PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Portais da transparência não sinalizam avanço no controle social das cidades


Em conformidade com a Constituição de 1988, o acesso à informação tornou-se um dos insumos básicos ao exercício da cidadania. Dessa premissa extrai-se o direito do cidadão em conhecer, opinar e acompanhar as decisões governamentais para certificar-se de que os recursos postos à disposição do Estado produziram resultados positivos em prol da coletividade – a atuação popular no sentido de defender direitos e interesses coletivos perante  a administração pública é intitulado de controle social. Entretanto, o alcance pleno desse direito, no qual o cidadão interfere e fiscaliza as ações governamentais, em praticamente todas as áreas sob a ação e tutela do Estado, requer a contrapartida governamental no sentido de facilitar o acesso aos dados e informações geradas no âmbito público.

Todo aquele que guarde, administre, gerencie, arrecade ou utilize bens e valores públicos tem o dever constitucional e moral de prestar contas dos recursos públicos. Para isso, a legislação determina que cada município publique na internet seu Portal da Transparência, constando esses dados.

No vale do Paraíba, poucas cidades adotam o Portal da Transparência, e os que assim o fazem não procedem conforme estabelece a lei. Alguns portais publicam poucos dados, usando o espaço para louvação ao prefeito ou como uma espécie de coluna social para anunciar festas e aniversários de pessoas ligadas à administração. Em Salgado de São Félix, a internauta Maria José reclama nas redes sociais: “o setor de comunicação da prefeitura de Salgado, em vez de publicar em seu Facebook o que as secretarias fazem para a população, publica o aniversário de um secretário, onde os seus funcionários aparecem beijando os esposos e esposas, uma coisa ridícula! Tem que expor as coisas da prefeitura, não a vida pessoal do funcionário.” Para o internauta salgadense José, “a responsável pelo Portal da Transparência em Salgado é uma desinformada, pois só publica aniversários e comemorações, transparência passa longe”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário