PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ponto de Cultura leva música como instrumento didático para as escolas de Itabaiana


Escola Professor Maciel será a primeiara receber o Projeto "Música na Escola"


Todas as escolas públicas e privadas do Brasil deveriam incluir o ensino de música em suas grades curriculares a partir do ano de 2012. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos.

Infelizmente, a determinação legal não está sendo cumprida na grande maioria das escolas, por falta de professores e de estruturas básicas para o ensino da matéria, que exige instrumentos e outros materiais.

Com o objetivo de levar um pouco dessa arte para as escolas, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar vai iniciar o projeto “Música na escola”, que consiste na apresentação dos alunos do curso de música do Ponto nas escolas públicas municipais e estaduais. Quem informa os detalhes é o professor Vital Alves, instrutor do núcleo de música: “A ideia é trabalhar junto aos projetos político-pedagógicos das escolas de forma interdisciplinar. Os nossos alunos de música farão apresentações nas escolas, que serviriam também para divulgar nosso trabalho no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar”, explica.

O projeto terá início no dia 27 de maio, na Escola Estadual Professor Maciel, com uma audição de violão para os alunos, seguida de debate. O regente e compositor Vital Alves tem formação em nível superior, ou seja, é um profissional que cursou a licenciatura na Universidade Federal da Paraíba, professor com reconhecimento pelo Ministério da Educação, com experiência pedagógica.

Cassiana Meneses, mãe de Raissa Luane, que é aluna do curso de Música do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, disse que está muito orgulhosa por sua filha se apresentar nas escolas tocando violão.  “Este projeto do Ponto é muito importante para a cultura de Itabaiana e para a educação como um todo”, afirmou.

A primeira apresentação do projeto terá abertura feita por Clévia Paz, Articuladora Cultural da 12ª Região. “Após a apresentação, os alunos e professores farão análise de contexto histórico e artístico das músicas executadas e seus compositores”, explicou Vital Alves, adiantando que todas as fases do projeto foram combinadas com as orientadoras pedagógicas e professores das escolas envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário