PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Comunidade rural de Pilar protesta contra corte de abastecimento d’água

Sítio Riachão de Corredor

Moradores do Sitio Riachão de Corredor, localizado à margem da PB 048, município de Pilar, divisa com o município de São Miguel de Taipu, reclamam da Cagepa que cortou o abastecimento de água da localidade há quase dois meses, alegando que a ligação estava irregular. A comunidade, com cerca de 30 famílias, vem sendo privada de água mesmo tendo feito acordo com a empresa responsável pelo abastecimento em 2012, ocasião em que foi cedido terreno para instalação da caixa e do chafariz. Em troca, a empresa terceirizada fez a ligação, já que a tubulação passava perto do local. “E agora, sem nenhuma conversa com os moradores, a Cagepa cortou o fornecimento de água”, disse Lucicleide Felinto, uma moradora.
Outro morador do sitio Riachão de Corredor, Germano Pereira, disse que procurou a Cagepa de Pilar, tendo sido informado que “a Cagepa não pode oferecer água de graça pra ninguém e que a empresa que fez esse acordo agiu de má fé, ludibriou os moradores daquela localidade”. Ele foi orientado para recorrer à Justiça, com pedido de indenização para a comunidade. Em seguida, o morador procurou o escritório da Cagepa de Itabaiana onde recebeu a mesma resposta onde foi disponibilizado o endereço da empresa que realizou o serviço. “Para minha surpresa, no local indicado está funcionando uma loja de conveniência”, disse Germano, que acrescentou: “Estamos nesse jogo de empurra, enquanto isso ficamos prejudicados”.
Segundo o representante da Cagepa em Itabaiana, o Governo do Estado ainda deve uma parte do contrato à firma que realizou o serviço, justificando a ausência da mesma em Itabaiana. Germano falou que irá mobilizar os moradores da localidade e procurar a Promotoria Pública de Pilar, tentando resolver o impasse. Segundo ele, a única coisa que sabe da empresa é que tem a sigla E/T. “Não conseguimos maiores detalhes sobre essa empresa, que foi a responsável pela tubulação e abastecimento de agua da adutora da barragem de Acauã, passando por Pilar até São Miguel de Taipu entre 2011 e 2012”, informou, lembrando ainda que existem outras localidades rurais na mesma situação, cujo abastecimento de água também será cortado pela Cagepa.

Reportagem e foto: Evanio Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário