PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cultura popular tradicional tem evento inédito em Itabaiana


 Professora Jandira Lucena é a proponente do projeto


O Ponto de Cultura cantiga de Ninar promove, no dia 9 de novembro, o Primeiro Cortejo de Bois de Itabaiana, saindo da sede da entidade até a Praça Epitácio Pessoa, onde serão realizadas as apresentações e julgamento das agremiações participantes. Os três melhores blocos de boi-bumbá receberão medalhas e troféus.
O evento terá a participação do Boi de Reis de Pedras de Fogo, além de agremiações de Pilar e São José dos Ramos. De Itabaiana, participam os bois do Alex, o Boi das Meninas do Rio e outras troças, incluindo o Boi Reciclado do mestre Charles Brandão, com meninos e meninas participantes do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.
Será a primeira vez que a cidade verá um desfile de bois fora da época carnavalesca. “Vamos convidar a população para recepcionar o cortejo de bois ao som dos ritmos e sotaques da cultura popular de Itabaiana”, afirmou Ed Gonchá, coordenador artístico do evento.
A festa faz parte do projeto “Cavalo Marinho do Mestre Ciço”, proposto pela folclorista e artista plástica itabaianense Jandira Lucena, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC, da Secretaria Estadual de Cultura, com o objetivo de promover as culturas populares da região. Jandira informou que será produzido um DVD sobre o projeto, para distribuição com os blocos de carnaval e demais entidades que lidam com a cultura popular na Paraíba. Ela acrescentou que está doando seu cachê como coordenadora geral do projeto para o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, como forma de incentivar o trabalho de produção e difusão cultural.
Em sua primeira etapa, o projeto realizou oficina de boi de carnaval com o mestre Charles Brandão, aproximando um grupo de jovens da cultura popular. “O Ponto de Cultura é um espaço privilegiado para a transmissão e circulação de conhecimentos, saberes e modos de fazer, relacionados às tradições carnavalescas de Itabaiana que é considerada a capital do Boi de Carnaval”, disse o Coordenador Geral do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, Fábio Mozart Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário