PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 14 de abril de 2013

Movimento cultural de Itabaiana se diz presente no Orçamento Democrático



Clévia Paz, Articuladora Cultural da região, com o Secretário de Cultura Chico César

Os artistas e entidades culturais do vale do Paraíba, capitaneados por Itabaiana, estiveram presentes na audiência pública do Orçamento Democrático nesta noite de sábado, 13, na Escola Estadual Dr. Antonio Batista Santiago. Na reunião esteve o governador Ricardo Coutinho com outras autoridades, inclusive o prefeito da cidade, Antonio Carlos Rodrigues de Melo Júnior.


O Secretário de Cultura, Chico César, ficou satisfeito com a receptividade dos produtores culturais da região ao seu apelo para que fossem propostas mais ações na área da cultura. Ao final, o movimento cultural atendeu ao chamado do secretário Chico César e fez "Cultura e atividades artísticas" subir da 9ª para a 5ª posição no ranking de prioridades na audiência do Orçamento Democrático Estadual.  “Parabenizo a nossa Articuladora Regional Clévia Paz e os demais gerentes regionais do ODE pelo engajamento e por acreditarem na cultura e na arte como vetores de desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Vamos em frente! Investir em cultura é a melhor solução”, declarou Pedro Santos, da Secult. 


Em Itabaiana, a Secretaria de Cultura do Estado apóia projeto de resgate da cultura popular através do Ponto de Cultura Cantina de Ninar, que vai realizar o 1º Festival de Bois de Carnaval em maio próximo, com apoio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos. A Secult também patrocinará o livro “Artistas de Itabaiana”, de Fábio Mozart, coordenador do Ponto. 


Esta foi a plenária do Orçamento Democrático, nestes dois anos, em que a população colocou a Cultura entre suas principais prioridades. “Cultura como educação sobre nós mesmos, cultura como saúde da alma e cultura como política estruturante para quem a consome e para quem vive dela. Cultura como estradas por onde passeie livremente o espírito”, declarou poeticamente o Secretário Chico César.

  
Fizeram parte da audiência pública representantes dos municípios de Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Serra Redonda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário