PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Elaborado projeto que torna o boi bumbá patrimônio imaterial de Itabaiana

Crianças brincam de boi em Itabaiana, uma tradição que vem desde o começo do século vinte

Produtores culturais e brincantes da cidade de Itabaiana, no vale do Paraíba, estão organizando documento para ser encaminhado à Câmara de Vereadores local pedindo que o folguedo do Boi seja incorporado oficialmente ao patrimônio cultural imaterial da cidade. Conhecido como boi de carnaval ou boi bumbá, a brincadeira faz parte da história da cidade “e gera na população um sentimento de identidade”, afirmam.

Originários do Boi de Reis, os bois de carnaval, com seu ritmo e batida próprios, encontraram em Itabaiana terra fértil para se tornar um elemento importante da cultura popular, firmando-se como símbolo do folclore local. 

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), um bem imaterial “diz respeito a práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”.

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar realizou no dia 13 de dezembro o 1º Cortejo de Boi Bumbá de Itabaiana, evento que reuniu boa parte dos brincantes em atividade, onde foi revelada forte participação de jovens nas agremiações participantes, o que leva a crer na evolução histórica e na preservação da manifestação folclórica, intimamente ligada a Itabaiana, defende Fábio Mozart, um dos mentores do projeto de lei que será encaminhado aos vereadores. Com o novo status, caso seja aprovado, o boi bumbá terá suas características registradas em um inventário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário