PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Gestores de saúde de Ingá discutem plano anual



A Secretária de Saúde de Ingá, Dra. Lindinalva dos Santos, se reuniu durante esta quinta-feira (02), com todas as coordenadorias de saúde do município, com o intuito de apresentar,         analisar e discutir os indicadores da saúde de 2012, tendo estes números como ponto de partida para a pactuação das metas a serem estabelecidas para o ano de 2013, levando em consideração as exigências do Ministério da Saúde.

Diante dos números apresentados, percebe-se que  há uma certa desarmonia, alguns indicadores de 2012 foram superestimados e não atingiram as metas estabelecidas, enquanto outros foram estimados seguindo a meta mínima exigida pelo Ministério da Saúde, tendo sido atingidos e até ultrapassados. Após a discussão dos indicadores, ficou consensual que as diversas coordenadorias irão trabalhar com metas realistas em 2013, para que se consiga atingir os objetivos traçados, devendo ser redimensionados com mais ousadia para 2014.

Um dos indicadores que tem despertado preocupação à gestão da saúde de Ingá, se refere a questão do alto número de casos de hanseníase herdados de 2012, o aparecimento de novos casos, bem como situações encontradas em que pacientes estavam tomando medicação prescrita para o tratamento da hanseníase inadequadamente, tendo em vista o diagnóstico equivocado da doença.  A Secretaria de Saúde tem feito um esforço concentrado para mudar esta realidade alarmante de Ingá, e para tanto contratou um médico especialista em hanseníase, Dr. Carlos Albério Leite, que já realizou capacitação e sensibilização das equipes da saúde da família como meio multiplicador do diagnóstico precoce da doença, uma vez que a hanseníase é perfeitamente curável e de fácil tratamento, quando diagnosticado cedo.

Durante o mini-seminário, cada coordenadoria fez um retrospecto de sua área de atuação apresentando o que foi alcançado durante estes quatro meses de gestão, e expondo seu plano e metas pactuadas para 2013.

É de suma importância esta análise dos indicadores e sobretudo o planejamento das ações através da pactuação, pois irá refletir no dia a dia da gestão da saúde e no alcance de melhorias na saúde e implementação de novos programas e serviços à disposição da população ingaense.

Participaram da discussão do plano anual de saúde: o Secretário Adjunto, o representante do Conselho Municipal de Saúde, as coordenadorias de Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Ambiental, Saúde Bucal, CAPS, Vacina, PSE, Laboratório e Farmácia, SAMU, Regulação e Sistema, equipe do NASF e Secretária de Saúde.

(Blog do Vavá da Luz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário