PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 12 de agosto de 2018

Juripiranga abriga uma das 37 comunidades ciganas na Paraíba



Juripiranga é um dos 37 municípios paraibanos que apresentam registro de comunidade cigana, onde vivem cerca de sete mil ciganos no Estado. Os ciganos de Juripiranga são seminômades, pertencem à etnia Calon, descendentes de ciganos portugueses que migraram para o Brasil, há séculos passados.

Os acampamentos ciganos no Brasil encontram-se em 291 municípios, localizados em 21 estados. Na Paraíba, Sousa é a cidade que concentra o maior número de ciganos.

Diversos fatores estão levando um número crescente de ciganos a se integrarem à sociedade urbana, abandonando a vida nômade para se fixar nas cidades. Entre as causas dessa mudança estão a decadência do comércio de troca, a diminuição das possibilidades de renda, as dificuldades de conseguir espaços para acampamento e o encurtamento das distâncias entre as cidades.

Na Paraíba, o Governo do Estado tem procurado ouvir as demandas dos povos ciganos e provocar ações em resposta às questões apresentadas, através do Programa de Apoio e Promoção das Comunidades Tradicionais e da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário