PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 21 de março de 2015

Salgado promove palestra sobre criação de tilápia e horta orgânica

A UFPB e Projeto Cooperar realizaram palestra sobre criação de peixes e produção integrada de hortas orgânicas em Salgado de São Félix, na última quarta-feira (18) no Telecentro, com apoio da Prefeitura local.

De acordo com a pesquisadora Mônica Moura, a demanda dos consumidores por peixes criados com critérios de aqüicultura orgânica forçará o setor a produzir para o nicho. Porém, a cadeia enfrenta dificuldades para implementar a produção orgânica e necessita de intervenção do poder público, avalia a pesquisadora. A ideia é desenvolver projetos para criação semi-orgânica de peixes com intuito de chegar a uma produção 100% livre de insumos químicos, fertilizantes e pesticidas por meio de produção de alimentos na mesma área dos tanques.

Os produtos orgânicos alcançam valores até 15% maiores com relação ao produto tradicional e o mercado mundial para o segmento cresce, em média, 20% ao ano.
 
Para que o peixe seja considerado orgânico, precisa ser alimentado por plânctons, organismos que vivem nas águas e outros alimentos produzidos com matéria-prima orgânica – as unidades de produção também não devem impactar o ambiente. “É preciso um incentivo com políticas públicas para que a cadeia se consolide”, disse um dos palestrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário