PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 31 de janeiro de 2015

Prefeitura de Itabaiana inicia processo de tombamento de prédio histórico onde estudou José Lins do Rego

Nesta casa funcionou o Instituto Nossa Senhora do Carmo, onde estudou José Lins do Rego em regime de internato. Atualmente, abriga a sede do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

O romance “Doidinho”, de José Lins do Rego, se passa no colégio onde ele estudou na cidade de Itabaiana, que não é outro senão o Instituto Nossa Senhora do Carmo, cujo diretor era o enérgico e paraplégico professor Maciel. É justamente na casa onde funcionou o setor que abrigava os alunos internos da escola do professor Maciel que está instalado o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. “Esse foi o cenário da obra de José Lins do Rego, Doidinho”, explica Orlando Pereira de Araújo, antigo morador da Rua da Boca da Mata, atual Rua Coronel Firmino Rodrigues. A casa faz parte do patrimônio do coronel, “administrado hoje pela sua neta Valéria Rodrigues, herdeira direta, zelosa cuidadora do que resta daqueles prédios históricos”, segundo Orlando. “A extensão total do terreno do Instituto tinha início em um terreno ao lado direito da casa internato, ia ao fundo até o riacho e se estendia até o prédio da Cadeia Pública, às margens da linha férrea”, informa Orlando Pereira.

O prédio, de grande importância histórica para a cidade, está em processo de tombamento pela Prefeitura, bem como o edifício onde funciona a sede da Loja Maçônica Duque de Caixas, “por representar hoje um dos mais importantes acervos históricos de Itabaiana, símbolo do sistema educacional da cidade e cenário de um dos mais importantes romances da literatura nacional, ainda conservando seu estilo arquitetônico eclético e característico do início do século XX”, segundo a Secretaria de Cultura Municipal, comandada por Luciano Marinho.

Conforme Luciano Marinho, a instrução de tombamento foi elaborada pela Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Itabaiana, baseada na Lei Municipal nº 679, de 11 de novembro de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário