Escola Professor Maciel será a primeiara receber o Projeto "Música na Escola" |
Todas as escolas
públicas e privadas do Brasil deveriam incluir o ensino de música em suas
grades curriculares a partir do ano de 2012. A exigência surgiu com a lei nº
11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser
conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. O objetivo não é formar
músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos
alunos.
Infelizmente, a
determinação legal não está sendo cumprida na grande maioria das escolas, por
falta de professores e de estruturas básicas para o ensino da matéria, que
exige instrumentos e outros materiais.
Com o objetivo de levar um pouco dessa
arte para as escolas, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar vai iniciar o projeto
“Música na escola”, que consiste na apresentação dos alunos do curso de música
do Ponto nas escolas públicas municipais e estaduais. Quem informa os detalhes
é o professor Vital Alves, instrutor do núcleo de música: “A ideia é trabalhar
junto aos projetos político-pedagógicos das escolas de forma interdisciplinar.
Os nossos alunos de música farão apresentações nas escolas, que serviriam
também para divulgar nosso trabalho no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar”,
explica.
O projeto terá início no dia 27 de maio,
na Escola Estadual Professor Maciel, com uma audição de violão para os alunos,
seguida de debate. O regente e compositor Vital Alves tem formação em nível
superior, ou seja, é um profissional que cursou a licenciatura na Universidade
Federal da Paraíba, professor com reconhecimento pelo Ministério da Educação,
com experiência pedagógica.
Cassiana Meneses, mãe de Raissa Luane,
que é aluna do curso de Música do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, disse que
está muito orgulhosa por sua filha se apresentar nas escolas tocando
violão. “Este projeto do Ponto é muito
importante para a cultura de Itabaiana e para a educação como um todo”, afirmou.
A primeira apresentação do projeto terá
abertura feita por Clévia Paz, Articuladora Cultural da 12ª Região. “Após a
apresentação, os alunos e professores farão análise de contexto histórico e
artístico das músicas executadas e seus compositores”, explicou Vital Alves,
adiantando que todas as fases do projeto foram combinadas com as orientadoras
pedagógicas e professores das escolas envolvidas.
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