (foto), de Juripiranga, denunciou na tribuna da Câmara que a Prefeitura Municipal vem comprando carne bovina de má procedência, adquirida em fim de feira na cidade de Itambé, Pernambuco. A carne seria destinada à merenda escolar na rede pública municipal de ensino, fornecida pelo Supermercado Conterrâneo, de Itambé.

O Secretário de Administração e Secretário interino de Educação do Município, Osmar Anízio, declarou que a denúncia do vereador é gravíssima e que já mandou apurar o fato, enviando ofício ao proprietário do supermercado fornecedor. “Se for comprovada a denúncia, acionaremos a Justiça para que os culpados sejam punidos de acordo com a lei, mas, se nada restar comprovado, caberá ao proprietário do supermercado pedir explicações ao vereador denunciante”, disse ele.

O próprio secretário Osmar é comerciante de carne bovina em Juripiranga. Indagado se vestiria a carapuça em relação à acusação do vereador, ele disse que, além de estra impedido por lei de fornecer produtos à Prefeitura, abastece com seus produtos “de qualidade” o restaurante da própria mãe do vereador Kiko. “Nunca tivemos reclamações sobre a qualidade da carne fornecida”, esclareceu.

Com o Blog de Ino Lucas


segunda-feira, 16 de março de 2015

Conselho do Idoso é regulamentado e instalado em Itabaiana


O prefeito Antônio Carlos através do Decreto número 007/2015, regulamentou a composição do Conselho Municipal do Idoso (CMI) que foi criado através da lei 581/2009. O referido Conselho é composto por membros indicados pelas secretarias do município, entidades que trabalham com idosos, entidades religiosas, associações comunitárias que dão assistência aos idosos, Ongs e grupos de idosos da cidade.
A posse ocorreu no dia 9 de março na Secretaria do Desenvolvimento Humano e Social, tendo em vista que essa secretaria será o órgão que vai abrigá-lo nas suas dependências. Os membros do CMI foram nomeados para o biênio 2015/2017, e terá como presidente Geisy Araújo de Almeida, vice-presidente Maria da Penha Xavier de Oliveira, 1º secretário Nivaldo Miguel do Nascimento Neto, 2º secretário Rosa Felipe Santiago da Silva.
O Prefeito Antônio Carlos disse que “é com muita alegria e satisfação que hoje estamos instalando esse conselho, porque ele é o nosso espelho do amanhã, porque vemos em cada cabeça com os seus cabelos brancos, não a velhice, e sim um acumulado de experiência de vida e que temos muito a aprender com eles” e concluiu: “da mesma maneira que precisamos cuidar das crianças e jovens de nossa cidade, também precisamos cuidar dos idosos”.
Já a secretária Fabiana Vasconcelos disse que “falar do idoso pra mim é de extrema importância, criar esse conselho foi fundamental e necessário em nosso município, pois desde o início da nossa gestão que, através do Centro de Convivência, já lidamos com o idoso, pois trabalhar com eles é aprender com as suas experiências. Começamos com um grupo muito pequeno lá, e hoje contamos com mais de 100 idosos, onde são desenvolvidas várias oficinas, a exemplo de crochê, dança, pintura, além das horas de lazer através de viagens a outras cidades e pontos específicos, e são essas ações que já desenvolvemos no Centro que queremos trazer para esse Conselho”.
Texto e Fotos Carlão Mélo


sábado, 14 de março de 2015

Verba para construção de creche desaparece da prefeitura de Itabaiana

Maquete da Creche que seria construída em Itabaiana, uma das mais modernas e completas em termos de infraestrutura

A Prefeitura de Itabaiana recebeu do Governo Federal, através do programa PAC 2, recursos para construção de uma unidade escolar de educação infantil, cujo convênio previa R$ 1 milhão de reais para construção de uma creche para crianças até cinco anos de idade. Segundo Carlão Melo, assessor de comunicação da Prefeitura, a ex-prefeita Dida Moreira recebeu a parcela inicial de R$ 200 mil reais e não deu andamento ao projeto, sendo que a verba “desapareceu da contabilidade”, conforme afirmou Melo. “Não se sabe pra onde foi esse dinheiro. O prefeito Antonio Carlos terá que devolver esse valor para assinar novo convênio”, informou.
Ainda conforme a assessoria, a creche que seria construída tem padrão de primeiro mundo, cujo projeto leva em conta as necessidades de desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual e social dos estudantes na faixa de até cinco anos, em combinação com a diversidade do país nos aspectos ambientais, geográficos e climáticos. Em Itabaiana, a creche seria no Padrão B, o mais amplo e equipado, que atenderia de 70 a 150 crianças de famílias carentes. A contrapartida do município é oferecer terreno plano de sua propriedade, com dois mil metros quadrados, abastecido de rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas.
As creches são construídas com metodologia inovadora que acelera as obras e garante durabilidade, qualidade e custos compatíveis com os preços de referência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Para as creches, serão utilizadas metodologias inovadoras de construção, que vão acelerar as obras e garantir durabilidade, qualidade e custos compatíveis com os preços de referência do FNDE. Basta a prefeitura aderir à ata de registro de preços do FNDE e assinar contrato com a empresa vencedora da licitação em sua região para dar início às obras. Antes, os municípios levavam até seis meses para realizar a concorrência. Portanto, a creche de Itabaiana já deveria ter sido inaugurada.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Emater e Prefeitura de Juripiranga recuperam prédio local para atender agricultores

 Emater e Prefeitura de Juripiranga recuperam prédio local para atender agricultores
Os agricultores familiares do município de Juripiranga, no Vale do Rio Paraíba, serão atendidos, a partir de agora, em novas instalações do escritório local da Emater-PB, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa e vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), reinauguradas na semana passada, em solenidade que contou com a participação do presidente Nivaldo Magalhães, do prefeito Paulo Dália Teixeira e representantes de vários órgãos públicos.


Na ocasião, Nivaldo Magalhães reforçou a importância da parceria entre o Governo do Estado com as prefeituras, no sentido de melhor chegar aos agricultores e seus familiares as políticas públicas, a exemplo do que está ocorrendo em Juripiranga e outros municípios.


Segundo o gerente local da Emater-PB, Fábio Ferreira, a reforma no prédio suprirá as demandas dos agricultores familiares que necessitam de assessoria técnica de profissionais do setor agrícola para oportunizar sua forma de produzir, assim como um melhor ambiente de trabalho para os funcionários.


O coordenador regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emílio Carneiro da Souza, lembrou que a orientação da Gestão Unificada é buscar parcerias com os gestores municipais e outros órgãos do governo, visando expandir as ofertas de serviço, de modo a alcançar maior número de famílias para serem beneficiadas pelas políticas públicas de inclusão.


Também estiveram presentes à solenidade o coordenador de Operações da Emater, Alexandre Alfredo, os presidentes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável de Pilar, Ingá e Salgado de São Felix, além de secretários de agricultura de vários municípios, dirigentes de sindicatos rurais e extensionistas rurais que atuam na região.

PBagora

Sete mulheres receberão o Prêmio Leonilla Almeida neste sábado

A atriz Zezita Matos será uma das homenageadas

Amanhã, sábado, 14, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar estará presente no 1º Sarau das Almas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, uma semana após a data, ocasião em que será entregue o Prêmio Leonilla Almeida, edição 2015, para mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e tenham contribuído com a cultura paraibana. O Sarau acontecerá no Café Sivuca, às 20 horas, em Itabaiana. 

A Comissão do Prêmio Leonilla Almeida, composto por cinco membros, escolheu sete mulheres para serem agraciadas com o prêmio neste ano. As homenageadas são as carnavalescas Mocinha Lopes e Do Carmo, a militante do movimento negro Clareana Cendy, a atriz Zezita Matos, as professoras Neide Vicente e Maria da Paz Pontes, de Juripiranga, e a militante social Mariah Marques.

Prêmio
O Prêmio Leonilla Almeida foi criado em 2009 e já premiou 30 mulheres. O nome do prêmio é uma homenagem à ativista política Leonilla Almeida, de origem itabaianense. Ela foi uma das pioneiras das lutas socialistas no Brasil, responsável por ações políticas que resultaram em sua prisão durante o Estado Novo de Getúlio Vargas. Sua forte presença de mulher batalhadora pelas causas sociais foi registrada pelo escritor alagoano Graciliano Ramos em seu livro “Memórias do Cárcere”.





quinta-feira, 12 de março de 2015

Sesc de Letras convida poetas da Academia de Cordel para ministrar oficina de literatura


O Serviço Social do Comércio – Sesc, encaminhou convite aos poetas Fábio Mozart e Sander Lee, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, para ministrar oficina dentro da programação do Projeto Sesc de Letras, que terá início em abril, na cidade de João Pessoa, Paraíba.
O evento trará na sua programação a realização de palestras e oficinas ligadas à literatura, no mini-auditório do Sesc Centro na capital. O evento busca proporcionar à população paraibana acesso a abordagens de temáticas culturais e formações sobre a área, gratuitamente.
Para Sander Lee, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, será uma ótima oportunidade para divulgar a arte do cordel, sua história e as regras básicas para escrever esse tipo de poesia, observando elementos como a métrica e a rima.
Fábio Mozart, autor do cordel “Biu Pacatuba, um herói do povo paraibano” que ganhou o Prêmio Patativa de Assaré do Ministério da Cultura, considera que a oficina vai interessar a profissionais de educação, jornalistas, poetas cordelistas e demais interessados por essa forma literária genuinamente nordestina. “Farei uma análise histórica do assunto e mostraremos as principais características dessa arte”, disse ele.


quarta-feira, 11 de março de 2015

Escola pública fecha por falta de alunos em Itabaiana




Em janeiro deste ano, a Escola Municipal Débora Maria Guedes Maroja, localizada em Pernambuquinho, Itabaiana, colocou cartaz na porta avisando que não haveria matrícula de alunos para o ano letivo de 2015. O motivo: ausência dos próprios alunos. No ano anterior, a escola terminou o exercício com menos de 20 estudantes, que foram para escolas particulares. Para a mãe de um aluno da escola, a origem da evasão e o desestímulo dos estudantes é um só: a falta de qualidade no ensino.
O fechamento da Escola de Pernambuquinho reflete uma realidade vivida em diversas outras unidades da rede municipal, que vem sofrendo redução de alunos ano a ano. Parte dessa diminuição é fruto da falta de atrativos das aulas nas escolas do ensino fundamental.
A unidade fechada terá professores recolocados em outras escolas do município e o prédio passará a abrigar uma célula do Programa Mais Educação.
O músico e representante comercial Zé Rob lamentou o fechamento da escola, apontando a administração como responsável pela crise. “Fala-se em reformar todo o sistema educacional, mas o que se vê é um município como o nosso, onde não existe incentivo para absolutamente nada, os quadros são formados quase que só com cargos comissionados e contratados sem concurso, sob a lógica perversa do arrumadinho político”, argumentou ele.
O assessor de comunicação da Prefeitura, Carlão Melo, prefere debitar os problemas no setor da educação do Município à gestão passada, de responsabilidade de Dida Moreira. “Só em 2013, voltaram sete parcelas dos recursos para a merenda escolar por falta de prestação de contas dos anos de 2009, 2010 e 2011”, esclareceu ele, acrescentando que o atual prefeito regularizou a situação e conseguiu o retorno de três dessas parcelas. “Temos problemas em todas as áreas, porque pegamos vinte e duas pendências da administração passada, mas Antonio Carlos conseguiu resolver todas e o caminho agora é normalizar e avançar na educação”, disse ele, acrescentando que ainda neste ano o prefeito vai disponibilizar kit escolar para os alunos, com farda, bolsa, cadernos, livros e sapatos.


terça-feira, 10 de março de 2015

Prêmio Leonilla Almeida homenageia mulheres de terreiro através de Mariah Marques


A gerente operacional de Arte Popular da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Mariah Marques (foto), receberá o Prêmio Leonilla Almeida 2015 pela sua vida dedicada à luta contra a intolerância e o racismo, comprometida com a garantia da cidadania plena das comunidades tradicionais das religiões de matrizes africanas e indígenas e pela igualdade racial.

Mariah Marques é uma lutadora pela moral coletiva dos artistas populares e das religiões de terreiro na Paraíba, defendendo seu patrimônio material e imaterial e a sua dignidade e liberdade de culto. “Por isso, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar escolheu seu nome para essa singela homenagem”, explica Fábio Mozart, um dos coordenadores da entidade.

O Prêmio Leonilla Almeida é entregue todos os anos a um grupo de mulheres que se destacam na vida social e cultural, com ações em defesa da dignidade do ser humano.

Além de Mariah Marques, neste ano o Prêmio será concedido às professoras Neide Vicente e Da Paz, as carnavalescas Do Carmo e Mocinha Lopes, à militante do movimento negro Clareana Cendy e à atriz Zezita Matos.

Leonilla Almeida é uma itabaianense que lutou nos anos 30 por ideais socialistas e foi presa, juntamente com seu esposo Epifânio, pelo regime do Estado Novo de Getúlio Vargas. Confinada na Ilha Grande, Leonilla Almeida acabou como personagem do romance “Memórias do Cárcere”, de Graciliano Ramos.


domingo, 8 de março de 2015

Itabaiana tem maior número de projetos inscritos no FIC 2015 no vale do Paraíba

Clévia e Lau Siqueira, da Secult
A cidade de Itabaiana registrou sete projetos para serem avaliados pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos da Secretaria Estadual de Cultura, seguindo-se Pilar que teve quatro projetos inscritos, Juripiranga com dois projetos e São Miguel de Taipu com apenas um projeto cultural. As cidades de ingá, São Miguel de Taipu, Mogeiro, Salgado de São Félix e São José dos Ramos não apresentaram nenhum projeto.
Foram cadastrados 637 projetos que concorrem a 7 milhões de reais direcionados para todos os segmentos de cultura e arte. “Este ano, Itabaiana teve o maior número de projetos inscritos, devido ao trabalho desenvolvido pela Articulação Cultural da região que trouxe oficinas para treinar os artistas na redação e construção dos seus projetos”, disse Clévia Paz, Articuladora. Para Edglês Gonçalves, arte educador, esse aumento do interesse dos produtores culturais pelo FIC também se deve creditar ao trabalho do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, “que tem aglutinado artistas e entidades em torno de debates sobre novas maneiras de se pensar cultura”.
Os projetos do FIC 2015 vão ser analisados até o dia 17 deste mês e a primeira lista de habilitados será divulgada no dia 18. Os indicadores de todo o processo de análise dos projetos são atualizados diariamente e podem ser consultados no link http://goo.gl/A3g4FU.