PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 9 de março de 2013

Projeto “Paraíba Cine Senhor” chega a Itabaiana com apoio da Prefeitura e do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar



De sete a vinte e um de abril, a cidade de Itabaiana será a capital do audiovisual paraibano com a realização do projeto Paraíba Cine Senhor BNB/BNDES 4. Durante duas semanas, o projeto, que já percorreu nove cidades paraibanas desde 2007, estará oferecendo de forma gratuita oficinas de realização audiovisual, exibições de filmes e vídeos, além de campanhas socioeducativas.

Estreando mais uma vez um novo formato, dessa vez o projeto oferecerá 22 oficinas que abrangem todas as etapas de realização de um produto audiovisual. As novidades dessa edição ficam por conta de duas novas oficinas, Story Board e Como Criar e Manter Cine Clubes, além de quatro campanhas socioeducativas envolvendo temas como drogas, trânsito, plantio de árvores e arrecadação e alimentos. Entre os oficineiros, nomes conhecidos do audiovisual paraibano como João Carlos Beltrão, Mercicleide Ramos, André da Costa Pinto, Gian Orsine, Adeildo Vieira e Wiiliams Muniz.
“O projeto continua dinâmico, mudando a cada edição, ficando cada vez mais completo e se preocupando mais com temas sociais, pois não enxergamos o audiovisual como algo isolado, intocável, ele se completa e fica muito mais forte quando agregado a outros temas e assuntos”, explica Orlando Junior, criador e coordenador geral do projeto. “Além disso, o Paraíba Cine Senhor também estimula a redescoberta do prazer do trabalho em equipe, já que ao final das oficinas os alunos, divididos em grupos, realizarão um vídeo cujo tema estará ligado à realidade cultural do município”, diz.

As mostras audiovisuais ganharam mais força nessa edição com a parceria firmada com o projeto de exibições de filmes nacionais da Petrobras Cinema BR em Movimento. A “Mostra de Cinema Brasileiro” levará a recente produção em longa metragem para alunos da rede pública de ensino, que depois utilizarão os temas apresentados nos filmes como suporte para discussão em sala de aula. “A equipe pedagógica do projeto desenvolveu uma série de seis cartilhas educativas, onde ensina, aos professores, e dá sugestões de como os filmes apresentados podem ser trabalhados depois”, explica Mercicleide Ramos, Coordenadora Pedagógica do projeto.

A “Mostra Paraíba Cine Senhor” exibirá os trabalhos realizados nas cidades por onde o projeto passou e a “Mostra Paraíba de Produções Audiovisuais” levará a recente produção do estado para ser discutida entre a comunidade e seus realizadores. “A intenção dessas mostras é promover o debate e um maior conhecimento acerca do audiovisual brasileiro e paraibano de uma forma geral”, observa Marcelo Soares um dos assessores de imprensa do projeto.
Ideias testadas e aprovadas, na edição anterior do projeto, serão mantidas como as homenagens para artistas locais e para os próprios oficineiros do projeto. Os cines jornais, produzidos com mini mídias digitais, terão maior duração e uma produção mais ágil e dinâmica. O site do projeto vai estrear um novo layout; o blog vai utilizar ferramentas de áudio e vídeo e se integrar com as novas mídias sociais.

O projeto tem seu foco centrado na transformação dos indivíduos usando a arte e a magia do audiovisual como elementos multiplicadores da informação e do auto reconhecimento, proporcionando a redescoberta das tradições culturais e o pleno exercício da cidadania. Não é a toa que estreamos nessa edição um novo slogan: Audiovisual com Ética e Cidadania”, finaliza Orlando Junior, coordenador geral do projeto.

O Programa BNB/BNDES de Cultura possibilita ampliar as possibilidades de recepção das artes e de outras manifestações culturais, privilegiando a educação para e pelas artes, investindo diretamente na aproximação do público e, também, na sua capacidade criadora e noção de pertencimento à sociedade.

O projeto Paraíba Cine Senhor BNB/BNDES 4 é patrocinado pelo Banco do Nordeste em parceria com o BNDES. É realizado pela Empresa de Serviços Culturais (EMSERC), pelo Grupo Castelo Audiovisual e pelas prefeituras das cidades de Itabaiana e Aparecida, contando com o apoio institucional do Governo do Estado através do DETRAN e da Casa Civil do Governador que disponibilizou para o projeto o Programa Estadual de Políticas sobre Drogas. O projeto ainda conta com o apoio cultural do Jornal A União, da TV Cabo Branco, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e da Acauã Produções Culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário