PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Hino do grupo regional do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar disputa festival de música em Pombal




Orlando Otávio foi homenageado pela Escola Estadual Meira de Vasconcelos no dia 23 de agosto, durante a II Mostra Cultural da 12ª Gerência Regional de Ensino.

A música “Ganzá de ouro”, de Orlando Otávio, está entre as composições que participarão do II Fempop, Festival de Música de Pombal, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto. O festival programa participação de artistas de renome em todo o Nordeste. A música de Orlando Otávio foi composta para servir como “abre alas” do grupo de música regional “Ganzá de Ouro”, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em Itabaiana.

O arranjo é de Tiago, tecladista da cantora e compositora itabaianense Cristiane Villena. A composição de Orlando Otávio fala da tradição musical da terra de Sivuca em ritmo de ciranda, e será acompanhada pela banda oficial do Fempop. “Espero contar com a torcida dos meus conterrâneos”, declarou Orlando Otávio, que também é poeta e grande incentivador da cultura local.

“Tum, tum do Ganzá de Ouro fazendo a sua retreta”, diz o refrão da música, que foi apresentada publicamente pela primeira vez em 2012, durante a reinauguração do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e gravada em vídeo pelo núcleo de audiovisual do Ponto, DVD que está à venda na sede da instituição, na Rua Coronel Firmino Rodrigues, 107, com renda revertida para as despesas do artista em sua nova incursão por festivais regionais, ele que participou do último Forrofest realizado em Itabaiana. O autor já lançou dois CDs de músicas religiosas e uma coletânea de músicas de raiz, tendo uma de suas composições, “Toada de terreiro”, gravada no CD Festival SESC de Música Paraibana, em parceria com Fábio Mozart, Coordenador Executivo do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Ele ainda é autor do Hino das Virgens e do Bloco da Saudade, agremiações carnavalescas de Itabaiana. Orlando também tem canções compostas em parceria com o forrozeiro Aracílio Araújo, artista itabaianense radicado no Recife. Ele é autor do livro “Do mar arriba, as maravilhas da Paraíba”, a ser lançado brevemente com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria Estadual de Cultura.

O compositor itabaianense espera receber apoio da Secretaria de Cultura de sua cidade para fazer frente às despesas de deslocamento. “Vou representar Itabaiana neste festival e tenho certeza de que terei o reconhecimento do Poder Público, mesmo porque todos os artistas que estarão em Pombal recebem ajuda dos seus municípios, até caravanas estão sendo formadas nas cidades participantes para incentivar seus compositores”, disse Orlando. “Não terei a energia positiva da torcida dos meus conterrâneos, mas estarão comigo em pensamento, torcendo pelo sucesso de minha música”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário