A histórica cidade de Pilar é
destaque na saúde
|
O Ministério da Saúde divulgou a primeira
amostragem do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde. Nesta avaliação
foi auferido, o acesso à saúde básica, ambulatorial e de emergência, conforme
dados estatísticos fornecidos por estados e municípios.
O Ministério da Saúde avaliou a efetividade do SUS em Pilar, dentro do Índice de Desempenho do SUS (Idsus). A avaliação da efetividade ganhou nota 5,98. Tal índice é obtido através de indicadores como a cobertura de vacina tetravalente em menores de um ano, a média anual da ação coletiva de escovação dental supervisionada e a proporção de internações sensíveis à atenção básica. Além disso, são levados em consideração as proporções de partos normais realizados na Cidade.
Pilar também ocupa o primeiro lugar no quesito Efetividade do SUS entre as quatorze cidades da região. Nesse item, ficou na frente de Itatuba, Juarez Távora, Gurinhém, Ingá, São José dos Ramos, Juripiranga, Riachão do Bacamarte, São Miguel de Taipu, Pedras de Fogo, Mogeiro, Itabaiana, Caldas Brandão e Salgado de São Félix.
O Índice de Desempenho do SUS (Idsus) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário