PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 11 de março de 2015

Escola pública fecha por falta de alunos em Itabaiana




Em janeiro deste ano, a Escola Municipal Débora Maria Guedes Maroja, localizada em Pernambuquinho, Itabaiana, colocou cartaz na porta avisando que não haveria matrícula de alunos para o ano letivo de 2015. O motivo: ausência dos próprios alunos. No ano anterior, a escola terminou o exercício com menos de 20 estudantes, que foram para escolas particulares. Para a mãe de um aluno da escola, a origem da evasão e o desestímulo dos estudantes é um só: a falta de qualidade no ensino.
O fechamento da Escola de Pernambuquinho reflete uma realidade vivida em diversas outras unidades da rede municipal, que vem sofrendo redução de alunos ano a ano. Parte dessa diminuição é fruto da falta de atrativos das aulas nas escolas do ensino fundamental.
A unidade fechada terá professores recolocados em outras escolas do município e o prédio passará a abrigar uma célula do Programa Mais Educação.
O músico e representante comercial Zé Rob lamentou o fechamento da escola, apontando a administração como responsável pela crise. “Fala-se em reformar todo o sistema educacional, mas o que se vê é um município como o nosso, onde não existe incentivo para absolutamente nada, os quadros são formados quase que só com cargos comissionados e contratados sem concurso, sob a lógica perversa do arrumadinho político”, argumentou ele.
O assessor de comunicação da Prefeitura, Carlão Melo, prefere debitar os problemas no setor da educação do Município à gestão passada, de responsabilidade de Dida Moreira. “Só em 2013, voltaram sete parcelas dos recursos para a merenda escolar por falta de prestação de contas dos anos de 2009, 2010 e 2011”, esclareceu ele, acrescentando que o atual prefeito regularizou a situação e conseguiu o retorno de três dessas parcelas. “Temos problemas em todas as áreas, porque pegamos vinte e duas pendências da administração passada, mas Antonio Carlos conseguiu resolver todas e o caminho agora é normalizar e avançar na educação”, disse ele, acrescentando que ainda neste ano o prefeito vai disponibilizar kit escolar para os alunos, com farda, bolsa, cadernos, livros e sapatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário