PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 27 de outubro de 2013

Vereador lamenta ausência de mamógrafo para atender mulheres itabaianenses

Caminhada do Outubro Rosa em Itabaiana

O vereador Wellingson Chaves, Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itabaiana, lamentou o fato do município de Itabaiana não dispor, atualmente, de mamógrafo para atender às mulheres que necessitam fazer exame de mama, essencial para a prevenção do câncer. “Infelizmente, em nosso município não se realiza esse tipo de procedimento. O usuário faz uma consulta médica no PSF, em seguida leva o encaminhamento ou a solicitação do exame para marcar na Secretaria de Saúde que referencia para João Pessoa”, explicou Chaves. O vereador Chaves é conhecido pelas ações de atendimento médico aos mais necessitados, principalmente no transporte de pacientes para a capital.

A declaração foi dada por ocasião da Caminhada da Prevenção do Câncer de Mama, ação ocorrida nesta sexta-feira, 25, em Itabaiana, como parte da programação da Campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela 12ª Gerência Regional de Ensino e Secretaria Estadual de Saúde, com ações de prevenção e combate ao câncer de mama. A Campanha tem como objetivo ampliar as ações de prevenção ao câncer de mama no município, e refletir em atividades continuadas a serem realizadas, não somente no mês de outubro, mas ao longo de todo o ano.

Maria Auxiliadora Lacerda, Gerente da 12ª GRE, afirmou que a caminhada serve exatamente para isso, ou seja, para lembrar às autoridades as suas obrigações com a saúde pública. “Pior é silenciar, não fazer nada, pois calar é concordar”, disse Auxiliadora.

Algumas mulheres ativistas da campanha afirmaram que Itabaiana deveria possuir legislação específica de prevenção e combate ao câncer de mama, por meio de lei municipal. “Temos duas mulheres vereadoras na Câmara de Itabaiana, elas deveriam apresentar projeto de lei nesse sentido”, disse Cassiana Meneses, uma das participantes da caminhada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário