PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Grilos invadem áreas urbanas em Itabaiana e atrapalham rotina de moradores



Uma praga de grilos vem tirando o sossego dos moradores de Itabaiana. Eles aparecem principalmente à noite.

Estudiosos de pragas urbanas informam que é nessa época que os bichinhos se reproduzem, mas eles ainda não sabem explicar o motivo de uma quantidade tão grande este ano. O que se sabe é que fatores como o aumento da temperatura, a redução da presença de predadores naturais e alterações na oferta de comida podem influenciar no fenômeno.

Os grilos se alimentam de plantas e, como elas estão ficando cada vez mais escassas, invadem as áreas urbanas. À noite tem ficado difícil até caminhar por causa dos grilos, cuja grande quantidade atrapalha o sono dos moradores, devido ao som dos “violinos” desses insetos.


Conhecendo os grilos

Em todo o mundo, existem cerca de 900 espécies de grilos. São insetos onívoros, terrestres e noturnos. Geralmente sai em busca de alimento durante a noite, pois fica entocado durante o dia. Sua alimentação pode conter cereais, plantas, fungos, alimentos humanos, tecidos de lã e restos de outros insetos.

Eles são as principais presas para animais como sapos, cobras, pássaros e aranhas. Em algumas culturas, são criados como animais de estimação e em várias partes do mundo ainda são consumidos como alimento.

Os grilos, quando estão no meio urbano, incomodam, pois emitem um som característico e constante, mas, o maior transtorno causado por eles é quando invadem lavouras e destroem plantações para se alimentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário