PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 16 de dezembro de 2023

Editora Zé da Luz lança mais uma obra de autor regional

 


A editora Zé da Luz, especializada em publicar autores da Paraíba, especialmente obras de artistas ligados à Associação Cultural Poeta Zé da Luz, lançará um novo título neste domingo (17). O “Livro proibido de Vavá da Luz nas suas brincadeiras de dizer a verdade” é o primeiro de autoria de Walter Mário Gois, Vavá da Luz, e para celebrar o lançamento, ele promove festa em sua fazenda Senzala, em Ingá (PB), comemorando também seu aniversário natalício. O evento terá início às 12 horas, com entrada franca.  

 

Walter Mário Gois, o Vavá das Luz, é Secretário de Turismo de Ingá, tendo se notabilizado pela luta em prol da preservação da história e cultura de sua terra. O livro tem prefácio de Fábio Mozart e orelhas de Tião Lucena, composto de contos e poemas do autor, considerado um poeta do gênero licencioso e popular.   

 

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Casa de José Américo monta expografia sobre o Romance do Pavão Misterioso


O Museu Casa de José Américo está montando expografia para marcar o centenário do folheto Romance do Pavão Misterioso, de José Camelo de Melo Rezende. Poetas de cordel estão sendo convidados para gravar vídeos sobre essa obra. Os vídeo farão parte da expografia, em parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Um dos participantes dos vídeos é o cordelista Fábio Mozart (foto), apresentando seu folheto  Romance do Pato Misterioso.

Nadígila Camilo, da Fundação Casa de José Américo, é responsável pela expografia, atividade do Museu da FCJA contendo pesquisas e comentários sobre o folheto centenário de José Camelo, um dos maiores sucessos da literatura de cordel, sendo reeditado inúmeras vezes e inspirou peça de teatro, canção, novela e filme de animação.

 

Salgado de São Félix passa a ofertar camarão na alimentação escolar da rede pública municipal

A Secretaria de Educação de Salgado de São Félix, agreste da Paraíba, na região de Itabaiana, passou a ofertar filé de camarão para os alunos da Rede Pública Municipal, com o objetivo de promover uma alimentação escolar diversificada para garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes das unidades escolares do Município, sendo a primeira cidade do Estado a incluir esse item na merenda escolar. De acordo com Auxiliadora Lacerda, Secretária de Educação, o projeto também vem fortalecer a agricultura familiar e comercializar os produtos agropecuários por meio da compra direta e geração de renda.

O projeto foi lançado em 7 de dezembro na Escola Municipal Eunice Barbosa, com o próprio prefeito Jones Oliveira apresentando o prato, um alimento típico da região, “além de ser altamente nutritivo, rico em vitaminas do complexo B e ômega 3, que auxiliam no desenvolvimento, aprendizado e outras funções cognitivas”, explicou. Também, a aquisição desses gêneros alimentícios serve de incentivo para a produção agrícola local e para o desenvolvimento dos outros municípios produtores do crustáceo, como Mogeiro e São Miguel de Taipu. “Incluir o camarão no cardápio é um grande avanço, pois agrega saúde, segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento, regionalização e fortalece a agricultura familiar”, disse Itamar Rocha, Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão.

A Secretaria de Educação do Município capacitou as unidades escolares para o recebimento e preparação da nova proteína, e providenciou equipamentos para o armazenamento adequado, envolvendo merendeiros na manipulação, armazenamento e cuidados com o camarão. Eles receberam informações dos técnicos sobre os valores nutricionais do camarão, o armazenamento adequado, a manipulação e as opções de cardápio de acordo com o já oferecido, além de como evitar reações alérgicas e o que fazer caso seja identificado algum caso. O camarão chegará sem cascas, limpos e congelados, e que, como os outros alimentos, deverá ser observada a validade.