

A celebração no Assentamento Dom Marcelo foi conduzida pelo Padre
João Maria Conti, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) que participou da luta pela terra no assentamento ao lado dos trabalhadores. A missa campal aconteceu em frente à sede da Associação de Moradores do Assentamento.
Banco de Sementes – Segundo Lindalva Antônia de Oliveira, liderança do assentamento, o objetivo da celebração foi, além de lembrar os 10 anos do assentamento, comemorar a implantação, em 2015, do Banco de Sementes Comunitário (BSC) do local. Lindalva tem 54 anos e nasceu e se criou no assentamento, ela conta que seus pais trabalhavam nas terras do antigo fazendeiro: “Foi através da luta pela terra que a gente teve aonde produzir e acesso a uma alimentação saudável. Hoje nosso Banco de Sementes está com 16 sócios, mas praticamente todas as famílias guardam suas sementes em casa, no banco familiar”. A agricultora é guardiã das sementes de milho branco, entre outras.

Após a missa, houve a apresentação dos alunos da Escola do assentamento, que também leva o nome da data da
emissão de posse das terras, 1º de Outubro. Os alunos recitaram poemas e fizeram uma entrada com os alimentos para compor um altar. Em seguida houve a benção das sementes e dos alimentos trazidos. Os sócios do BSC depositaram ainda suas sementes para o plantio do ano que vem. A programação foi encerrada com uma confraternização entre os presentes.
Fonte: centrac.org.br

Fonte: centrac.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário