PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Selo da Academia de Cordel tem arte de xilogravurista de Campina Grande


Originalmente talhada em matriz de Eucatex medindo 24,5 cm x 16 cm e estampada em papel 60 kg com dimensões de 29,5 cm x 21 cm, a xilogravura intitulada Retrato de Leandro Gomes de Barros já ilustrou folheto de cordel do projeto Paraíba Grandes Nomes, coordenado pelo artista Josafá de Orós. A arte estará no selo comemorativo do primeiro ano de existência da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, que será lançado oficialmente no dia 25 de abril, na Fundação Casa de José Américo, durante abertura de exposições de Otto Cavalcanti e Thiago Alves.  A arte do selo se deve ao jornalista Hugo Rafael e ao web designer dos Correios e Telégrafos.

A xilogravura de Josafá de Orós será impressa e ofertada à Fundação Casa de José Américo pelo autor, durante o evento que também marcará o lançamento do livro “O ego arrebatado”, de Thiago Alves, e a entrega do Prêmio Leonilla Almeida a mulheres que atuam no meio social e cultural em Pilar, Paraíba.


O gravurista Josafá de Orós é cearense, radicado em Campina Grande. Sociólogo, artista plástico, poeta, produtor cultural, assessor em projetos de desenvolvimento, diretor executivo da Fundação Universidade Camponesa, sócio dos Institutos Históricos do Cariri Paraibano e do município de Pocinhos, na Paraíba, ele é membro ativo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com sede na cidade de Itabaiana. “Para mim é uma honra reverenciar o nome do mestre criador do cordel brasileiro, Leandro Gomes de Barros, mas principalmente pela inestimável contribuição que deu o poeta pombalense à poesia brasileira,e agora se presta a homenagear a honrosa Academia de Cordel do Vale do Paraíba, uma vez que é dela também seu ilustre patrono”, afirmou Josafá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário