PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 31 de julho de 2018

Academia de Cordel escolhe Marcelo Soares como Presidente de Honra da entidade

Xilogravurista e cordelista Marcelo Soares


Poeta, editor, desenhista, artista visual, arte educador, letrista, compositor e intérprete, Marcelo Soares foi escolhido como Presidente de Honra da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, em assembleia realizada em 28 de julho no atelier de Jurandir Maciel, no centro histórico de João Pessoa. O título honorífico foi aprovado por unanimidade pelos poetas cordelistas presentes, que ainda confirmaram a eleição do poeta campinense Marconi Araújo para presidir a entidade durante o biênio 2018/2019.

Estiveram presentes na reunião os poetas Josafá de Orós, Thiago Alves, Tiago Monteiro, Rui Vieira, Renaly Oliveira, Sander Lee, Sander Brown, Stelo Queiroga, Nasser Barata, Fábio Mozart, Chico Mulungu, Jurandir Maciel e Dalmo Oliveira.  Marconi Araújo expressou sua gratidão por ter sido escolhido para dirigir a Academia, aproveitando para apresentar suas metas “em busca de maior visibilidade e apoio aos artistas da palavra congregados na instituição”.   

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Lucélio recebe apoio de Dona Dida, ex-prefeita de Itabaiana, e do vice-prefeito Sinval


O pré-candidato ao Governo do Estado, Lucélio Cartaxo (PV), recebeu mais um apoio na tarde desta quarta-feira (25). Desta vez, a adesão veio da ex-prefeita de Itabaiana, Dona Dida, e do atual vice-prefeito da cidade, José Sinval, que na ocasião defenderam o nome de Lucélio como o mais preparado para trazer um novo momento de trabalho e qualidade de vida para os paraibanos.
“Lucélio tem demonstrado pré-disposição ao diálogo e compromisso com as cidades. É um nome novo na política, que terá plenas condições de trazer melhor qualidade de vida aos paraibanos”, disse.
Lucélio Cartaxo destacou a importância de mais este apoio à sua pré-candidatura. “Mostra que estamos no caminho certo, buscando a união e o diálogo como caminhos para construirmos uma Paraíba que coloque as pessoas em primeiro lugar. Estamos orgulhosos de mais este apoio, porque são lideranças importantes da região de Itabaiana, comprometidas em criar uma Paraíba de mais oportunidades e desenvolvimento para todos”.

WSCom. 

quarta-feira, 25 de julho de 2018

PILAR


Escola da zona rural promove festa junina e recebe nova direção


A Escola Estadual Maria Alves de Brito, na localidade Jacaré, zona rural de Pilar, já ganhou o primeiro lugar no Ideb por três vezes, sendo bicampeão como premiada no Projeto Escola de Valor, destacando-se como uma das escolas estaduais de qualidade.
No último domingo, dia 22 de julho, a escola deu posse à nova gerente, Tayla Lourenço, ocaisão em que realizou o “Arraiá da Emab”, festa que resgata as tradições das festas juninas regionais, com presença de alunos, pais e membros da equipe administrativa da escola. O destaque artístico ficou por conta do grupo “Bonecas de mangaio”, organizado pela professora Suely, que deu o ritmo e a alegria à festa, à qual compareceu a professora Fabiana, gerente da 12ª Regional de Ensino sediada em Itabaiana.


segunda-feira, 23 de julho de 2018

Academia de Cordel e Centro Cultural Ariano Suassuna estreiam novo sarau e homenageiam Rafael de Carvalho


O Centro Cultural Ariano Suassuna, unidade do Tribunal de Contas do Estado, em parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, estréia, no próximo dia 27 de julho, à partir das 18 horas, o Sarau "Poemas e Cantos da Cidade", evento que acontecerá todos os meses, dentro da programação cultural do TCE-PB e que já acontecia, porém, em formato diferente.

     A nova versão foi traçada pelo presidente da Academia de Cordel, poeta Sander Lee, e pelo diretor do CCAS, Flávio Sátiro Filho, dentro das determinações do presidente da Côrte de Contas, Conselheiro André Carlo Torres Pontes, no sentido de que o CCAS seja um instrumento atuante em favor da cultura paraibana. 

     A programação do dia 27 terá inicio com uma homenagem pela passagem do centenário de nascimento do saudoso poeta e artista Rafael de Carvalho (foto) com a participação do professor Jocelino Tomaz, do grupo Atitude, de Caiçara-PB, que falará sobre o homenageado e seu centenário. Ainda sobre Rafael de Carvalho, os poetas Thiago Alves, Marconi Araújo e Sander Browm, recitarão poemas de sua autoria.

     Na sequencia haverá declamações sobre temas diversos, vídeos e vários lançamentos literários, entre os quais "Laranja Romã" (Fábio Mozart), "Efeitos homíneos e naturais" (Onaldo Queiroga), "Menino Traquino" (Nasser Queiroga), "Jardim de amores" (Raniery Abrantes), "Cordel Universal" (Beto Brito), "Matuto no Restaurante" (Tiago Monteiro) e "Rafael de Carvalho, o multiartista Caiçarense" (Bartolomeu Xavier da Costa). O evento conta, ainda, com uma visitação a exposição "Cenas da Paraíba", do artista plástico Alexandre Prazim.

     A realização de saraus no Centro Cultural do TCE/PB teve inicio em 2017, com  a parceria efetivada junto a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, presidida pelo poeta e cordelista Sander Lee, dinâmico incentivador das atividades culturais. Nesse período, os saraus ocorriam há cada dois meses, sendo estendido para todos os meses na nova versão. A edição de agosto, que ainda está sendo ajustada, prevê o lançamento de um livro sobre o músico Pinto do Acordeon, pelo escritor e magistrado Onaldo Rocha de Queiroga e outro sobre a música de Caetano Veloso, pelo jornalista Rui Leitão.

     O evento tem entrada franca e o TCE-PB/CCAS tem estacionamento próprio, garantindo segurança e comodidade aos participantes.

sábado, 21 de julho de 2018

Professor de Pilar idealiza projeto para dinamizar ensino


O professor de literatura e poeta Joan Saulo (foto), de Pilar, está apresentando o Projeto Desmoldados,  de Intervenção Pedagógica, que é embasado na necessidade de transfiguração da realidade dos discentes que configuram seu público alvo, sendo uma ferramenta de extrema importância e necessidade planejada milimetricamente a partir da observação e análise diagnóstica das realidades de duas turmas da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Lins do Rego em Pilar. “A necessidade do projeto justifica-se pela realidade completamente insatisfatória que é resultante dos inúmeros problemas que comprometem o desenvolvimento e a evolução do ensino e da aprendizagem dos nossos discentes”, ressalta o professor. 

Joan Saulo ainda acrescenta que o projeto representa um instrumento pedagógico de grande valia que possui o intuito de fomentar e tornar possíveis as modificações necessárias para que diversos problemas no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo de Língua Portuguesa e Matemática venham ser sanados e para que resultados satisfatórios possam ser obtidos, principalmente, no tocante aos exames de avaliações externas, a exemplo do IDEPB, ENEM, entre outros.

No dia 16 de julho, o Projeto Desmoldados, idealizado pelo professor pilarense Joan Saulo, promoveu uma Mesa Redonda sobre Educação e Marginalidade nas turmas da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual José Lins do Rego, da cidade de Pilar. O encontro ocorrerá a partir das 13h, e na oportunidade, a escola receberá o Professor Jonas do Monte - Atual Aluno do Programa de Doutorado e Mestre em Filosofia pela Queen's University, Kingston, Canadá. O professor também é graduado em Filosofia, Ciências Políticas (Magna Cum Laude) pela University of Ottawa, Canadá e também Bacharel em Segurança Pública - CFO (UEPB). Segundo Joan Saulo que é professor de língua portuguesa na instituição, o evento teve a produção do Projeto Desmoldados, e foi aberto para todos os alunos da instituição.

Diário Pilarense



quarta-feira, 18 de julho de 2018

Poeta e professor itabaianense é indicado para Academia de Artes e Ciências


O poeta e professor Antonio Marcos Gomes Monteiro (foto) foi indicado para ocupar uma cadeira na Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil. A outorga da medalha e diploma terá lugar no Recife, em data a ser anunciada. “Agradeço ao presidente da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil - Internacional e todos os membros, por ter me recebido como membro efetivo dessa academia. Sinto-me lisonjeado por esta indicação e agradeço à Deus, amigos e familiares”, disse Marcos Antonio Monteiro, que também é membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

O Presidente da Academia, Maestro Armando Caaraüra, ressaltou a importância da participação do cordelista itabaianense. "A Academia recebe de braços abertos este poeta do cordel pois, se não defendemos nossa cultura, seremos absorvidos pelo que é alienígena e perderemos, consequentemente, nossa característica nacional."


terça-feira, 17 de julho de 2018

Lançamento de livro de Fábio Mozart reúne artistas itabaianenses em João Pessoa

Antonio Oliveira


O poeta itabaianense Fábio Mozart lançará no dia 27 de julho, às 19h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, o livro “Laranja romã e outros poemas”. Haverá também outros lançamentos literários com os escritores Onaldo Queiroga, Nasser de Queiroga, Raniery Abrantes, Beto Brito, Tiago Monteiro e Pádua Gorrion, dentro do projeto “Poemas e cantos da cidade”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O evento marca o centenário de nascimento do ator e poeta paraibano Rafael de Carvalho, que será homenageado por artistas de Caiçara, sua terra natal. 

O cantor e compositor Antonio Oliveira e a atriz e cantora Das Dores Neta prestigiarão o lançamento do livro de Fábio Mozart cantando a canção “Pátria armada”, selecionada para o CD de música paraibana do Sesc em 2011.  “Gosto muito desta canção e será um privilégio apresenta-la no lançamento do livro de Fábio Mozart, a quem tenho muita afeição por ter sido meu diretor cênico e mentor em muitos projetos culturais dos quais participei em Itabaiana”, afirmou Das Dores Neta.

O evento terá também uma mostra de telas intitulada “Cenas da vida paraibana”, do artista plástico Alexandre Prazim, e show com o cantor e compositor Beto Brito.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Em Itabaiana, João Azevêdo projeta transformar Vale do Paraíba no maior celeiro de grãos e hortifrúti do Estado



“Nos próximos 10 anos, teremos no Vale do Paraíba o maior celeiro de grãos e hortifrúti do Estado com o canal Acauã-Araçagi. Essa é uma obra de mais de R$ 1 bilhão, que possibilitará a irrigação de 16 mil hectares passando por propriedades rurais e assentamentos, e trazendo desenvolvimento”. Foi o que projetou o pré-candidato do PSB ao Governo do Estado, João Azevêdo, na noite deste sábado (14), durante encontro regional promovido pela legenda socialista na cidade de Itabaiana.
Após cumprir agenda em Campina Grande e Várzea, João Azevêdo e o deputado Veneziano Vital do Rêgo, pré-candidato do PSB ao Senado Federal, foram recebidos pelo prefeito de Itabaiana, Dr. Lúcio (PSB), e pelos vereadores do município Dr. Pedro (PSB), Ubiratan (PSB), Suélyo (PSB), Josinaldo (PDT) e Fanta (PTB).
Durante o encontro, os prefeitos Aron (PSB), de Itatuba; Adjailson (DEM), de Salgado de São Felix; Benício Neto (PSB), de Pilar; Claudio Madruga MDB), de Gurinhém; e Paulo Dália (PSB), de Juripiranga; os vice-prefeitos Roberto Burity, de Ingá; e Zé Capela, de Mogeiro; e os ex-prefeitos Adáurio, de Salgado de São Felix; e Tarcísio, de Gurinhém; reafirmaram apoio a João Azevêdo e Veneziano Vital.
O pré-candidato socialista agradeceu o apoio das principais lideranças políticas e do povo do Vale do Paraíba. “Essa é a demonstração de que teremos em outubro uma grande vitória, que será a vitória da Paraíba”, enfatizou.
João afirmou ainda que a Paraíba precisa manter o atual ritmo de investimentos, para que nos próximos três anos se transforme no melhor lugar do Brasil para se viver. “Fizemos muitas obras e ações na região do Vale do Paraíba, e vamos fazer muito mais, como a construção da estrada ligando Salgado de São Felix a Natuba, que contribuirá e muito para o desenvolvimento desta região”, adiantou.
O encontro do PSB em Itabaiana reuniu também os deputados estaduais Adriano Galdino (PSB), João Gonçalves (Podemos), Ricardo Barbosa (PSB) e Genival Matias (Avante); a pré-candidata a deputada federal Ana Claudia (Podemos); e o presidente estadual do PSB na Paraíba, Edvaldo Rosas.
Ascom

domingo, 15 de julho de 2018

Portal faz análise política de Itabaiana e informa sobre as tendências eleitorais das lideranças

(Foto: www.valeenoticia.blogspot.com)

A ‘Radiografia da política’ desse final de semana chega à cidade de Itabaiana, localizada na região conhecida como Vale do Paraíba. Por lá, os três principais grupos políticos já se articulam para angariar votos para seus pré-candidatos. A cidade não tem deputado estadual desde a década de 1990, quando dona Dida assumiu uma vaga na ALPB. Por isso, em 2018 o município busca um nome que responda pelas demandas locais no âmbito do poder legislativo.
Contextualizando
Itabaiana é administrada pelo médico e prefeito Lúcio Flávio Araújo (PSB), eleito no último pleito municipal com 9.485 votos. Em segundo lugar, ficou o ex-prefeito Antônio Carlos (MDB), que continua como uma força política da cidade. Ele governou a cidade entre os anos de 2012 e 2016. Na última disputa, ele ficou em segundo lugar, com 31,18% dos votos válidos.
Um terceiro grupo político estabelecido em Itabaiana, é liderado pela ex-prefeita Euridice Moreira, mais conhecida como dona Dida. Ela governou a cidade entre os anos de 2004 e 2011. Atualmente, o filho dela, José Sinval (PTB), é o vice-prefeito do município.
Apoios em 2018
Na eleição de Outubro, o prefeito Lúcio Flávio deverá apoiar o pré-candidato aliado do governador Ricardo Coutinho, João Azevedo (PSB), para Governo do Estado. Ele confirmou ainda que vai apoiar as candidaturas de Adriano Galdino para deputado estadual e Damião Feliciano para deputado federal.
Dona Dida, a ex-prefeita, e o vice-prefeito José Sinval, estão conversando com o senador e pré-candidato a governador José Maranhão (MDB) e com o pré-candidato Lucélio Cartaxo (PV), e portanto ainda estão indefinidos quanto a disputa pelo cargo de governador. Eles vão apoiar os nomes de João Gonçalves para deputado estadual e o de Wellington Roberto (PR) para deputado federal.
O ex-prefeito Antônio Carlos anunciou recentemente apoio ao pré-candidato a deputado federal Benjamin Maranhão (MDB). Com isso, ele deverá também apoiar o nome do senador José Maranhão para o cargo de governador. A reportagem não conseguiu confirmar o apoio dele para o cargo de deputado estadual.
Dados
Itabaiana pertenceu ao município de Pilar e foi elevada à categoria de cidade no ano de 1891, durante o governo de Venâncio Neiva. Estudiosos da cidade afirmam que o nome do município significa “Pedra que dança”, mas outros acreditam que o significado é “Morada da alma”.  A economia da cidade é sustentada principalmente pelo comércio, seguido por indústria e agropecuária. Itabaiana possui 24 mil habitantes e quase 18 mil eleitores, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), respectivamente.
Fonte: Polêmica Paraíba

sábado, 14 de julho de 2018

Salgado de São Félix regulamenta mototaxistas por recomendação do Ministério Público


A Prefeitura de Salgado de São Félix deverá regulamentar a atividade de mototaxista no município, estabelecendo um conjunto de regras, com direitos e deveres dos profissionais. Para isto convocou os mototaxistas para fazer um cadastro, por recomendação do Ministério Público.
Segundo a prefeitura, o objetivo é garantir maior segurança e conforto dos usuários do novo sistema. Os profissionais e as associações terão um tempo para se adaptar às mudanças e exigências, a exemplo da padronização das motos, tempo de habilitação mínimo e utilização de acessórios, inclusive de higiene. Os detalhes foram apresentados durante o cadastramento. Uma das principais propostas é que os passageiros deverão receber, obrigatoriamente, uma touca descartável para usar debaixo do capacete. O capacete do passageiro será vistoriado pela Vigilância Sanitária a cada três meses. 


quarta-feira, 11 de julho de 2018

Juripiranga oferece oficina de violão para crianças e adolescentes



Cumprindo uma programação que oferece atividades socioculturais para crianças e adolescentes com foco na inclusão social, a Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria de Desenvolvimento Social do município, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizam mais uma etapa da oficina de violões destinada para crianças e adolescentes usuários do serviço.
Sob a batuta do oficineiro José Francisco, a aprendizagem de violões e flautas é uma das atividades mais concorridas e com maior índice de assiduidade entre os usuários. Além do aprendizado de um instrumento, também são trabalhados diversos aspectos acerca da formação da personalidade dos usuários, como disciplina, respeito aos colegas e as pessoas em geral, além de elevar a autoestima e autoconfiança dos participantes através da música.
A ação também atende ao que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) preconizando  o acesso à cultura e também em relação a bater as metas da Certificação do Selo UNICEF na edição atual 2017-2020. O município tem buscado elevar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens das famílias do município.

Ascom

terça-feira, 10 de julho de 2018

Ministério Público denuncia prefeito de Pilar por nepotismo



O prefeito de Pilar, José Benício de Araújo Neto, virou alvo de denúncia depois de entregar secretarias importantes na administração a seus parentes. José Benício de Araújo Neto designou como secretário de Desenvolvimento o seu pai, José Benício de Araújo Filho, ex-prefeito de Pilar; como secretária de Ação Social a sua mãe, Cláudia Virgínia Rodrigues Silva de Araújo; e como secretária de Saúde a sua tia, Patrícia Rodrigues Silva de Medeiros Batista. 
O Ministério Público que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) entrou com representação contra o prefeito por nepotismo, pedindo a suspensão de qualquer pagamento da remuneração ao parentes do alcaide, e o caso vai ser julgado pelo tribunal. 
“Os atos do Alcaide estão em absoluta rota de colisão com o disposto no art. 37, caput, da Constituição Federal, bem como com o teor da Súmula Vinculante n.º 13 do Supremo Tribunal Federal – STF”, diz o MP.
Além do nepotismo, o MP está preocupado com a idoneidade moral desses parentes que estão ocupando os cargos. O ex-prefeito José Benício de Araújo Filho, pai do atual prefeito, quando esteve no exercício do cargo de prefeito de Pilar, “não despendeu a necessária atuação conforme os ditames legais e nem demonstrou cura no trato da coisa pública”. 
A sentença de primeiro grau condenatória contra ele foi de três anos e cinco meses de detenção e pagamento de 90 dias multa no valor de dois salários mínimos, por crime de dispensa e inexigibilidade indevida de licitação, mantida pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB). 
“A atribuição de chefia de secretaria municipal a um cidadão nesta situação corresponde a grave ameaça à escorreita aplicação de dinheiros públicos”, afirma a representação.
Quanto às duas mulheres, “não estariam efetivamente demonstradas as qualificações técnicas e as idoneidades morais dos agentes políticos para os exercícios dos aludidos cargos públicos deveriam ser”, diz a representação, assinada pelas representantes do MP Sheyla Barreto Braga de Queiroz, Elvira Samara Pereira de Oliveira e Isabella Barbosa Marinho Falcão. O caso tem como relator o conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo. O prefeito ainda não se pronunciou ao TCE sobre a denúncia. 
www.clickpb.com.br

sábado, 7 de julho de 2018

JURIPIRANGA


3ª reunião do SELO UNICEF discute realização do fórum municipal


A Comissão Intersetorial do SELO UNICEF em Juripiranga se reuniu emdia 29 de junho na sede do CRAS do município com o objetivo de discutir ações sobre o pleito em prol da certificação do selo pelo município.
Esta foi a terceira reunião do coletivo, que contou com a presença da secretária de desenvolvimento social de Juripiranga, Marta Marinho, do secretário de educação do município, Rodrigo Cavalcante, da coordenadora da atenção básica municipal, Enilda Varelo Chaves, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Esita Almeida, além de membros do Conselho Tutelar do município, do próprio CRAS, da Escola Municipal Salvino João Pereira, e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A reunião teve como palestrante a articuladora municipal do SELO UNICEF, Edineide Almeida, que abordou os aspectos acerca da realização do primeiro Fórum Municipal dessa edição do selo, que acontecerá em breve e se constituirá num espaço onde a comunidade de fato passará a fazer parte do processo de planejamento das ações relacionadas ao selo, um momento importante no pleito da certificação.
Durante o encontro também foi levantada a questão da busca ativa de crianças e adolescentes que são beneficiados pelo BPC Escola, assim como os preparativos para a celebração dos 28 anos da instituição Estatuto da Criança e do Adolescente, encerrando com a apresentação das tarefas para atingir as metas propostas pelo SELO UNICEF.
O município de Juripiranga tem se mobilizado fortemente em busca da certificação do SELO UNICEF, com a participação de representantes do poder público municipal e de instituições da sociedade civil organizada, que de forma intersetorial, têm se reunido e trabalhado em busca do reconhecimento por parte da entidade mundial, que proporcionará ao município uma nova perspectiva em políticas públicas, que protejam de forma ampliada e qualificada, as crianças e adolescentes de Juripiranga.
Ascom

quinta-feira, 5 de julho de 2018



ACADEMIA DE CORDEL DO VALE DO PARAÍBA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO

O Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, no uso das atribuições conferidas pelo Estatuto, vem, por meio do presente, CONVOCAR os associados, para ASSEMBLEIA GERAL DE ELEIÇÃO, com vistas à eleição para os cargos de Presidente, Secretário e Tesoureiro. Consta ainda da ordem do dia aprovação de novos sócios efetivos.
A Assembleia Geral de Eleição será realizada no dia 21 de julho de 2018, na Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, iniciando a partir das 10h00 (dez horas da manhã), no seguinte endereço: Praça São Pedro Gonçalves, 48 - Varadouro, João Pessoa-PB.
As chapas interessadas deverão apresentar seus pedidos de inscrição para concorrer até o dia 13 de julho.
João Pessoa, 21 de junho de 2018
Sander Lee
Presidente


terça-feira, 3 de julho de 2018

Mogeiro não cumpre meta de vacinação e corre risco de poliomielite



A Paraíba está abaixo da meta de cobertura de vacinação contra a poliomielite. Desde o início do ano, o estado vacinou 69% da população alvo, quase 30% a menos do que é recomendado pelo Ministério da Saúde. As cidades de Mogeiro, Marizópolis, Santa Helena e São José de Princesa vacinaram menos de 50% do público alvo da imunização e correm o risco de ter surto da doença. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, existe um planejamento para que a meta seja atingida.
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente existem 312 municípios brasileiros com cobertura abaixo de 50%. Para os estados que estão abaixo do ideal, a pasta tem orientado os gestores locais que organizem suas redes, inclusive readequando aos horários mais compatíveis com a rotina da população e reforçar as parcerias com creches e escolas.

O órgão estabelece como meta 95% de cobertura para a vacina contra a doença que é calculada considerando a última dose do esquema vacinal.

Lei Estadual 
Uma lei de autoria do deputado Jutay Meneses (PRB) e sancionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) obriga os pais de crianças em idade escolar a apresentarem o cartão de vacinação dos filhos no ato da matrícula em escolas da educação infantil na Paraíba.

De acordo com o texto, caso o documento não seja apresentado ou se observe a falta de alguma das vacinas obrigatórias, a situação deve ser regularizada em 30 dias, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar.

Doença
Causada por um vírus que vive no intestino, a poliomelite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos, podendo também contaminar adultos.  A transmissão ocorre de uma pessoa para outra por meio de saliva, fezes, assim como água e alimentos contaminados.

A maior parte das infecções apresenta sintomas como febre, dor de garganta, náusea, vômito e prisão de ventre. No entanto, cerca de 1% dos infectados pode desenvolver a forma paralítica, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

A poliomielite não tem tratamento específico. Por isso, deve ser prevenida por meio da vacinação aplicada em postos da rede pública de saúde.  Todos os pais e responsáveis devem manter as cadernetas de vacinação atualizadas, em especial para as crianças menores de cinco anos.

A vacina contra a poliomielite oral trivalente deve ser administrada aos 2, 4 e 6 meses de vida. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o outro entre 4 e 6 anos de idade. Neste ano, todas as crianças devem comparecer  a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que acontecerá no período de 6 a 31 de agosto.
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a certificação de área livre de circulação.

Juliana Cavalcanti – MaisPB

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Baixista de origem itabaianense faz apresentação em festival de jazz que homenageia Sivuca


Maximilien Robespierre Mozart (foto), baixista do conjunto “Classic Band”, faz apresentação única em Itabaiana nesta sexta-feira, 6, juntamente com outros artistas, entre eles Adeildo Vieira e Sandra Belê, no Festival Sivuca de Jazz. O evento está previsto para começar às 20 horas no anfiteatro da Praça Epitácio Pessoa.

Maximilien é irmão de Arnaud Neto, também músico, ambos atuantes na noite pessoense. Maximilien ainda participa de orquestras de câmara e filarmônicas. É a primeira vez que toca na cidade de Itabaiana, terra natal dos pais, onde também nasceu Arnaud Neto. Ele promete uma “jam session”, mostrando um pouco das múltiplas funções do baixo, acompanhando Sandra Belê, cantora, musicista e apresentadora de TV, com participação na série “A pedra do reino”, da Rede Globo.

O I Festival de Jazz e Blues Sivuca será gratuito, apresentando vários ritmos, mas principalmente com foco no Jazz e Blues. Haverá ainda a realização de oficinas e fórum sobre a música, com o objetivo de exaltar o nome do grande mestre do acordeom.
Na programação grandes bandas de jazz e blues, entre elas In The Mood Hard Blues e Brasilian Blues Band, além de muitas atrações locais considerados exímios instrumentistas do acordeon, como Helinho Medeiros e Cezzinha. Haverá também uma exposição de carros antigos, feira de gastronomia e de artesanato local.
A promoção do I Festival de Jazz e Blues Sivuca é da Organização Não Governamental Sociedade dos Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, Sarvap, através da Taberna Cultural, núcleo que atua com cultura e desenvolvimento turístico, juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado. O evento tem o apoio da UFPB, IFPB, Prefeitura Municipal de Itabaiana, Funesc e PBTur.

domingo, 1 de julho de 2018

Fábio Mozart lança novo livro de poemas no Pavilhão do Chá


Fábio Mozart (foto) autografa “Laranja romã”, seu terceiro livro de poesia, em 19 de julho, às 10 horas, no Pavilhão do Chá, na Praça Venâncio Neiva, no centro de João Pessoa. O poeta pernambucano/paraibano se juntará a outros poetas locais, entre eles Quelyno Sousa, Sander Lee e Thiago Alves em recital dentro do projeto  da Confraria Sol das Letras e Academia de Cordel do Vale do Paraíba, em evento aberto ao público.
Publicado através de edital público de incentivo do Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa, “Laranja romã” reúne as últimas produções poéticas de Fábio Mozart. “O livro tem poemas que ficam entre o clássico, o regional, o acadêmico e o verso contemporâneo, porque minha bodega é sortida para agradar aos diversos sabores”, adianta o autor, que vive há 60 anos na Paraíba, oriundo de Timbaúba, zona da mata norte de Pernambuco.
O livro será distribuído gratuitamente com as pessoas que comparecerem ao evento. “Peço apenas que leiam e deixem depois em algum lugar para que outra pessoa possa ler também”, disse Mozart.