PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 24 de abril de 2016

Atriz Zezita Matos recebe homenagem da Academia de Cordel do Vale do Paraíba

A atriz Zezita Matos será homenageada pela Academia de Corel do Vale do Paraíba com diploma de honra ao mérito cultural, em solenidade marcada para esta segunda-feira, 25 de abril, às 19 horas, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa.
A “Dama do teatro paraibano” é conhecida nacionalmente por seus espetáculos teatrais e por sua marcante participação no cinema nacional e regional, em mais de cinquenta anos de carreira. Atualmente, ela atua na novela “Velho Chico”, da TV Globo.
Zezita Matos nasceu em Pilar, na zona da Mata paraibana, cidade que também será destacada na noite desta segunda-feira através de mulheres que receberão o Prêmio Leonilla Almeida pela sua atuação na comunidade. O Prêmio Leonilla Almeida é entregue todos os anos a um grupo de mulheres atuantes na vida social e cultural, com ações em defesa da dignidade do ser humano. Neste ano, serão homenageadas a enfermeira Iraides Simões, a folclorista Maria Alves e as líderes comunitárias Andrea do Monte e Danielly Gomes, além da cabeleireira Shayane Silva, de Itabaiana.

Leonilla Almeida é uma itabaianense que lutou nos anos 30 por ideais socialistas e foi presa, juntamente com seu esposo Epifânio, pelo regime do Estado Novo de Getúlio Vargas. Confinada na Ilha Grande, Leonilla Almeida acabou como personagem do romance “Memórias do Cárcere”, de Graciliano Ramos.

Na mesma solenidade, receberão diplomas de honra ao mérito cultural a poeta Bernardina Freire, da Academia Feminina de Letras da Paraíba, e a professoras Beth Baltar. O evento também programa lançamento de selo comemorativo do primeiro ano de aniversário da Academia e do livro “O ego arrebatado”, do poeta e artista plástico Thiago Alves, que abrirá sua exposição com trabalhos em acrílico.
Na programação, ainda constam apresentações do cantor, ator e violonista Magno Carvalho e do grupo folclórico da Quadrilha Coronel Zé Lins, de Pilar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário