PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Projeto Robótica abre vagas no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

Professor Severino Lourenço capacitando professores em robótica educacional em Massaranduba/PB


O Projeto Robótica abre inscrições para crianças e jovens entre oito e 25 anos para curso gratuito de robótica educacional na cidade de Itabaiana, através do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, tendo como monitor o professor Severino Lourenço. As inscrições vão até o dia 24 de agosto na sede do Ponto, na Rua Coronel Firmino Rodrigues, 107.

Para se inscrever, o candidato deve apresentar comprovante de matrícula escolar e documento de identificação.  A primeira turma deverá iniciar as aulas no dia 31 de agosto,  às 14 horas, tendo o curso a duração de seis meses. O material reciclado para as aulas práticas será fornecido pelo professor Severino.

 

APRENDER BRINCANDO

A robótica é a ciência que estuda a montagem e a programação de robôs. Os robôs podem ser caracterizados como dispositivos autônomos reprogramáveis controlados por um programa de computador. O ato de construir e programar um robô exige a combinação de conhecimentos de diversas áreas, o que dá à robótica um caráter multidisciplinar. Outra característica da robótica é o fato de suas atividades serem mais produtivas quando realizadas por um grupo de pessoas trabalhando em conjunto, e não por um único indivíduo. Desses fatos conclui-se que a robótica é uma ótima ferramenta de auxílio ao ensino. Juntando a teoria à prática, ela é capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos que as demais disciplinas quase não abordam, como: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade, postura empreendedora, etc. Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, etc.


“O mundo hoje está em ritmo acelerado e se transforma rapidamente. Logo, o estudante precisa estar preparado para enfrentar desafios, ampliar horizontes e atuar no presente e no futuro com sucesso, e, mais, precisa estar qualificado para o mercado de trabalho”, afirma o professor Severino Lourenço, que trabalha na capacitação de professores em escolas públicas da região e resolveu oferecer seus ensinamentos de robótica educacional para estudantes em Itabaiana, através do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário