PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Transexual itabaianense ganha prêmio de Direitos Humanos




A servidora pública Shayera Silva, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Itabaiana, foi agraciada com o Prêmio Leonilla Almeida 2016, concedido pela Sociedade Amigos da Ranha do Vale do Paraíba.
A premiação é um reconhecimento às mulheres que atuam na garantia da defesa, promoção e proteção dos direitos humanos na Paraíba. Shayena é a primeira transexual a receber a premiação, pela sua atuação em projetos objetivando levantar a autoestima de crianças, adolescentes, idosos e moradores da periferia em risco social.

Militante do Movimento LGBT em Itabaiana, Shayera participa da Associação Gayrreiros do Vale, cujo Presidente, José Walmir Ferreira, declarou que a premiação é um incentivo para as transexuais atuantes no combate à homofobia na região. “Shayera precisa desse reconhecimento numa hora difícil em que se encontra, como apoio moral”, disse ele.

A cabeleireira Shayena Silva participou em 2015 do Projeto Rondon em Itabaiana, sendo uma das cinco transexuais no Brasil a interagir com este projeto em ações ligadas à cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde, conforme afirmou o professor Luiz Fabiano Zanatta, coordenador do Projeto Rondon da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

O Prêmio será entregue no dia 25 de abril, às 19h30, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, por ocasião da abertura das exposições dos pintores Otto Cavalcanti e Thiago Alves, também itabaianenses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário