São
José dos Ramos foi o município no vale do Paraíba que apresentou o mais alto
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com 3,9 pontos, superando
a meta de 3,5 para o ensino médio segundo dados de 2013 divulgado pelo
Ministério da Educação. O Ideb de Itabaiana foi de 3,9 pontos, mostrando
crescimento nos
anos iniciais da rede pública. Atingiu a meta e cresceu, mas não alcançou 6,0.
Salgado de São Félix teve o pior desempenho
no ensino médio, com Ideb de 3,3, quando a meta para o município é de 3,8
pontos. Mogeiro atingiu 3,8, com meta de 4,1. Tem o desafio de garantir mais
alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado. Juripiranga não atingiu a
meta, teve queda e não alcançou 6,0. Em Pilar, o índice foi de 3,1, com meta de
3,3 do Ideb. São Miguel de Taipu teve 3,4 pontos, com meta de 3,6.
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala
de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade
da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua
portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre
aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas
avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
A série histórica de resultados do Ideb se inicia
em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a
serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e
unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a
contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da
média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa progredir da
média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental,
para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.
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