PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 13 de março de 2015

Sete mulheres receberão o Prêmio Leonilla Almeida neste sábado

A atriz Zezita Matos será uma das homenageadas

Amanhã, sábado, 14, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar estará presente no 1º Sarau das Almas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, uma semana após a data, ocasião em que será entregue o Prêmio Leonilla Almeida, edição 2015, para mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e tenham contribuído com a cultura paraibana. O Sarau acontecerá no Café Sivuca, às 20 horas, em Itabaiana. 

A Comissão do Prêmio Leonilla Almeida, composto por cinco membros, escolheu sete mulheres para serem agraciadas com o prêmio neste ano. As homenageadas são as carnavalescas Mocinha Lopes e Do Carmo, a militante do movimento negro Clareana Cendy, a atriz Zezita Matos, as professoras Neide Vicente e Maria da Paz Pontes, de Juripiranga, e a militante social Mariah Marques.

Prêmio
O Prêmio Leonilla Almeida foi criado em 2009 e já premiou 30 mulheres. O nome do prêmio é uma homenagem à ativista política Leonilla Almeida, de origem itabaianense. Ela foi uma das pioneiras das lutas socialistas no Brasil, responsável por ações políticas que resultaram em sua prisão durante o Estado Novo de Getúlio Vargas. Sua forte presença de mulher batalhadora pelas causas sociais foi registrada pelo escritor alagoano Graciliano Ramos em seu livro “Memórias do Cárcere”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário