PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PILAR


Conselho Tutelar interna dependentes químicos

O Conselho Tutelar de Pilar realizou uma proeza, ao conseguir internar dois adolescentes dependentes químicos em uma clínica especializada em Campina Grande, próximo ao Hospital Dr. Edgley. Os menores, dois irmãos de 14 e 15 anos, são viciados em entorpecentes e buscavam ajuda para se livrar da dependência.

Conforme disse o conselheiro Nico, é muito dificil conseguir internação para pacientes nesses casos. As clínicas especializadas cobram muito caro para atender, e as entidades beneficentes são raras, com pouquíssimas vagas nesses centros de reabilitação. “Agradecemos ao CREA da cidade de Cajá e a Secretaria de Ação Social de Pilar pela ajuda na internação desses adolescentes, ação que sinaliza uma parceria importante com o Conselho Tutelar”, disse Nico.

A internação compulsória de dependentes químicos é uma medida ligada à saúde pública e segurança familiar. Como dependente, o paciente é considerado um doente mental. A lei 10.216/2001 assegura ampla proteção ao doente mental, especialmente no que se refere ao seu tratamento médico, garantindo tratamento com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade.

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, em entrevista por videoconferência, afirmou que sempre que houver risco à saúde, os dependentes químicos deverão ser internados, mesmo que não queiram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário