PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 11 de outubro de 2015

Assentamento Dom Marcelo em Mogeiro-PB celebra 10 anos de existência 
Cerca de 250 agricultores e agricultoras participaram, na quinta-feira 1º de outubro, da celebração dos 10 anos do Assentamento Dom Marcelo, em Mogeiro-PB. O Assentamento tem cerca de 2.400 hectares, onde vivem cerca de 100 famílias, sendo 70 assentadas e 30 agregadas. A região faz parte da área de atuação do Fórum de Lideranças do Agreste (Folia), uma das dinâmicas microrregionais integrantes da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), uma rede de mais de 300 organizações presente em sete microrregiões do estado que atua em defesa da agricultura familiar agroecológica.
seleção6
A celebração no Assentamento Dom Marcelo foi conduzida pelo Padre
João Maria Conti, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) que participou da luta pela terra no assentamento ao lado dos trabalhadores. A missa campal aconteceu em frente à sede da Associação de Moradores do Assentamento.

Banco de Sementes – Segundo Lindalva Antônia de Oliveira, liderança do assentamento, o objetivo da celebração foi, além de lembrar os 10 anos do assentamento, comemorar a implantação, em 2015, do Banco de Sementes Comunitário (BSC) do local. Lindalva tem 54 anos e nasceu e se criou no assentamento, ela conta que seus pais trabalhavam nas terras do antigo fazendeiro: “Foi através da luta pela terra que a gente teve aonde produzir e acesso a uma alimentação saudável. Hoje nosso Banco de Sementes está com 16 sócios, mas praticamente todas as famílias guardam suas sementes em casa, no banco familiar”. A agricultora é guardiã das sementes de milho branco, entre outras.
seleção5Ela explica que a data 1º de outubro foi escolhida também para ser o dia da devolução das sementes para serem armazenadas no BSC, que funciona na sede da Associação. “Temos armazenadas aqui mais de 10 variedades de sementes de milho, fava e feijão de vários tipos”, conta. O evento foi considerado ainda uma preparação para a IV Festa Estadual das Sementes da Paixão, que vai acontecer de 14 a 16 de outubro, em Arara e Campina Grande-PB, promovida pela ASA Paraíba. A comunidade ainda não escolheu a sua representação na festa, mas estará presente com outros 300 agricultores e agricultoras em Arara-PB, nos dois primeiros dias de evento. O terceiro dia acontecerá em Campina Grande, com uma Feira Estadual de Sementes que deve reunir cerca de 1.000 pessoas.

Após a missa, houve a apresentação dos alunos da Escola do assentamento, que também leva o nome da data daseleção8 emissão de posse das terras, 1º de Outubro. Os alunos recitaram poemas e fizeram uma entrada com os alimentos para compor um altar. Em seguida houve a benção das sementes e dos alimentos trazidos. Os sócios do BSC depositaram ainda suas sementes para o plantio do ano que vem. A programação foi encerrada com uma confraternização entre os presentes.

Fonte: centrac.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário