PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 23 de abril de 2013

Alunos do projeto “Paraíba Cine Senhor” produzem curta sobre o saber popular

Equipe filmando cenas de "Mão"


Uma das equipes que participaram do projeto “Paraíba Cine Senhor”, realizado em Itabaiana, está produzindo curta-metragem a partir da atividade de oleiro, o homem que fabrica tijolos artesanais na região. O filme tem o título de “Mão”, dirigido por Adriano Roberto, com a participação de Roseval Silva na câmera, Eduardo na produção, Marinalva Dionísio e Edglês Gonçalves.

Tendo como material de partida o tijolo, o documentário mostra a olaria, o oleiro, os antigos tijolos, materiais e equipamentos, com as construções nascidas da cerâmica produzida pelas carvoeiras, atividade praticamente extinta.
O filme está em fase de edição, cujas últimas tomadas foram feitas nesta segunda-feira, 22. “Todas as cenas são incríveis, foi muito trabalhoso, mas eu adorei participar”, disse Marinalva Dionísio, que faz parte do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar como voluntária.
Edglês Gonçalves, o Ed Gonchá, afirmou que o fabrico artesanal de tijolos foi resgatado e valorizado pelo documentário, constituindo-se uma referência cultural na região. “O conhecimento das técnicas de produção audiovisual adquirido no projeto desempenhou um papel importante na compreensão do conhecimento popular e na documentação em vídeo com qualidade”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário