PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 7 de dezembro de 2013

Brincante de Itabaiana é o mais jovem mestre da cultura popular no Brasil

 
Ozimar Pedro, do Boi Águia de Ouro, estará no 1º Cortejo de Boi Bumbá de Itabaiana

O garoto Osimar Pedro, com apenas 12 anos, já é mestre de boi bumbá, comandando o Boi Águia de Ouro que foi de sua avó, levando para frente a tradição. Esse Boi, portanto, é o folguedo que tem o mestre mais jovem do Brasil. Ele nasceu em 16 de janeiro de 2001, portanto está prestes a completar treze anos, mas sabe tudo da brincadeira. É mestre, batuqueiro e dançarino da burrinha do boi.

Para homenagear esses brincantes e seus folguedos, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar promove no dia 13 de dezembro o 1º Cortejo de Boi Bumbá de Itabaiana, com premiação em dinheiro e troféus para os bois participantes. “Teremos a presença do Boi de Nair, de Pilar, e do Cavalo Marinho de Itambé e dos mais importantes bois do carnaval neste evento que é uma forma de agradecer aos nossos mestres que souberam resistir e preservar muito mais do que a cultura, mas também a nossa alma itabaianense”, disse Fábio Mozart, coordenador do Ponto de Cultura.

A preservação do Patrimônio Cultural Imaterial depende muito do trabalho desenvolvido por estes mestres. Cada um detém o posto mais alto na hierarquia dentro do grupo, e cabe a ele mantê-lo coeso. É também sua função estimular a participação dos filhos, netos e sobrinhos e, assim, pela oralidade, transmitir os saberes de várias gerações. Com sua pouca idade, Osimar já tem consciência de sua missão que é de preservar a tradição da família. “Aprendi com minha avó e desde pequeno brinco no boi”, disse Ozimar, durante a reunião de aprovação do regulamento do Cortejo de Bois, na noite de 4 de dezembro.

O Projeto Cavalo Marinho do Mestre Ciço, de onde saiu o Cortejo, foi proposto pela folclorista itabaianense Jandira Lucena, atualmente radicada em João Pessoa, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos e apoio da Prefeitura de Itabaiana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário