PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Ponto de Cultura Cantiga de Ninar realiza encontro com travestis e transexuais

Foi realizado ontem, 29, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em Itabaiana, uma palestra alusiva ao Dia da Visibilidade Trans (29 de Janeiro), com debates e depoimentos sobre de travestis e transexuais. 


O encontro, promovido pelo Presidente dos Gayrreiros do Vale do Paraíba, José W. Ferreira (Ferreirinha) teve a participação das palestrantes Lumara Villar, Geovana Laverna e Andreina Giulliany, de João Pessoa. As transformações no corpo e na mente de um transexual homem e de uma transexual mulher foram destaques na discussão, que também trouxe reflexões sobre o uso de medicamentos e hormônio.

Ferreirinha falou sobre a importância do 29 de janeiro para a luta pelo reconhecimento dos direitos dos trans, enfatizando a criação do Conselho Estadual LGBTT, ambulatório especial no Hospital Clementino Fraga e outras conquistas do movimento.

Lumara Villar falou do seu trabalho no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS no CAIS, em Jaguaribe, João Pessoa. Geovanna Laverna, outra palestrante, é agente de direitos humanos no Centro de Referência e Enfrentamento, Combate à Homofobia, em João Pessoa. Ela discorreu sobre direitos sociais dos LGBTT, tramites legais para mudança de nome e a luta pela aceitação social. Andreina Giulliany, do Ambulatório de Travestis e Transexuais do Hospital Clementino Fraga, historiou as lutas pelo reconhecimento de direitos, das quais participou juntamente com Ferreirinha. “Cheguei a ser agredida na rua para ter meus direitos reconhecidos”, disse ela, relatando ainda o processo de acompanhamento clínico e psicológico a que os pacientes são submetidos antes de ter autorizada a cirurgia de mudança de sexo.

Ao final da reunião, a vereadora Shirley, Presidente da Câmara Municipal de Pilar, foi homenageada com uma placa, “pela sua corajosa atitude em defesa dos direitos das minorias”.

Vereadora Shriley foi homenageada


FOTO; Ranys Ribeiro
REPORTAGEM: Jacy Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário