PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Artistas programam integração cultural no vale do Paraíba



Lucimário Augusto, de Pilar, um dos idealizadores do projeto

Um grupo de artistas e gestores culturais das cidades de Itabaiana, Sapé, Pilar e São Miguel de Taipu, participantes do Curso de Extensão em Formação de Gestores Culturais da Paraíba, está elaborando projeto que fará parte do trabalho de final do curso, com o objetivo de integrar artistas e produtores culturais das quatro cidades, considerando que a produção cultural dessas comunidades não chega ao conhecimento uma das outras. “Somos vizinhos, temos laços culturais comuns, mas não existe integração e por isso não estabelecemos conexões nem criamos redes de saber e cultura”, disse Das Dores Neta, uma das participantes do grupo, que é Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Itabaiana. 


A equipe é formada por César Augusto Melo Silva, José Adriano Gomes Correia, Josinaldo Francisco Ferreira, Lucimário Augusto da Silva, Maria das Dores Neta e Maria José Alves Martins, e o projeto consiste na realização de caravanas artísticas que fariam circuitos culturais envolvendo as quatro cidades e focando as atividades em oficinas, exposições de obras de arte, livros e artesanatos, apresentações de teatro, cinema e música. O projeto visa promover a difusão cultural descentralizada e dar condições para que os artistas de Sapé, Itabaiana, São Miguel de Taipu e Pilar possam levar seus produtos culturais para os vizinhos, mostrando as diversas linguagens artísticas e buscando atuar na formação de público, no acesso da população à diversidade cultural e valorizando o artista regional. Cada cidade recebe a caravana da outra, nos meses mais significativos para cada comunidade. Em Pilar, por exemplo, as atividades seriam realizadas na semana que antecede o aniversário do escritor José Lins do Rego, assim como em Sapé relacionado ao poeta Augusto dos Anjos. Em Itabaiana, a caravana seria instalada em fins de maio, coincidindo com o aniversário da cidade.

“Vamos terminar a elaboração do projeto e, em outra etapa, conversaremos com os administradores das respectivas cidades em busca de apoio, que também será buscado na iniciativa privada”, disse Das Dores Neta. Ela calcula em cerca de quatro meses a duração do projeto, com 70 atrações programadas. “Esperamos que o projeto receba a acolhida da Secretaria Estadual de Cultura e de outras entidades, além dos municípios participantes”, acrescentou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário