PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Itabaiana será uma das oito cidades paraibanas que receberão a tocha olímpica

Faltando menos de um ano para a realização das primeiras Olimpíadas em um país da América do Sul, o Brasil entra cada vez mais no clima desse que é o maior evento esportivo do planeta e que será disputado no Rio de Janeiro. Na Paraíba, oito cidades já se preparam para receber a tocha olímpica, como parte das 300 cidades brasileiras que verão de perto o revezamento do símbolo dos jogos. Uma dessas cidades é Itabaiana, no agreste da Paraíba, cujo prefeito participou de encontro estadual preparatório, para definir atribuições no que se refere ao planejamento, segurança e divulgação das olimpíadas.

Para o ministro do Turismo, os Jogos Olímpicos serão a maior oportunidade que o Brasil já teve em sua história de se mostrar para o mundo e, com isso, estimular os estrangeiros a visitarem não apenas o Rio de Janeiro, mas o país como um todo.
Esse revezamento será uma grande festividade e uma oportunidade de divulgar a imagem do país para o mundo, com toda sua diversidade cultural, patrimônios históricos e belezas naturais. Na cidade de Itabaiana, será formalizada uma comissão de organização do evento, contando com técnicos da Prefeitura e convidados. “Entendo que essa é uma grande oportunidade para que a população conheça seu patrimônio histórico e passe a valorizar nosso acervo”, esclarece Relay Oliveira, do Núcleo de Patrimônio Histórico e Artístico do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, para quem a realização do evento poderá ensejar a preservação de setores urbanos, seus imóveis e sua história. “A Tocha Olímpica entrará na cidade pela Rua Treze de Maio, e será necessário a restauração do casario daquela artéria, muitos deles em completo abandono”, acredita Renaly, para quem a imagem da cidade será mostrada no mundo inteiro e a paisagem urbana por onde a tocha passará deverá receber cuidados especiais.

A Prefeitura de Itabaiana anunciou que está tentando manter convênios e parcerias com a iniciativa privada para custear as despesas com o evento, incluindo a melhoria no urbanismo e demais infraestruturas. No caminho da tocha, por exemplo, está o córrego que corta a Rua Treze de Maio, famosa artéria onde se localizava a zona boêmia da cidade, riacho que precisa urgentemente de revitalização.

O revezamento da Tocha Olímpica é um acontecimento importante no mundo todo. Na Inglaterra multidões nas ruas emocionadas saudaram um símbolo que vem desde a Grécia Antiga para mostrar a força do esporte olímpico.Essa é uma oportunidade que não podemos perder. Além do orgulho, Itabaiana deve também se engajar nessa campanha, quando a tocha passar por aqui, falar também para a nossa população sobre como é importante preservar o patrimônio histórico e artístico”, finaliza Renaly.






Nenhum comentário:

Postar um comentário