PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 22 de março de 2013

PILAR



Artista plástico cria associação para apoiar valores locais

O artista plástico Adeilson Miranda, o Del Pilar (foto), fundou a Associação D. Pedro II que pretende incentivar jovens à prática das artes plásticas, procurando atingir principalmente os adolescentes que estão vivendo em risco social. Del Pilar tem uma rica histórica de vida: enfrentou sérios problemas de alcoolismo e depressão, conseguiu dar a volta por cima e, graças ao amor à arte, hoje procura ajudar outras pessoas a ter um objetivo na vida.

A Associação D.Pedro II está localizada em um anexo da residência de Del Pilar, erguida com a ajuda de amigos, a exemplo da psicóloga Rose Maria, atualmente suplente de vereadora. “Ela me ajudou muito nos momentos difíceis”, reconhece o artista. A entidade está com toda documentação legal em dia, faltando algumas adequações no espaço físico para funcionar plenamente com oficinas de arte para jovens carentes de Pilar. O artista pede a ajuda da comunidade, já que é deficiente físico que vive de aposentadoria, sem condições financeiras para tocar o projeto. “Não pretendo ganhar nada com a associação. O aluno não pagará nenhum valor, basta gostar de pintar ou esculpir e ter interesse em aprender”, diz Del Pilar. “Meu objetivo é reciclar o cidadão para que ele possa produzir e ser incluído na sociedade”, afirma.

Del Pilar afirmou ainda que vem lutando há 28 anos sem receber o devido apoio dos poderes públicos. Recentemente, o Secretário de Cultura do Município, professor César Augusto, esteve visitando o atelier do artista e prometeu apoiar o projeto da associação. “Estou aguardando, mas até agora não tivemos nada de concreto”, afirmou Del.

O artista tem várias obras espalhadas pela cidade, incluindo uma tela no templo da Igreja Matriz. Ele disse que recentemente foi convidado para expor suas obras em um evento artístico em Campina Grande. “Fiz um trabalho na Casa dos Artistas em João Pessoa, o qual foi muito elogiado pelo curador José Nilton”, disse ele. O artista passou das telas para o trabalho artístico em jarras de cerâmica, pinturas baseadas na literatura de cordel e figuras folclóricas do Nordeste brasileiro. “Estou pintando minhas peças com motivos baseados no cordel e nas grandes personalidades de nossa arte, como Luiz Gonzaga, Sivuca, Zé Lins do Rego e outros”, explicou Del Pilar, para quem o grande sonho é ver a Associação D. Pedro II funcionando de fato e de direito. 

(Foto e reportagem de Evanio Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário